Minha conta
    Hoje à noite no streaming: Esse lendário filme de suspense foi vaiado na estreia por sua brutalidade, mas agora é estudado nas escolas
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Robert De Niro consolidou sua carreira como astro mundial nesse filme. Seu monólogo em frente ao espelho continua lendário até hoje e já foi recitado mil vezes.

    Em sua segunda colaboração com Robert De Niro e Harvey Keitel, o diretor cult Martin Scorsese conta a história da queda moral de um herói. Apesar do início difícil na estreia e da brutalidade do final, este filme é recomendado em escolas alemãs. Não é de se admirar, pois não só foi um grande sucesso, como também se tornou um verdadeiro filme cult ao longo do tempo. Você pode assistir a Taxi Driver no streaming HBO Max.

    Robert De Niro em um visual punk

    Travis Bickle (Robert De Niro), que sofre de insônia, trabalha como motorista de táxi no turno da noite. Ele está convencido de que Nova York está superlotada de escória humana, da qual as ruas precisam ser limpas.

    Depois que seu encontro com a funcionária de campanha Betsy (Cybill Shepherd) termina de forma desastrosa e ele conhece a prostituta menor de idade Iris (Jodie Foster) e seu cafetão Matthew Higgins (Harvey Keitel), ele entra em uma espiral esquizofrênica de que ele mesmo livrará as ruas da escória.

    Sucesso mundial apesar das vaias

    Quando o thriller de Martin Scorsese estreou no Festival de Cannes de 1976, foi recebido com vaias. Alguns espectadores chegaram a deixar o cinema. A razão para isso foi a violência e a brutalidade com que o suspense termina. Além disso, a ambivalência moral do protagonista é difícil de avaliar. De acordo com o Hollywood Reporter, alguns dos funcionários do filme relataram que se sentiram muito desconfortáveis após a estreia no festival de cinema devido às reações. Apesar das reações, a Palma de Ouro de Melhor Filme foi concedida a Taxi Driver.

    Columbia Pictures

    Taxi Driver é recomendado para discussão de filmes nas escolas

    Após a comoção inicial, o filme pôde comemorar um grande sucesso. Várias indicações e prêmios foram concedidos ao elenco e à equipe de Taxi Driver. E Taxi Driver ainda mantém sua relevância até hoje. Na Alemanha, a Agência Federal de Educação Cívica compilou um cânone de 35 filmes em 2003. O objetivo desse cânone é aprimorar o ensino de habilidades cinematográficas nas escolas. Taxi Driver é um dos 33 longas-metragens selecionados para esse fim.

    As obras selecionadas devem ser exibidas pelos cinemas como parte de sessões especiais para turmas escolares e disponibilizadas para esse fim. Também foram produzidos livretos de acompanhamento para os filmes, a fim de permitir que as escolas se envolvam com o tema do cinema.

    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Data de lançamento 22 de março de 1976 | 1h 55min
    Criador(es): Martin Scorsese
    Com Robert De Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel
    Usuários
    4,4
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top