A sequência fracassada de um dos maiores sucessos de bilheteria dos anos 90 é muito melhor que o original – de acordo com a estrela de Jogos Vorazes, Woody Harrelson!
Evelyn Souza
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Em 1998, a sequência de Babe, o Porquinho Atrapalhado chegou aos cinemas – e foi um pouso forçado. Mas o filme tem pelo menos dois fãs importantes: a lenda da crítica, Roger Ebert e o astro de Hollywood, Woody Harrelson.

Qualquer pessoa que cresceu na década de 1990 provavelmente conhece Babe, o Porquinho Atrapalhado. A emocionante aventura sobre o porquinho homônimo, que quer se tornar útil como um porco pastor para evitar o matadouro, foi o 30º filme mais rentável no mundo todo em 1995.

Com tanto sucesso, uma continuação é, naturalmente, apenas uma questão de tempo – e três anos depois, uma sequência, Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade, chegou aos cinemas, na qual o herói-título quer salvar sua fazenda e acaba no rolo compressor da cidade grande. Mas a segunda aparição do porco falante na tela ficou aquém das expectativas em quase todos os aspectos. Enquanto a primeira parcela arrecadou impressionantes 254,1 milhões de dólares nas bilheterias globais (com um orçamento relativamente baixo de 30 milhões), Babe 2 somou 69,1 milhões, apesar de ter custado três vezes mais para ser produzido.

As críticas também foram mistas — o que certamente se deve ao fato de que o diretor de Mad Max, George Miller, que esteve envolvido no primeiro longa como roteirista e produtor, assumiu a direção e frustrou as expectativas de outro filme familiar tocante. Mas Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade também tem defensores.

Não é Mad Max: O filme que melhor complementa Furiosa é esta fantasia maluca que foi criticada em sua estreia

O crítico Roger Ebert, escrevendo no Chicago Sun-Times, fez uma comparação com distopias de ficção científica como Metrópolis e Cidade das Sombras, devido aos edifícios extravagantes – e observou que gostou ainda mais da sequência do que do original. E então temos Woody Harrelson.

O astro de Homens Brancos Não Sabem Enterrar foi questionado em uma entrevista sobre sua atitude em relação às sequências, afinal, ele não só pôde ser visto em quatro filmes de Jogos Vorazes, mas também em continuações de Zumbilândia, Planeta dos Macacos e Truque de Mestre. O ator de 63 anos não nomeou O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final ou Star Wars: O Império Contra-ataca como a “única sequência que supera o original” – mas sim Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade!

Universal Pictures

"Babe 2 foi melhor que Babe 1, mas isso é raro", disse Harrelson (via Far Out Magazine). Ele evita sequências porque raramente alcançam uma qualidade semelhante. Esta é certamente uma escolha interessante – afinal, há muitas segundas e terceiras partes que são muito mais populares entre os fãs de cinema.

Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade está disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV, Youtube e Google Play, dentre outros filmes bons para assistir.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados