Minha conta
    O pouco conhecido filme de ficção científica que inspirou Fallout e Mad Max. Se passa em um 2024 pós-apocalíptico e tem um dos finais mais incríveis da história do cinema
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Uma raridade do cinema de ficção científica que vale a pena recuperar.

    Hoje em dia fala-se muito sobre Fallout, a notável adaptação da saga de videogames que pode ser vista no Amazon Prime Video. E em breve será a vez de Furiosa: Uma Saga Mad Max, a nova parcela do universo comandado por George Miller. Costuma-se dizer que Fallout e Mad Max têm uma ligação clara, mas a verdade é que ambos os títulos se inspiram num filme de ficção científica pouco conhecido.

    O filme a que me refiro é O Menino e seu Cachorro, longa-metragem lançado em 1975 – quatro anos antes do primeiro Mad Max – que foi baseado em um romance de Harlan Ellison. O filme se passa no ano de 2024, onde acompanhamos a história de um adolescente e seu cachorro telepático em um mundo pós-apocalíptico.

    2ª temporada de Fallout vem aí! Com apenas 9 dias (e alguns recordes), Prime Video renova série de ficção científica

    O próprio conceito de cão telepático permite que O Menino e seu Cachorro seja um filme extraordinariamente único, já que o vínculo entre os dois personagens é o grande fio condutor da trama. Principalmente aquele final incrível que seria impensável em qualquer produção atual.

    Na verdade, Ellison (o autor) ficou insatisfeito com certas mudanças feitas por LQ Jones, roteirista e diretor do filme, principalmente com aquele final. No entanto, o escritor acabou aceitando, observando que "eu teria mantido a última frase original da história original, que considero muito mais humana e sedutora do que o tipo de piada que LQ Jones usou. Mas LQ sabia o que estava fazendo. Em termos de mercado, eu acho" (Via: Espinof).

    Claro que é um final inesquecível – você pode conferir aqui -, mas reduzir todo o interesse do filme a isso seria um erro, já que anteriormente ele apresenta uma sociedade que lembra em mais de um aspecto o que veríamos muitos anos mais tarde em Fallout, por exemplo. Não é por acaso que Walton Goggins (The Ghoul, em Fallout) também estrelou O Menino e seu Cachorro, o que pode ser uma referência direta ao filme.

    Espinof

    Além disso, Jesse Heinig, que trabalhou no desenvolvimento do primeiro videogame Fallout, disse que a série de videogames se baseia no filme "em muitos níveis, desde comunidades subterrâneas de sobreviventes até mutantes brilhantes" (Via: Espinof). Um precedente inegável e admitido.

    No caso de George Miller e Mad Max, não há declarações públicas do cineasta admitindo esse ponto, mas Ellison afirmou que o diretor australiano falou com ele ao telefone e admitiu que sua saga era uma "cópia" de O Menino e seu Cachorro, especialmente para a produção de Mad Max 2: A Caçada Continua.

    Infelizmente, O Menino e seu Cachorro não foi tão bem-sucedido quanto o esperado - custou apenas US$ 400.000 - e caiu em relativa obscuridade. Isso também impediu LQ Jones de seguir em frente com seu plano de fazer uma segunda parte. A morte do cachorro que deu vida a Blood fez com que Jones arquivasse seus planos, embora ocasionalmente se voltasse a falar sobre o assunto. Sua morte em 2022, aos 94 anos, foi o fim definitivo para o projeto.

    Espinof

    Se você ficou com vontade de ver o filme, ele está disponível gratuitamente online.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top