Minha conta
    1899: Criador revela as chaves para entender toda a série – isso abrirá seus olhos
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    1899 está disponível no catálogo da Netflix, nova série de mistério dos mesmos criadores de Dark, Baran bo Odar e Jantje Friese.

    1899 está disponível no catálogo da Netflix, nova série de mistério dos mesmos criadores de Dark. Com uma trama completa e cheia de segredos, Baran bo Odar e Jantje Friese, responsáveis pela produção, revelaram que os quebra-cabeças da história podem ser explicados cientificamente e a peça-chave para entender todas as reviravoltas na trama.

    1899 se passa em um navio de imigrantes indo ao oeste para deixar Londres em direção à Nova York. Os passageiros, uma mistura de diferentes origens europeias, estão unidos por suas esperanças e sonhos para o novo século e seu futuro no exterior. Quando eles descobrem outro navio migrante à deriva em mar aberto, chamado de Prometheus, sua jornada toma um rumo inesperado e coisas estranhas começam a acontecer. O que eles encontrarem a bordo transformará sua passagem para a terra prometida em um pesadelo horrível.

    1899: O que aconteceu no Prometheus? Entenda os mistérios da nova série dos criadores de Dark

    Chave para entender 1899 da Netflix é a teoria da simulação

    Netflix

    1899 tem uma base científico-filosófica, com a qual a série agora pode ser melhor explicada. Depois que Dark nos aproximou da física quântica, a nova produção também se dedicou a conceitos concretos de pesquisa, como explica Baran bo Odar e Jantje Friese.

    Em entrevista ao podcast do Moviepilot, os mentores de 1899, Baran bo Odar e Jantje Friese, falaram sobre uma teoria científico-filosófica subjacente à sua série. Esse modelo mental se tornou a inspiração sobre a qual construíram a história da produção. A roteirista Jantje Friese revelou que o tema central de 1899 é nada menos que a teoria da simulação.

    "É sobre a teoria da simulação, é claro . E com isso a gente joga [...] É que, enquanto pesquisávamos sobre Dark, nos deparamos com algumas coisas que também têm a ver com a mecânica quântica e foi assim que 1899 tomou forma: a questão do que é a realidade e como alguém realmente reconhece o que é a realidade é o tema central."

    De acordo com a hipótese da simulação por Nick Bostrom, o paradigma consiste na "escolha" entre a extinção humana ou a verdade de que somos uma simulação, ambos refletidos na revelação da nave espacial no episódio final de 1899 – quando descobrimos que tudo na série não passava de uma simulação e os passageiros estavam, na realidade, a bordo da nave espacial Prometheus no ano de 2099 como parte do "Projeto Prometheus".

    Muitos filmes se baseiam nesse conceito, com o mais famoso deles sendo o clássico Matrix (1999), mas também Mundo ao Telefone (1973), 13º Andar (1999) e Contra o Tempo (2011).

    História de 1899 e alegoria da caverna de Platão

    1899 também combina com uma segunda abordagem filosófica: a alegoria da caverna de Platão, que é mencionada pelo nome na trama. Ela se trata de um conto de mais de 2.300 anos de uma pessoa que percebeu as sombras na parede de uma caverna como a única realidade em toda a sua vida porque não sabia (e conhecia) mais nada além disso.

    Somente aqueles que saem do mundo errado (caverna) podem ir para a luz e mudar sua imagem da realidade, conseguindo resgatar os outros de sua percepção errada. Em 1899, parece que Maura (Emily Beecham) é a primeira a sair da caverna (também conhecida como nave simulada). Mas ela também será capaz de libertar os outros passageiros?

    1899
    1899
    Data de lançamento 2022-11-17 | min
    Séries : 1899
    Com Emily Beecham, Aneurin Barnard, Andreas Pietschmann
    Usuários
    3,4
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top