Minha conta
    “O cinema é uma vocação do brasileiro”: Noite de abertura do 1° Festival de Cinema de Xerém empolga público com discurso de Regina Casé
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    A atriz Regina Casé é uma das homenageadas do Festival, e recebeu o Troféu Zeca Pagodinho das mãos do próprio patrono do evento, Zeca Pagodinho.

    Nesta quarta-feira (8), aconteceu a abertura da 1° edição do Festival de Cinema de Xerém, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O Festival, que conta com 27 curtas-metragens em competição, de sete estados brasileiros, abriu a programação com uma grande homenagem à Regina Casé, além da exibição do filme Três Verões, de Sandra Kogut, protagonizado pela atriz.

    Regina Casé recebeu pelas mãos do próprio Zeca Pagodinho, patrono do Festival, o cobiçado "troféu Zeca Pagodinho", em homenagem à sua carreira no cinema, teatro e TV. Em um discurso bem-humorado, ao lado do sambista e amigo de longa data, a atriz destacou a importância do cinema como ferramenta de transformação social, além da potência do cinema nacional:

    O cinema é uma vocação do brasileiro. O Brasil já arrebentou em todos os festivais internacionais. Então a gente tem que tratar o cinema com o mesmo calor, e com a mesma força. E vibrar

    Protagonista de grandes títulos do cinema brasileiro, como Que Horas Ela Volta?, e intérprete de personagens marcantes como a Dona Lurdes, de Amor de Mãe, Regina Casé também possui sua carreira diretamente conectada à periferia. Ela, que já foi apresentadora de programas emblemáticos na TV, como o Esquenta e o Central da Periferia, ainda aproveitou o evento para realizar uma "previsão": “Eu acho que daqui a 10 anos no Festival de Xerém, vão estar passando filmes feitos pelos jovens de Xerém” afirma.

    Festival do Rio 2023: O Mensageiro, o mais novo filme de Lucia Murat sobre a Ditadura, busca alcançar o Brasil contemporâneo (Entrevista Exclusiva)

    O Festival de Xerém ainda fará uma homenagem ao cineasta Hsu Chien, que também receberá o troféu Zeca Pagodinho, seguido da exibição do seu longa Desapega!, no dia 10 de maio. É possível conferir a programação completa no site oficial do Festival: www.festivaldexerem.com.br.

    O Festival de Cinema de Xerém conta, ao todo, com mais de 40 filmes, e acontece de 08 a 11 de maio, em Xerém, Duque de Caxias - RJ. Toda a programação é gratuita. O AdoroCinema estará presente no evento, e você pode conferir a nossa cobertura completa aqui.

    Três Verões
    Três Verões
    Data de lançamento 16 de setembro de 2020 | 1h 34min
    Criador(es): Sandra Kogut
    Com Regina Casé, Rogério Fróes, Gisele Fróes
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top