Minha conta
    Essa obra-prima de ficção científica de Christopher Nolan foi originalmente planejada para ser um filme de terror
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O filme A Origem transita entre ficção científica, ação, suspense de assalto e um jogo mental filosófico. Mas, no início, seu diretor tinha planos completamente diferentes.

    Em um evento organizado recentemente pelo British Film Institute (BFI), em Londres, Christopher Nolan revelou que é um grande fã de terror – e que adoraria fazer um filme do gênero se o projeto certo surgisse. No entanto, como o diretor relatou anteriormente em uma entrevista ao The Telegraph, ele já esteve prestes a fazer um filme de terror, que acabou se transformando em algo completamente diferente.

    Na verdade, seu sucesso de bilheteria A Origem, de 2010, não foi originalmente planejado para ser um suspense de ação e ficção científica, mas uma contribuição para o gênero de terror. De certa forma, isso é óbvio: afinal, os sonhos sempre desempenharam um papel importante no cinema de terror, sejam nos filmes surreais de David Lynch ou na saga A Hora do Pesadelo. Mas, como sabemos, Nolan mudou seus planos.

    Warner Bros.
    Leonardo DiCaprio em A Origem

    “No início, eu estava pensando em um filme de terror, mas acabou se tornando esse projeto [A Origem]”, disse Nolan. “Estava procurando uma maneira de tornar os sonhos importantes para a história, e a ideia de que alguém poderia invadir seu espaço de sonho e roubar uma ideia é incrivelmente atraente para mim. O conceito de que os sonhos parecem reais enquanto estamos neles é a base de todo o filme.”

    Nolan acabou baseando A Origem mais no gênero de filme de assalto do que no de terror, embora certamente teria sido interessante ver o que teria acontecido com o sucesso de 839 milhões de dólares se o criador de Dunkirk tivesse confiado em seu primeiro instinto.

    Qual é a história de A Origem?

    Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disso, ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard).

    Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo.

    A Origem
    A Origem
    Data de lançamento 6 de agosto de 2010 | 2h 28min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Elliot Page
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top