
A paixão de Quentin Tarantino pelo cinema transcende todas as fronteiras, inclusive as nacionais. Em 2015, quando lhe perguntaram qual era seu filme neozelandês favorito, ele citou o drama de vingança Utu, que caiu no esquecimento após seu lançamento nos cinemas em 1983.
O favorito de Tarantino
Utu se passa na Nova Zelândia no final do século 19. Te Wheke (Anzac Wallace) é um guerreiro maori que busca vingança após sua tribo ser massacrada pelas forças britânicas. Em uma entrevista à RNZ, Tarantino descreveu Utu como “sem sombra de dúvida, o melhor filme neozelandês de todos os tempos”.
O filme foi exibido no Festival de Cannes de 1984 e recebeu uma resenha entusiasmada da crítica Pauline Kael (via NZ on Screen). No entanto, depois disso, ele praticamente desapareceu na obscuridade, com cópias sendo muito difíceis de encontrar em alguns lugares.
Foi somente em 2013 que Geoff Murphy (Terra Tranquila) elaborou uma versão do diretor. Ou seja, foram necessários 30 anos para que os fãs pudessem ver a versão definitiva do longa-metragem de guerra e vingança. Tarantino não revelou qual versão ele havia visto; mas, presumivelmente, todas elas.
Infelizmente, o filme neozelandês favorito de Tarantino não está disponível para transmissão em nenhum serviço de streaming.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!