Minha conta
    Este filme de terror custou pouco dinheiro, mas se tornou um verdadeiro fenômeno e um dos mais lucrativos da história
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    A arrecadação de bilheteria multiplicou seu orçamento e o filme virou uma franquia que já conta com oito filmes.

    O que começou como um filme de baixíssimo orçamento se tornou uma das maiores sagas do cinema de terror e lançará seu oitavo longa-metragem em 2023. Sem dúvidas, Atividade Paranormal é um daqueles exemplos de que, às vezes, uma boa ideia, criatividade e organização podem ser companheiros muito melhores do que um bom punhado de milhões de dólares.

    A história de Atividade Paranormal, o filme independente escrito, dirigido e produzido por Oren Peli, remonta a 2007, quando o cineasta israelense, inspirado por uma experiência sobrenatural quando se mudou para uma nova casa sozinho, criou o conceito do que seria seu primeiro filme. Naquela noite, Peli ouviu estalos e batidas estranhas que lhe causaram medo e, então, surgiu a ideia de um casal decidir registrar o que acontece à noite e verificar a atividade paranormal da qual parecem ser vítimas.

    Atividade Paranormal
    Atividade Paranormal
    Data de lançamento 4 de dezembro de 2009 | 1h 26min
    Criador(es): Oren Peli
    Com Katie Featherston, Micah Sloat, Amber Armstrong
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    2,0
    Assista agora em Looke

    O filme foi rodado com um orçamento de apenas 15 mil dólares, em sete dias de filmagem e com um salário de 500 dólares para o casal de atores principais, Katie Featherston e Micah Sloat, como a própria atriz revelaria mais tarde.

    Assim que foi exibido pela primeira vez no Screamfest Horror Film Festival de 2007, seu potencial começou a se tornar perceptível. Várias pessoas da indústria ficaram cativadas com o resultado, incluindo Jason Blum, que quis reeditá-lo com o criador para apresentá-lo ao Sundance. A essa altura, o filme já havia começado a impressionar outras figuras notáveis ​​e, no final, uma exibição de teste com espectadores reais se tornou a última prova de que precisavam para perceber que poderiam ter algo grande.

    Como Atividade Paranormal se tornou uma franquia de sucesso?

    A empresa que comprou os direitos de Atividade Paranormal e suas possíveis sequências foi a Paramount Pictures, que conseguiu tudo por 350 mil dólares — um valor muito superior ao que havia custado, mas absolutamente irrisório com os lucros que a futura franquia proporcionaria.

    Para seu lançamento comercial nos cinemas, que aconteceria em 2009, a Paramount Pictures reeditou algumas cenas e filmou novos finais, aumentando o orçamento de Atividade Paranormal de 15 para 250 mil dólares. No entanto, o filme acabaria sendo um fenômeno pela experiência única que oferecia aos espectadores no cinema, arrecadando nada menos que 193 milhões de dólares, multiplicando seu orçamento inicial memais de 10 mil.

    Com tais números, Atividade Paranormal não apenas repetiu a experiência de A Bruxa de Blair, como também o desbancou como o filme mais lucrativo da história. Além disso, a fita deu origem a várias sequências, prequelas e spin-offs, além de um videogame.

    O sétimo filme, Atividade Paranormal: Ente Próximo, foi lançado em 2021, e um oitavo está programado para 2023. Uma máquina aterrorizante de fazer dinheiro que começou com 15 mil dólares e um pesadelo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top