Minha conta
    No streaming: Este faroeste não é tão conhecido como um grande clássico, mas é obrigatório para fãs do gênero
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Conheça esse faroeste que renovou o gênero.

    Depois de colaborar com ele em Spartacus, Kirk Douglas mais uma vez pediu ao roteirista Dalton Trumbo – então reabilitado após anos na lista negra macarthista – que lhe confiasse a adaptação do romance de Howard Rigsby, O Último Por-do-Sol.

    Ele confiou a direção a Robert Aldrich, autor de vários faroestes memoráveis ​​como Vera Cruz, que acabava de sofrer alguns fracassos públicos. Se as filmagens se revelam acaloradas entre os dois homens obstinados, isso não impede que o filme se torne um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos e, inegavelmente, um dos maiores sucessos do diretor.

    Na década de 1960, o gênero faroeste, que havia atingido seu apogeu na década anterior, passava por grandes mudanças. Da mesma forma que Two-Faced Vengeance, de Marlon Brando, ou Parceiros da morte/ O homem que eu devia odiar, de Sam Peckinpah, O Último Por-do-Sol testemunha esta mudança.

    Universal

    A trama clássica relaciona o transporte de um rebanho, aliado a uma caçada humana. Outros códigos habituais persistem: os cenários naturais de tirar o fôlego (as filmagens aconteceram no México), os conflitos entre os heróis e os índios ou os bandidos.

    Mas o filme também é tingido de melodrama, dando lugar de destaque à psicologia dos personagens (interpretados por Kirk Douglas, Rock Hudson, Joseph Cotten, Dorothy Malone e Carol Lynley). Além do duelo final cuja conclusão inesperada surpreende, trata-se também de temas mais adultos e sobretudo ousados ​​para a época, como o suicídio, a sexualidade e o incesto.

    Obra confusa, mas subestimada, O Último Por-do-Sol merece uma chance. Está disponível no Prime Video.

    O Último Por-do-Sol
    O Último Por-do-Sol
    Data de lançamento 1961 | 1h 52min
    Criador(es): Robert Aldrich
    Com Kirk Douglas, Rock Hudson, Dorothy Malone
    Usuários
    3,1
    Assista agora

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top