Entre O Poderoso Chefão II, Taxi Driver e O Franco Atirador, outro clássico de Robert De Niro nos anos 70 é muitas vezes esquecido: 1900, de Bernardo Bertolucci, com uma enorme duração de quase cinco horas e meia!
Não é fácil resumir a gigantesca obra em poucas frases - mas tentarei mesmo assim: Bertolucci revela um panorama histórico verdadeiramente épico que se estende por várias décadas. O fio condutor é a amizade de Alfredo Berlinghieri (De Niro) e Olmo Dalcò (Gérard Depardieu), que vêm de classes sociais diferentes, mas são inseparáveis - até que o fascismo emerge na Itália e eles se tornam adversários políticos ferrenhos.
Por suas cenas explícitas de sexo e violência, 1900 foi altamente controverso na época e não chegou a ser lançado na íntegra nos cinemas de muitos países. Quando Bertolucci abordou o filme, ele já era um dos nomes mais conhecidos do cinema europeu graças a clássicos como O Conformista e Último Tango em Paris - por isso o jovem De Niro não pensou duas vezes para trabalhar com o cineasta, mas as filmagens acabaram sendo um grande desafio.
![](https://br.web.img3.acsta.net/img/a8/de/a8de6509e81161c86da4aff579d0986d.jpg)
“Os diretores com quem trabalhei geralmente não me desconcertam”, disse De Niro em entrevista ao The New York Times. “Isso acontece muito raramente. […] Mas quando eu era mais novo eu ficava um pouco mais nervoso com algumas coisas. Foi o caso do Bernardo, por exemplo - tive a sensação de que ele era um europeu que tinha certas exigências.”
Robert De Niro não aguentou o estilo de Bernardo Bertolucci
O ator teve um grande problema com uma coisa em particular: a ordem em que as cenas individuais foram filmadas. Com um filme de tal amplitude, é claro que é particularmente importante se você tiver que começar a filmar imediatamente com um clímax emocional.
“Filmamos as cenas em que nossos personagens eram mais velhos logo no primeiro dia”, lembra a estrela. “E rapidamente percebi que isso era um erro. Simplesmente não funcionaria, ninguém estava interessado. Na verdade, eu deveria ter dito: 'Não podemos filmar essa cena mais tarde, não no primeiro dia?' Eu tive bom senso suficiente para saber que não deveria bagunçar as coisas assim. Mas eu fui em frente e simplesmente não funcionou.”
![1900](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/medias/nmedia/18/97/14/80/20511139.jpg)
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!