Minha conta
    Depois de 20 anos na geladeira e 65 milhões de dólares gastos, o projeto dos sonhos de Robert Rodríguez com Ben Affleck está aquém das expectativas
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Um thriller policial com um toque sobrenatural que lembra em nada os filmes de Christopher Nolan.

    Robert Rodríguez, além de seu inegável talento para extrair seus valores de produção, cativa por suas características habituais como aquele cineasta “outsider”, excitado e autoconsciente quando o trabalho permite; seja transitando entre orçamentos minúsculos ou em grandes produções como Alita, em que demonstrou os bons resultados que pode oferecer com dinheiro no bolso.

    É por isso que causa surpresa, e não exatamente uma surpresa positiva, que sua colaboração com Ben Affleck em seu tão esperado Hypnotic tenha acabado descarrilando da maneira que aconteceu. O espírito e as boas intenções de Rodríguez parecem ter se perdido entre orçamentos médios – mas talvez não grandes o suficiente –, excessos e tramas complicadas numa espécie de filme B de 65 milhões de dólares – se é que isso é possível – com ares nolanianos .

    Trabalho, mas não lucro

    É fato que Hypnotic se baseia em uma premissa muito interessante, que contém um potencial tremendo em sua mistura de polícia e fantasia e em seu mistério que envolve detetives traumatizados e pessoas com habilidades sobrenaturais. Na verdade, é perfeitamente compreensível que Robert Rodríguez considerasse esta história uma das suas favoritas, mas depois de mais de 20 anos de espera para materializá-la em longa-metragem, a sua força narrativa acabou por ser muito menos do que desejável.

    Infelizmente, a partir da primeira grande revelação, o filme começa a oscilar como se fosse um prédio com uma estrutura muito mais sólida nos andares superiores do que nas fundações. As reviravoltas bombásticas e inexplicáveis, além da necessidade de abusar da exposição oral para dar sentido ao desenrolar da trama, exigem demasiadas concessões e fazem com que o interesse diminua progressivamente até atingir um clímax que, sinceramente, não faz o menor sentido.

    Hypnotic Film Holdings LLC

    A nível formal, apesar do notável trabalho de planeamento de Rodríguez que ainda sabe muito bem movimentar a câmera e captar a ação, Hypnotic também não está à altura. Por alguma razão, o orçamento de 65 milhões e o potencial da Sony Venice com que foi filmado não aparecem como deveriam na tela - o design de produção um tanto sem brilho também não ajuda muito -, tendo a embalagem de um filme datado, com momentos ocasionais com uma lucidez extra.

    Por fim, é o trabalho de Alice Braga, de um Affleck que não costuma desiludir e que dá gosto ver em produções deste género, e de um William Fichtner com piloto automático quase a brincar sozinho, que dão o último exemplo do que parece ser um daqueles casos de ambição excessiva em que, desta vez, talvez um pouco mais de força logística e econômica teria sido útil. Felizmente, com o bom e velho Robert você sempre aprende alguma coisa.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top