Minha conta
    Ser uma obra-prima do cinema como solução de emergência: Este aclamado suspense psicológico quase foi uma série de TV
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Cidade dos Sonhos, de David Lynch, foi originalmente planejado como uma série de TV. A exploração cinematográfica nasceu da necessidade.

    Em 2001, o lendário diretor David Lynch lançou seu penúltimo filme no cinema até o momento: Cidade dos Sonhos, uma mistura de suspense, drama e mistério que fala de amor, ciúme e assassinato. Com a típica mistura de sonho e realidade de Lynch e uma estrutura narrativa elíptica, o filme conquistou o coração de muitos fãs de cinema.

    Entre outras coisas, o clássico moderno foi eleito o melhor filme do século em uma pesquisa realizada pela BBC. Além disso, Cidade dos Sonhos foi eleito um dos dez melhores filmes de todos os tempos pela prestigiada revista de cinema Sight & Sound.

    Mas tudo isso teria sido quase impossível. Em vez disso, o projeto de Lynch poderia ter acabado em algumas das melhores listas de TV - porque, inicialmente, Cidade dos Sonhos deveria ter se tornado uma série!

    Les Films Alain Sarde/Asymmetrical Productions Babbo Inc./Le Studio Canal+/The Picture Factory

    Seguindo os passos de Twin Peaks: A Cidade dos Sonhos original

    Cidade dos Sonhos é sobre Betty (Naomi Watts), que sonha com uma carreira em Hollywood. Um dia, ela conhece uma mulher (Laura Harring) que perdeu a memória e agora se chama Rita. As duas mulheres logo são arrastadas para um turbilhão de encontros com produtores desprezíveis e eventos misteriosos...

    Lynch pode ser sinônimo de experiências cinematográficas únicas, mas ele também criou uma peça icônica da história da TV com sua influente série de mistério Twin Peaks. Embora a série original Twin Peaks tenha sido exibida por apenas duas temporadas na emissora americana ABC no início dos anos 90 (o revival de 2017 foi exibido no canal Showtime), Lynch foi atraído de volta ao canal no final da década.

    O argumento da nova série de Lynch é centrado na perigosa amizade entre Betty e Rita, que é levada para a vida de Betty por um terrível acidente de carro. A emissora encomendou um episódio piloto de 90 minutos com base apenas em informações tão escassas. Depois de assisti-lo, seria necessário decidir se uma temporada inteira de Cidade dos Sonhos seria aprovada ou se o episódio piloto seria relegado ao arquivo da emissora.

    Les Films Alain Sarde/Asymmetrical Productions Babbo Inc./Le Studio Canal+/The Picture Factory

    A produtora foi o estúdio da Disney Touchstone Television, que mais tarde foi responsável por séries como Alias e Lost. Entretanto, após as filmagens em fevereiro e março de 1999, surgiram divergências entre Lynch e a gerência da ABC:

    Lynch apresentou uma versão preliminar de duas horas, que teve de ser aprovada por uma pessoa que, segundo o diretor, estava muito cansada. Ela foi reprovada no episódio piloto, em parte porque ficou ofendida com o fato de que havia fumo no filme. Além disso, Harring e Watts foram consideradas "velhas demais" para serem o carro-chefe de uma nova série. Até mesmo a ABC e Lynch concordaram em um ponto: a versão de duas horas era muito longa e arrastada - mas a emissora e o diretor discordaram sobre o motivo disso.

    Portanto, o projeto estaria fadado a ser apenas uma nota de rodapé na obra de Lynch. Entretanto, conforme descrito em mais detalhes em Weirdsville USA: The Obsessive Universe Of David Lynch, Lynch felizmente tinha boas conexões com a empresa de mídia francesa Canal+.

    Eles concordaram em comprar o material já filmado da ABC e dar a Lynch uma injeção financeira de cerca de sete milhões de dólares para filmar novas cenas por cerca de duas semanas em outubro de 2000. A ideia era expandir o episódio piloto e reinventá-lo como um filme de cinema "independente".

    Les Films Alain Sarde/Asymmetrical Productions Babbo Inc./Le Studio Canal+/The Picture Factory

    Um longa-metragem improvisado de uma série de TV não planejada até o fim

    No episódio piloto da série, Lynch estabeleceu as bases para as linhas detalhadas da trama que seriam exploradas com mais detalhes no decorrer da série. Também havia ideias aproximadas para novos mistérios que seriam levantados posteriormente na série.

    Entretanto, Lynch abandonou esses planos em grande parte. Em vez disso, ele criou novas escaladas, envolvimentos e resoluções. Ele também decidiu mostrar um romance entre Rita e Betty na versão cinematográfica de Cidade dos Sonhos. Isso não foi planejado originalmente, nem foi um desvio tão drástico da lógica dos sonhos, como acabou ocorrendo no filme finalizado.

    Depois de conhecer as circunstâncias de sua produção, fica claro como o filme foi feito: estruturalmente, ele pode ser claramente dividido em duas metades, cada uma representando dois e um terço do tempo de duração, respectivamente. E a tonalidade do material (reforçada na edição) que foi criado para a ABC se destaca claramente do novo material.

    Essa mudança poderia facilmente ter prejudicado Cidade dos Sonhos. Mas a excelente recepção do filme diz muito: Lynch partiu de um ponto de partida desfavorável e criou um marco cinematográfico altamente aclamado com suas ideias (e uma injeção financeira da França).

    Cidade dos Sonhos
    Cidade dos Sonhos
    Data de lançamento 17 de maio de 2002 | 2h 26min
    Criador(es): David Lynch
    Com Naomi Watts, Laura Harring, Robert Forster
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top