Minha conta
    Considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, este longa-metragem tem um final impressionante
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    O diretor tinha apenas 26 anos quando produziu esta obra-prima, avaliada por muitos como o melhor filme da história do cinema.

    Atenção, o artigo abaixo revela possíveis spoilers

    Em 1941, quando tinha apenas 26 anos, Orson Welles assinou seu primeiro longa-metragem como diretor. Ainda hoje considerado como a maior obra da sétima arte pelos historiadores do cinema, Cidadão Kane é um ensaio que se revela um golpe de mestre.

    Cidadão Kane
    Cidadão Kane
    Data de lançamento 16 de junho de 1941 | 1h 59min
    Criador(es): Orson Welles
    Com Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Max

    Como a verdadeira banda de um homem só que ele já é, Welles coproduziu e co-escreveu seu filme, no qual ele também interpreta o personagem principal, o misterioso bilionário Charles Foster Kane. Cheio de descobertas e invenções encenadas, Cidadão Kane rompe com a linguagem cinematográfica e contribui consideravelmente para a evolução do gênero.

    Indicado nove vezes ao Oscar (mesmo que tenha vencido apenas a estatueta de melhor roteiro original), o filme sobe acima de tudo para o topo das listas de cinéfilos, e aparece quase sistematicamente no pódio dos rankings que listam as obras essenciais do cinema. Podemos vê-lo em primeiro lugar do Top 100 do American Film Institute.

    UM SEGREDO VÍSIVEL

    Mas, se o filme de Orson Welles deixou uma marca duradoura, é graças a uma cena final de tirar o fôlego, que aconselhamos que você assista antes de continuar lendo este artigo.

    RKO

    O que significa "Rosebud", a última palavra de Kane antes de sua morte, no início do filme? É uma senha? De um lugar secreto? O apelido dado pelo bilionário a uma de suas antigas conquistas?

    No final do filme, concebido como uma longa investigação envolta em flashbacks, os jornalistas abandonam a ideia de obter uma resposta para sua pergunta (mesmo que um rumor inglorioso de Hollywood tenda a explicar por que Welles escolheu essa palavra).

    No entanto, nos segundos finais do filme, quando as antiguidades acumuladas pelo bilionário ao longo de sua vida estão prestes a ser queimadas, a câmera lentamente se aproxima de um pequeno trenó de madeira: aquele que Kane usou quando criança, pouco antes de ser arrancado de sua família.

    No frontão do objeto, podemos ler a palavra "Rosebud", escondida dos personagens e só revelada ao espectador, prova de que esse primeiro trauma assombrou o bilionário até seus últimos momentos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top