Minha conta
    Quando Chocolate com Pimenta foi exibida pela primeira vez? Relembre os principais acontecimentos da época
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Sucesso de audiência, novela está de volta à programação da Globo.

    Se você tem mais de 20 anos, provavelmente tem alguma lembrança de Chocolate com Pimenta, a 63ª novela exibida no período das 18h na Rede Globo. Sob autoria de Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes, o folhetim foi exibido originalmente entre setembro de 2003 e maio de 2004. Ao todo foram 209 capítulos.

    De volta à grade da emissora do "plim plim", o AdoroCinema vai revisitar essa trama fantástica inspirada na opereta A Viúva Alegre, do austríaco Franz Lehár, de 1905, e no peça A Visita da Velha Senhora, escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt em 1956.

    Além das aspirações clássicas, a novela ainda utilizou referências a outras mídias, como uma cena que remete a uma sequência icônica de Carrie, a Estranha. O elenco principal é composto por Mariana Ximenes, Murilo Benício, Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.

    Chocolate Com Pimenta: "Me senti muito mal fazendo aquilo", Priscila Fantin relembra uma das cenas mais cruéis de Olga (Exclusiva)

    A trama foi um baita sucesso de audiência no Brasil e no exterior. Foi uma época de ouro para essa faixa de horário, que teve Alma Gêmea no ano seguinte ao seu término. Fora do país natal, a trama de Walcyr foi exibida na Bósnia, Argentina, Cazaquistão, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Romênia, Sérvia e Montenegro, Ucrânia, Uruguai, Venezuela e Portugal. Este último foi um dos locais em que a trama mais fez sucesso, liderando a audiência local.

    De volta à programação da Globo, com exibição diária na faixa vespertina das 14h45, essa é a terceira vez que o folhetim é reprisado na TV aberta, com reexibições em 2006 e 2012. A novela também ganhou espaço no Viva em 2020.

    Qual é a história de Chocolate com Pimenta?

    Divulgação/Globo

    Ambientada em 1922, no interior do Rio Grande do Sul, a história inicia com o assassinato do pai de Ana Francisca que, seguindo as instruções deixadas por ele em um bilhete, muda-se para Ventura, cidade fictícia no interior de São Paulo. Lá, vai morar em um humilde sítio com uma parte da família que ainda não conhece: sua avó paterna Carmem, seu tio Margarido, a filha deste, sua prima Márcia, e seu primo órfão Timóteo, além da agregada Dália.

    Para ajudar a família, ela trabalha como faxineira na fábrica de chocolates Bombom e se torna grande amiga de Ludovico, dono da empresa, e quem ela acredita ser um simples operário, devido a um contratempo.

    Por caridade, Ana também consegue estudar em uma Escola Normal, onde é constantemente humilhada por ser pobre e é considerada desajeitada por todas as colegas, menos por Celina, sua única amiga no local. Mesmo assim, Danilo, o rapaz mais disputado da cidade e sobrinho do prefeito Vivaldo, se apaixona por ela, o que desperta inveja e raiva de Olga, filha mimada do delegado Terêncio, que o ama e se une com a tia do rapaz, Bárbara, para elaborar um plano para arruinar a vida da inocente moça.

    Relembre como era o mundo durante os anos de 2003 e 2004, período em que o folhetim foi exibido pela primeira vez na TV Globo.

    Os hits da época

    Em 2003, as rádios do Brasil eram tomadas por hits que se mostraram atemporais. Entre eles estão faixas como "Velha infância", dos Tribalistas, "In Da Club", do 50 Cent, "Dias Atrás", do CPM 22, e "Crazy In Love", da Beyoncé.

    Além dos músicos e bandas citados, outros diversos artistas emplacaram sucessos na época. Podemos citar Avril Lavigne, Pitty, Madonna, Coldplay, Jennifer Lopez, Charlie Brown Jr., Engenheiros do Hawaii, Detonautas, Kid Abelha, Foo Fighters, Christina Aguilera, entre outros.

    Neste ano, o grupo Br'oz lançou seu primeiro álbum de estúdio, bem como Beyoncé, Maria Rita e Amy Winehouse. Gilberto Gil conquistou o Grammy Latino de Personalidade do Ano.

    No ano seguinte, Britney Spears lançou o segundo single de In The Zone, "Toxic", que se tornou a canção mais tocada nas rádios do Reino Unido. Também foi o ano em que Avril lançou seu segundo álbum de estúdio, Under My Skin, que vendeu mais de 10 milhões de cópias pelo mundo.

    No Grammy Awards daquele ano, Beyoncé conquistou 5 prêmios e se tornou a maior vencedora da edição. Além da cantora, Evanescence, Elephant e Kylie Minogue também conquistaram prêmios da honraria. A premiação também teve apresentações de Prince, Justin Timberlake e The Black Eyed Peas.

    Ano importante para os adolescentes brasileiros e mexicanos, em 2004 o RBD se tornou um fenômeno na América Latina e no mundo. A banda mexicana lançou seu primeiro disco, “Rebelde".

    Abaixo, fique com uma lista de algumas das músicas mais tocadas nas rádios em 2004:

    Yeah - Usher

    My Happy Ending - Avril Lavigne

    Toxic - Britney Spears

    Wonderful (feat. R. Kelly & Ashanti) - Ja Rule

    This Love - Maroon 5

    Breakaway - Kelly Clarkson

    Musa Do Verão - Felipe Dylon

    I Miss You - blink-182

    Amor e Sexo - Rita Lee

    Ocean Avenue - Yellowcard

    Goodies - Ciara

    Numb - Linkin Park

    Vertigo - U2

    Welcome To My Life - Simple Plan

    Filmes icônicos do período

    Divulgação

    O início dos anos 2000 foi poderoso num todo. No ano em que Chocolate com Pimenta chegou à TV aberta, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei fez uma bilheteria de US$ 1,146 bilhão. Os grandes sucessos do ano ainda contemplam Procurando Nemo, Matrix Reloaded, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Todo Poderoso, O Último Samurai, O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas, Bad Boys II e X-Men 2.

    O ano ainda teve icônicos filmes de terror como Premonição 2, Na Companhia do Medo, Pânico na Floresta e Freddy vs Jason. Para quem gosta de dar boas risadas, os cinemas da época exibiram Todo Mundo em Pânico 3, Todo Poderoso, Doze É Demais e A Casa Caiu. Ainda foi ano de Encontros e Desencontros, Lara Croft - Tomb Raider - A Origem da Vida, As Panteras Detonando e Kill Bill - Volume 1.

    Em que ano passou a novela O Cravo e A Rosa? Relembre como era a vida na época

    Já em 2004, o top 10 das melhores bilheterias é liderado por Shrek 2, com US$ 896,5 milhões. A lista ainda credita Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Homem-Aranha 2, A Paixão de Cristo, O Dia Depois de Amanhã, Os Incríveis, entre outros.

    Entre os demais grandes lançamentos do período estão Efeito Borboleta, Janela Secreta, Madrugada dos Mortos, Jogos Mortais, O Grito, O Filho de Chucky, O Operário, Diário de Uma Paixão, Closer, Eu, Robô e Hellboy.

    O QUE PASSAVA NA TV?

    Divulgação/Globoplay

    Não foi apenas no horário das 18h que a TV Globo tinha sucessos de audiência. No primeiro semestre de 2003, a novela Mulheres Apaixonadas foi ao ar com alguns recordes de audiência para o período. Naquele ano o Fantástico também comemorou 30 anos de programa.

    Outros programas que estavam em exibição na época, entre várias emissoras: A Casa das Sete Mulheres, Big Brother Brasil 3, Eliana na Fábrica Maluca, a 10ª temporada de Malhação, a série Carga Pesada, as novelas Kubanacan e Celebridade, Linha Direta, entre outros. Em outubro, Os Normais e o Show do Milhão foram encerrados.

    Em que ano passou A Favorita? Relembre como era o mundo na época em que a novela foi ao ar

    No ano seguinte, entre folhetins e humorísticos, a TV brasileira exibiu Da Cor do Pecado, Um Só Coração, A Diarista, Sob Nova Direção, Cabocla, Rubí, Casos de Família com Regina Volpato, Senhora do Destino, A Escrava Isaura, Como uma Onda e Esmeralda. Vale ressaltar que a maior parte das produções exibida na Globo está disponível no Globoplay.

    Chocolate com Pimenta está em exibição de segunda à sexta, às 14h45, na TV Globo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top