Aos 94 anos, o ator e diretor Clint Eastwood recusou vários papéis ao longo de sua carreira. Um dos mais marcantes é o de James Bond, pois lhe foi oferecido o papel do agente 007 depois que Sean Connery se afastou temporariamente da lendária saga após o lançamento de Com 007 Só Se Vive Duas Vezes. Mas a lenda viva de Hollywood decidiu recusar a proposta por dois motivos bem específicos.
“Ele deveria ser britânico”
O próprio Eastwood reiterou em 2010 que não se arrependia de sua decisão e esclareceu que o principal motivo pelo qual não queria se tornar o personagem criado por Ian Fleming era sua própria nacionalidade. Ele disse o seguinte ao Daily Express:
“Eu achava que James Bond deveria ser britânico. Sou descendente de britânicos, mas, por essa mesma razão, achei que ele deveria ser mais da cultura de lá e, também, que não era para mim.”
O curioso é que os produtores da saga ignoraram isso completamente, pois o escolhido para substituir Connery foi o australiano George Lazenby, que só interpretou James Bond em 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade. Depois disso, a única vez que a saga pulou esse ponto novamente foi quando o irlandês Pierce Brosnan foi escalado.
Espinof
Entretanto, esse não foi a única razão pelo qual Eastwood deixou passar uma oportunidade histórica. O outro motivo foi o fato de ver isso como um sinal de respeito a Connery, pois considerava o personagem como dele e não achava apropriado fazer isso. Foi assim que ele se expressou ao The Independent:
“Também me ofereceram muito dinheiro para interpretar James Bond se eu aceitasse o papel. Foi depois da saída de Sean Connery. Meu advogado estava representando os Broccolis [produtores da franquia Bond] e ele veio até mim e disse: 'eles adorariam ter você'. Mas para mim, bem, esse era o trabalho de outra pessoa. Esse é o trabalho do Sean.”
Por fim, Eastwood ressaltou que sempre preferiu personagens mais realistas, que pudessem fazer coisas sobre-humanas, mas que sempre mantivessem os pés no chão, como Dirty Harry (Perseguidor Implacável, no título em português), que ele interpretaria pela primeira vez logo após recusar ser James Bond.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!