Minha conta
    Na Netflix: Um filme “essencial” para compreender uma das páginas mais sombrias da história do século 20
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Ambientado em 1933, longa conta a história do jornalista galês Gareth Jones, que procurou mostrar o lado negro do regime de Stalin.

    O cinema, além de entreter, também serve para compreender melhor o mundo que nos rodeia, incluindo o passado e o presente. Um dos títulos que se enquadra neste sentido é A Sombra de Stalin, filme que foi descrito pelo portal Les Dernières Nouvelles d'Alsace como "essencial" para compreender uma das páginas mais sombrias da história do século 20.

    Estamos nos referindo ao Holodomor, termo cunhado na Ucrânia para se referir à fome que devastou o território de 1932 a 1933. Neste período, quase sete milhões de soviéticos morreram de fome durante a última crise em tempos de paz na Europa. Este terrível acontecimento foi consequência de uma política de extrema violência: a imposição do controle político sobre o campo durante o regime de Stalin.

    Uma história desconhecida

    WestEnd Films

    O longa dirigido por Agnieszka Holland, estreou em 2020 após passar pelo Festival de Cinema de Berlim e está disponível no Prime Video. Uma mistura entre thriller, filme de espionagem e aula de história, onde o protagonista é Gareth Jones (James Norton), é um jornalista galês que investigou as atrocidades de Stalin durante a coletivização forçada na Ucrânia.

    Muitos o consideram o melhor filme da história, mas no Oscar ele foi vaiado toda vez que seu título era dito

    O elenco também conta com Vanessa Kirby no papel de Ada Brooks, repórter do New York Times, além de Peter Sarsgaard e Joseph Mawle. Em entrevista ao Cineuropa, o diretor afirmou que “nunca me pediram para dirigir um filme sobre o Holodomor”.

    E continuou: “Há muito tempo que penso e digo às pessoas que muitos dos crimes tolerados por esse regime ainda não foram comentados.” A obra venceu três prêmios no Festival Internacional de Cinema Polonês e foi indicado ao prêmio de Melhor Filme em Berlinale.

    A Sombra de Stalin
    A Sombra de Stalin
    Criador(es): Agnieszka Holland
    Com James Norton, Vanessa Kirby, Peter Sarsgaard
    Data de lançamento 8 de novembro de 2021
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top