Minha conta
    "Não se engane, você teria feito o mesmo": Sobrevivente da história real que inspirou filme indicado ao Oscar relembra 'milagre'
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Longa espanhol recebeu duas indicações ao Oscar 2024.

    “Quando você lê o livro de Pablo Vierci, a antropofagia é um dos temas discutidos, mas não é o que mais me chamou a atenção”, disse Juan Antonio Bayona em entrevista aos nossos parceiros do SensaCine durante o Festival de Cinema de San Sebastián, antes da estreia de A Sociedade da Neve. Tanto quem leu o livro de 2008 em que os 16 sobreviventes partilham a sua experiência na primeira pessoa como quem já viu o impressionante filme, indicado ao Oscar 2024, sabe o que ele quer dizer.

    O acidente que marcou para sempre a vida daqueles jovens há 50 anos e os 72 dias que se seguiram forjaram uma das mais incríveis histórias reais já contadas: uma façanha de sobrevivência em que o que realmente nos emociona é como alguns meninos de apenas 20 anos formaram uma união de apoio mútuo e colaboração que acabou salvando suas vidas.

    Foram dois expedicionários que conseguiram encontrar ajuda após uma caminhada de 10 dias, da qual foi impossível sair com vida, mas para isso acontecer foi necessária cada uma das contribuições do resto do grupo, detalhe que absolutamente nenhum dos 16 sobreviventes esqueceu de mencionar em sua história. Foi assim que ocorreu e é assim que ele retrata bem com Bayona.

    A história que também foi contada no filme Vivos (1993), eles, ao mesmo tempo, deram-se apoio, esperança e carinho, forjando uma sociedade, que apelidaram de “sociedade da neve”, que continua a uni-los até hoje.

    Netflix

    “A grande mudança aqui foi alterar o ponto de vista: não colocar ênfase naquele que come o corpo do amigo, mas no amigo que dá o seu corpo para que o companheiro volte para casa”, refletiu Juan Antonio Bayona em relação à antropofagia. “Isso, para mim, foi uma mudança muito importante porque o que poderia ter sido arriscado de ser chocante, na verdade se tornou um gesto de grande humanidade. Um gesto de compaixão”.

    “Todo mundo sabe que são sobreviventes e combustível ao mesmo tempo”

    Quando os sobreviventes perceberam que teriam que recorrer a cadáveres para se alimentar, fizeram um pacto: cada um deles ofereceria seu corpo aos amigos caso morressem. O último a morrer na montanha, Numa Turcatti, principal protagonista do filme interpretado por Enzo Vogrincic, morreu, de fato, com um papel nas mãos lembrando-lhe: “Não há amor maior do que aquele que dá a vida para seus amigos." No dia seguinte, os expedicionários iniciaram a caminhada que vinham preparando há tanto tempo.

    O tema da antropofagia é abordado diversas vezes no livro, mas especialmente interessante é a reflexão de Nando Parrado, um dos dois expedicionários que, junto com Roberto Canessa, conseguiram cumprir a missão suicida. “Formamos uma sociedade completamente diferente, mas extremamente carinhosa e eficiente. Todos deram tudo de si e nunca fomos melhores homens do que nas montanhas”, explica em sua história, lembrando que começaram a se organizar assim que ocorreu o acidente.

    “É neste contexto que a questão da alimentação com corpos deve ser entendida. É um dos aspectos que tornou esta história universalmente conhecida. As pessoas não conseguem se colocar no lugar onde estávamos. [...] Quando há opções, há opções. Mas quando não há, não procure, porque elas não existem”. Na verdade, para Nando Parrado, eles atuaram na verdade como “avançadores”, pois décadas depois é comum que pessoas vivas assinem documentos nos quais oferecem seus corpos para salvar vidas.

    É muito fácil dizer: 'Eu não teria feito isso.' Não se engane: você teria feito exatamente o mesmo que nós naquele momento.

    “Foi um gesto de verdadeira grandeza e, creio, uma forma avançada de pensar: doar-se na vida”, admite Parrado, que deixa claro que nunca foram “pessoas melhores do que nos Andes”.

    O filme, candidato espanhol à indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, está disponível na Netflix.

    A Sociedade da Neve
    A Sociedade da Neve
    Data de lançamento 14 de dezembro de 2023 | 2h 24min
    Criador(es): Juan Antonio Bayona
    Com Enzo Vogrincic Roldán, Simón Hempe, Matías Recalt
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top