Minha conta
    Os 10 melhores filmes de 2022: Batman ficou em segundo lugar!
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    De Jordan Peele a Guillermo del Toro, a lista do AdoroCinema traz nomes como Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo tempo e até Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

    Divulgação Warner / A24 / Marvel / Montagem: AdoroCinema

    Não sei se ficou claro pelo nome do site, mas a redação adora cinema. Aqui tem espaço para todos os gostos: os apaixonados por terror (que tiveram grandes aventuras neste ano) até os loucos por musicais. Com dezembro chegando ao fim, está na hora de eleger quais foram os melhores filmes de 2022. E não foi uma decisão nada fácil, já que os últimos meses trouxeram grandes nomes como James Cameron, Guillermo del Toro, Jordan Peele e Lázaro Ramos.

    No Brasil, recebemos visitas ilustres como Viola Davis e Zoe Saldana, enquanto os cinemas lotaram com tantos filmes da Marvel que perdemos a conta. Mais uma vez, a lista do AdoroCinema mistura queridinhos da crítica com os blockbusters que tocaram nossos corações. Mas, com certeza absoluta, recomendamos todos os 10 longas para sua futura maratona - seja nas salas escuras ou no sofá de casa com seu streaming favorito.

    Confira a lista abaixo e não deixe de conferir nosso ranking com as melhores séries de 2022!

    10º lugar: Noites Brutais

    Divulgação

    Como já virou tradição, filmes de terror sempre dão o ar de sua graça nas listas do AdoroCinema. E nenhum deles nos surpreendeu mais em 2022 do que Noites Brutais. Esse é aquele tipo de narrativa que, quanto menos você souber da trama, melhor. É uma história meio doida - tanto que foi rejeitada por vários estúdios de Hollywood - mas conseguiu encontrar seu espaço e causou nas redes sociais. Alguns amam, outros odeiam. A gente está no primeiro time e não abre mão.

    9º lugar: Pinóquio

    Divulgação

    Dá para acreditar que, num período de seis meses, tivemos duas versões completamente opostas de Pinóquio? Enquanto a Disney veio com uma versão meio fraca, Guillermo del Toro deu seu estilo especial para a história tão famosa… E o resultado desse Pinóquio é capaz de destruir seu coração, no melhor dos sentidos. Visualmente espetacular, aqui vemos um novo ângulo místico e melancólico para o conto do boneco que deseja ser um menino de verdade. Melhor animação de 2022, lançada aos 45 do segundo tempo.

    8º lugar: Pantera Negra: Wakanda para Sempre

    Divulgação

    Pantera Negra é um dos melhores filmes da Marvel (não aceitarei discussões aqui), então as expectativas já eram altas para sua sequência. Wakanda para Sempre teve a difícil tarefa de celebrar o saudoso Chadwick Boseman e ainda trazer uma nova heroína para o MCU. Como diz a crítica do AdoroCinema, “configura-se como uma grande homenagem de duas horas e 41 minutos de duração, sem afetar o andamento da história. Ryan Coogler, junto com seu brilhante elenco conseguiram demonstrar, com emoção, o respeito o qual Chadwick Boseman e o Rei T’Challa merecem.”

    7º lugar: Aftersun

    Divulgação

    A gente já amava o trabalho de Paul Mescal desde os tempos de Normal People na TV. Mas ele entregou uma performance tão tocante em Aftersun, que é impossível não ver aquela história refletida em sua própria vida. Livremente inspirado nas experiências da diretora Charlotte Wells, uma viagem de pai e filha carrega mistério e drama num filme simples, mas completamente impactante sobre saúde mental e as memórias que só vamos realmente compreender com o passar do tempo.

    6º lugar: A Pior Pessoa do Mundo

    Divulgação

    Sinceramente, somente a cena onde a protagonista Julie (Renate Reinsve) corre, enquanto o mundo ao seu redor fica paralizado, já merecia seu lugar nessa lista. Mas a jornada de uma mulher passando por crise romântica e pessoal conseguiu fugir dos clichês do gênero para entregar um filme imperdível. O longa aborda um momento específico da vida cheio de possibilidades e o medo de cometer erros se mistura com o aprendizado necessário para saber lidar com eles. Não foi à toa que comemoramos quando A Pior Pessoa do Mundo recebeu duas indicações ao Oscar, se tornando vencedor moral em nossos corações.

    5º lugar: A Mulher Rei

    Divulgação

    Viola Davis não erra. E se errou, foi quando achou que estava errada. Inspirado em guerreiras que realmente existiram (mas foram injustamente deixadas de fora dos livros de história), A Mulher Rei acompanha Nanisca, líder de diversas mulheres poderosas de um exército todo feminino na África. Com performances espetaculares de Thuso Mbedu e Lashana Lynch, o longa mostra que “existem guerreiros, reis, heróis, vilões, mitos em todos os anos de história do continente africano que ainda não conhecemos nas telas, porque Hollywood não se interessa” - de acordo com a crítica do AdoroCinema.

    4º lugar: Não! Não Olhe!

    Divulgação

    Jordan Peele só dirigiu três filmes e já se tornou um dos maiores nomes do terror. Bem diferente de seus sucessos anteriores, Não! Não Olhe! traz uma história misteriosa e imprevisível. Vou deixar a crítica do AdoroCinema falar por si só: “Uma das habilidades mais notáveis de Jordan Peele é a de discutir temas complexos em histórias que são, em sua essência, "simples". Há os protagonistas e o inimigo que precisa ser enfrentado, mas entre uma coisa e outra, a profundidade dos temas propostos são o ouro da obra. Aqueles que estiverem dispostos a mergulhar no debate e nos “dedos nas feridas” que Peele propõe vão encontrar um vasto material; aqueles que se interessam pelo ritmo, pela ação e pela evolução do mistério principal, vão se divertir.”

    3º lugar: Marte Um

    Divulgação

    Representante brasileiro nessa lista, Marte Um acompanha uma família simples num país que lhe deu as costas, ao mesmo tempo que o caçula sonha bem alto. É lindo e realmente necessário, diz a crítica do AdoroCinema: “Ao se concentrar nesse grupo, Marte Um não se apoia em grandes reviravoltas e nem em dramas novelescos, mas sim na potência dos personagens - tudo acontece com tanta naturalidade entre eles que a sensação de estar acompanhando pessoas de verdade é magnética. Um triunfo incrível do diretor Gabriel Martins que, ao apresentar a família de forma tão sensível (tanto no roteiro, quanto nas escolhas estéticas), cria uma conexão direta com quem está assistindo.”

    2º lugar: Batman

    Divulgação

    Fala mal do Robert Pattinson agora, te desafio! Edward Cullen virou Bruce Wayne e o resultado ficou bom pra (complete a frase com uma palavra iniciada por c). Ele sai do batmóvel e a gente treme na base. "Pattinson cumpre à risca o que Matt Reeves queria e esperava ao escolher o início da "carreira" de Bruce Wayne como Batman. Faz completo sentido que as experiências traumáticas que ele viveu, a reclusão e a pouquíssima habilidade social tenham tornado Bruce Wayne tão introspectivo - e triste. Vale notar que não falta pancadaria em cenas muito gráficas e obscuras com uma violência que vem, acima de tudo, dessa escuridão e do espírito de vingança que há dentro dele e que é quase incontrolável”, diz a crítica.

    1º lugar: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

    Divulgação

    Se tem uma mensagem que eu quero passar nessa matéria, é que você não pode terminar 2022 sem ter visto Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Tem ação, mas emociona. Tem humor e tem mais multiverso que Doutor Estranho. Tem Michelle Yeoh e um elenco brilhante. Tem mãos com salsichas no lugar de dedos. Não dá para explicar o sentimento exato, mas a nossa crítica resumiu bem: "Ao nos deparamos com a infinidade do mundo, fica fácil - até cômodo - chegar à conclusão, então, de que nada tem tanta importância assim, mas o longa nos oferece uma perspectiva de que é justamente esta imensidão que torna os detalhes e momentos tão importantes - eles nos levam de um ponto a outro. A sensação é que os diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert se antecipam à imaginação do público e, realmente, controlam o caos.”

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top