Minha conta
    5 fatos curiosos que você precisa saber antes de assistir a Avatar: O Caminho da Água no Disney+
    Renata Rodrigues
    Renata Rodrigues
    -Redatora
    Jornalista que, assim como Carrie Bradshaw, ama contar histórias. Apaixonada por produções baseadas em fatos reais, realitys de qualidade duvidosa e comédias românticas cheias de faz de conta. Sempre aprendendo com as reflexões profundas dos roteiros de Shonda Rhimes recitados por Meredith Grey.

    O Caminho da Água já está disponível no Disney+ mas você vai gostar de saber destes detalhes do filme antes de desbravar a nova aventura dos Na’vi no streaming!

    Quem não conhece a história dos alienígenas azuis de Pandora? Avatar é um dos filmes de maior sucesso na história do cinema, liderando o ranking de melhor bilheteria mundial. Sua sequência lançada em 2022, Avatar: O Caminho da Água, não ficou para trás. Dirigido por James Cameron e protagonizado por Sam Worthington e Zoë Saldaña, o lançamento também foi sucesso no ano passado.

    O Caminho da Água se concentra em explorar a vida da família de Jake Sully e Neytiri, agora enquanto chefes tribais do planeta Pandora. O convívio pacífico e harmônico dos Na'vi é, novamente, perturbado por um antigo inimigo que os obriga a recomeçar a vida em um outro lugar e com tribos completamente diferentes.

    O sucesso inegável da franquia gera curiosidade sobre os bastidores. Pensando nisso, o AdoroCinema reúne nesta matéria 5 curiosidades sobre os bastidores de Avatar: O Caminho da Água que você precisa saber antes de assistir o filme que já está disponível no Disney+. Saiba mais!

    Produção custou mais de 250 milhões de dólares

    James Cameron estava tão empolgado com o projeto de Avatar 2 que o diretor não poupou esforços para investir em equipamentos de última geração. Com isso, O Caminho da Água foi gravado com a primeira câmera digital full-frame, além de equipamentos 3D estereoscópicos que, somados, custaram mais de U $250 milhões de dólares ao bolso dos produtores.

    James Cameron escreveu mais de mil páginas de anotações antes da versão final do roteiro

    Desde o primeiro filme, o objetivo de James Cameron era criar um universo visualmente detalhado para que os roteiristas e equipe de produção pudessem, literalmente, transformar suas ideias em realidade. E para isso, o diretor escreveu aproximadamente 1.500 páginas de anotações para sua equipe de roteiristas produzirem um roteiro.

    Durante cinco meses, Cameron se reuniu com Josh Friedman, Shane Salerno, Rick Jaffa e Amanda Silver em sala de redação no período de oito horas por dia para elaborar todos os detalhes que conectam os filmes da saga Avatar. Um dos truques utilizados pelo diretor foi não definir em qual filme especificamente cada roteirista estaria trabalhando, assim todos estariam igualmente envolvidos em toda a história.

    O Caminho da Água tem inspiração em tribos da Indonésia

    Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures

    O elemento principal presente na trama deste filme é a água. James Cameron atravessou o oceano Índico para se inspirar nas belezas da Indonésia em Avatar: O Caminho da Água. No país, o diretor encontrou muitos “nômades do mar”, como carinhosamente apelidou as tribos que viviam em casas flutuantes feitas de vegetação local.

    Um dos grupos que foi referência para Cameron foi a Tribo Bajo. No longa, o roteirista descreve a Tribo Metkayina como um grupo que vivia à beira-mar repleta de palafitas e telhados trançados. Essas características são comuns na Tribo Bajo que se concentra na parte oriental do arquipélago e se distribui em várias regiões da Indonésia.

    Além das semelhanças culturais, outro ponto emprestado dos Bajaus aos Metkayina são as habilidades marítimas. O povo Bajo consegue permanecer por até 13 minutos em uma profundidade de 60 metros sem ajuda de equipamentos, qualidade similar aos Na'vi que conhecemos no segundo filme de James Cameron.

    Atores treinaram em baixo d’água antes das gravações

    As cenas de Avatar: O Caminho da Água são muito realistas. Para isso, o elenco teve que se apresentar dentro de tanques de água gigantes com frequência. Em entrevista ao The New York Times, James Cameron disse que contratou especialistas em apneia para que o cast pudesse mergulhar livremente no universo fictício de Pandora.

    O supervisor de mergulho do filme afirmou que foram feitos mais de 200 mil mergulhos durante as filmagens. Entre essas imersões, Tom Cruise perdeu o posto conquistado em Missão Impossível: Nação Secreta de ficar 6 minutos embaixo d'água para Kate Winslet. A atriz detém o recorde de ficar submersa na água prendendo a respiração por 7 minutos e 14 segundos.

    57 espécies de criaturas marítimas foram criadas para o filme

    A criatividade de James Cameron e sua equipe foi muito bem explorada durante O Caminho da Água. Fascinado pela vida marinha, além de estudar muito sobre os oceanos e as criaturas que vivem ou já viveram no fundo do mar, a equipe de Avatar mergulhou no desafio de construir um mundo aquático criando 57 novas espécies para o longa de 2022.

    E a experiência imersiva nas profundezas do oceano desconhecido não param por aí! Para dar vida ao universo de Pandora e tornar tudo mais realístico, a equipe do filme projetou dois tanques enormes no Manhattan Beach Studio. Enquanto um dos tanques era usado para treinamento e desenvolvimento de momentos íntimos dos personagens, o outro estava cheio de ondas e máquinas projetadas para aprimorar as sequências de ação.

    Depois de todas essas informações, não tem como não elevar as expectativas para assistir a experiência imersiva que é Avatar: O Caminho da Água. Aproveite que o longa de três horas de duração já está disponível no Disney+ e assista agora mesmo!

    Avatar: O Caminho da Água
    Avatar: O Caminho da Água
    Data de lançamento 15 de dezembro de 2022 | 3h 12min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top