Minha conta
    Para (re)ver no streaming: 23 anos depois, ainda não nos recuperamos da revelação final desse filme, que é tão brilhante quanto comovente
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Acompanhamos uma extraordinária Nicole Kidman mais hitchcockiana do que nunca em Os Outros.

    Ilha de Jersey, 1945. Em uma enorme e isolada casa vitoriana, Grace está criando seus dois filhos sozinha. Acometidos por uma estranha doença, eles não podem ser expostos à luz do dia. Quando três novos empregados chegam para morar com eles, eles devem obedecer a uma regra vital: a casa deve estar em constante escuridão e nenhuma porta deve ser aberta até que a anterior tenha sido fechada. Mas a ordem estrita de Grace está prestes a ser desafiada por intrusos...

    Para uma primeira tentativa, foi um golpe de mestre. Em 2001, o diretor hispano-chileno Alejandro Amenàbar lançou seu primeiro filme filmado em inglês: Os Outros. Reunindo seus temas favoritos de morte, infância, solidão, ilusão e aceitação, ele os associou brilhantemente à fantasia e a uma estética gótica, em uma obra cujo roteiro foi inspirado nos filmes Os Inocentes (baseado no romance A Volta do Parafuso, de Henry James) e Desafio do Além.

    Miramax Films / Las Producciones del Escorpión / Lucky Red / Cruise-Wagner Productions / Studiocanal

    Destilando habilmente seus efeitos em gotas e gotas dentro de um universo terrivelmente sufocante em torno de uma Grace cada vez mais neurótica, é somente nos últimos 30 minutos que Amenàbar mostra suas cartas. Confira os spoilers abaixo:

    Primeiro, vem a revelação sobre a própria natureza do trio de empregados contratados por Grace para cuidar da casa e de seus filhos, que estão mortos há 50 anos. Nesse ponto, achamos que chegamos ao possível clímax do filme e até temos uma pequena vantagem sobre o restante da trama.

    Então, Amenàbar nos finaliza com uma reviravolta que revela a verdadeira natureza de Grace e seus dois filhos, e seu destino absolutamente trágico. Até então, o público havia se identificado com Grace, colocada na posição de vítima, e Os Outros pareciam ser a família Marlish e essa velha misteriosa, que queria tomar conta da casa como fantasmas ansiosos para afugentar intrusos.

    Studiocanal / Cruise-Wagner Productions / Lucky Red / Las Producciones del Escorpion / Miramax Films

    O poder superior da vida sobre a morte

    Na verdade, Grace e seus dois filhos são os fantasmas que assombram a casa. Neurótica, incapaz de suportar a ausência do marido, que morreu na guerra, ela acabou matando os filhos antes de cometer suicídio.

    Profundamente piedosa, dominada pelo mal que a atormenta, ela acabou se mostrando incapaz de protegê-los, condenando-os a vagar com ela no limbo. Durante muito tempo, a Igreja condenou o suicídio.

    Para ela, era uma falha em reconhecer o poder superior da vida sobre a morte. Tradicionalmente, as vítimas de suicídio não eram enterradas em solo consagrado, mas fora do cemitério.

    Em uma entrevista em 2001, Amenàbar voltou a falar da importância crucial da religião em seu filme, vendo seu trabalho como uma reflexão sobre "a maneira como a religião dá significado à morte e ao conceito de destino". Em uma das últimas tomadas do filme, Grace se agarra às crianças e à casa como se ainda estivesse viva, recusando-se a vagar como uma alma condenada por ter cometido um pecado mortal.

    A lista de filmes com finais memoráveis já é longa. Os Outros tem um terrível, com uma carga emocional que poderia dividir uma pedra em duas, e lentamente chegou ao topo.

    Os Outros está disponível para streaming no Prime Video.

    Os Outros
    Os Outros
    Data de lançamento 27 de outubro de 2001 | 1h 45min
    Criador(es): Alejandro Amenábar
    Com Nicole Kidman, Elaine Cassidy, Christopher Eccleston
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top