Conclave confirmou muitas apostas e se tornou um dos filmes mais indicados ao Oscar 2025. O drama de Edward Berger é finalista em seis categorias, incluindo Melhor Filme, e é um dos títulos mais cotados para se tornar um grande vencedor na premiação, batendo de frente com o nosso Ainda Estou Aqui.
O thriller baseado no livro homônimo de Robert Harris foi indicado a Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Edward Berger para Melhor Diretor, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhor Ator para Ralph Fiennes. A quantidade de indicações empata com Um Completo Desconhecido e fica atrás de Wicked, com 10, e do líder Emilia Pérez com 13 indicações.
Mas esse não é o primeiro rodeio de Berger, uma vez que o cineasta esteve recentemente na premiação com outra adaptação literária: Nada de Novo no Front. O filme de guerra representou a Alemanha no Oscar 2023 e foi indicado em 9 categorias, só sendo superado por Tudo Em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que foi o grande vencedor da edição.

O longa que conta o ponto de vista de Paul (Felix Kammerer), um jovem soldado alemão na Primeira Guerra Mundial, conquistou quatro troféus: Melhor Filme Internacional, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção e Melhor Direção de Fotografia. Ele também foi o primeiro filme alemão a ser indicado na categoria principal da cerimônia.
Se as previsões de vários veículos especializados se concretizarem, Conclave pode repetir o feito de Nada de Novo do Front e arrecadar múltiplas estatuetas no Oscar 2025.
Conclave estreia hoje (23) nos cinemas brasileiros, enquanto Nada de Novo no Front está disponível na Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.