Minha conta
    Por que o Pateta fala e o Pluto não? Dublador já respondeu um dos maiores mistérios da Disney
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Conhecidos pelas tradicionais histórias da Disney, Pluto e Pateta compartilham algumas semelhanças, mas algumas de suas particularidades não são por acaso.

    A personificação e a antropomorfia são algumas das marcas mais emblemáticas do renomado estúdio da Disney. Com Mickey Mouse (Bret Iwan/Chris Diamantopoulos), o famoso ratinho, como porta-voz, o estúdio criou um verdadeiro exército de produções em que os animais possuem características e ações tipicamente humanas.

    Mas é entre tantos personagens que um chama a atenção exclusivamente por não apresentar essas particularidades: Pluto, o fiel companheiro de Mickey. A situação poderia até passar despercebida, se não fosse por Pateta (Bill Farmer), que possui muitas semelhanças físicas com o famoso cachorro laranja, exceto pelo fato de que consegue conversar e realizar suas tarefas, como os outros personagens.

    Disney

    Entre milhares de teorias, mais insanas que as outras, a resposta pode ser mais simples do que parece. A primeira delas foi compartilhada pelo próprio dublador do Pateta, Bill Farmer, que, no ano de 2020, em uma entrevista ao Yahoo Entertainment, informou que Pateta não é verdadeiramente um cão, como sempre se pensou.

    "Pluto é um cão, mas o Pateta parece estar na família canina da mesma forma que um lobo não é um cão, mas também está na família canina. Acho que Canis Goofus é o termo técnico em latim para o que o Pateta é. Ele é simplesmente o Pateta", comentou Farmer em entrevista. Por isso, o personagem consegue realmente andar e falar como um humano.

    A outra explicação é tão simples quanto a primeira: Pluto não fala e anda por uma escolha criativa exclusiva da própria Disney. A primeira vez que o famoso cachorro de Mickey apareceu foi no ano de 1930, no curta-metragem The Chain Gang. Apesar de não ser o Pluto que se conhece hoje em dia, esse foi o primeiro teste para inserir o personagem anos mais tarde.

    Este objeto que você vê na rua todos os dias foi uma invenção de Walt Disney

    De acordo com o Animated Talk Studio, foi a primeira vez que um cão da Disney foi mostrado agindo como um animal, andando sobre quatro patas, latindo e de cara recebeu uma recepção agradável do público.

    Como resultado, esse mesmo cão mais tarde apareceria como Rover em The Picnic e, finalmente, se transformaria no fiel amigo de Mickey, em The Moose Hunt, animação de 1931.

    Ou seja, é uma escolha da Disney manter tanto Pateta quanto Pluto com suas próprias características, já que um foi idealizado para ser um dos amigos humanizados do Mickey e o outro, seu o animal de estimação.

    Pateta: O Filme
    Pateta: O Filme
    Data de lançamento 21 de julho de 1995 | 1h 20min
    Criador(es): Kevin Lima
    Com Bill Farmer, Jason Marsden, Kevin Lima
    Usuários
    3,9
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top