Minha conta
    O Rei do Gado: Por onde anda o elenco da novela, 26 anos depois?
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Novela de sucesso dos anos 1990 é a escolhida da vez para o Vale a Pena Ver de Novo.

    Em junho de 1996, estreou na TV Globo uma das novelas mais memoráveis da década de 1990, O Rei do Gado. Criada por Benedito Ruy Barbosa, a produção foi a 53ª novela do horário das oito e superou índices de audiência de novelas anteriores chegando a picos de 51 e 52 pontos.

    A trama apresenta duas fases e desenvolve uma história intrincada sobre a rivalidade de duas famílias, à medida que acompanhamos o protagonista Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), latifundiário conhecido como o Rei do Gado. A vida de Bruno e Geremias Berdinazzi (Raul Cortez) muda quando duas mulheres chegam à região: a boia-fria Luana (Patricia Pillar) e Marieta (Glória Pires), a suposta sobrinha desaparecida de Geremias.

    Completando 26 anos desde sua exibição original, a novela chegou a ser reprisada duas vezes e foi a produção escolhida para substituir A Favorita nas tardes da emissora. Saiba mais sobre novelas no canal do AdoroCinema. Relembre os personagens principais da trama e veja como está o elenco hoje:

    Antônio Fagundes (Antonio Mezenga/Bruno Berdinazzi Mezenga)

    João Raposo/TV Globo/Estevam Avellar/Globo

    Antônio Fagundes é um dos atores mais celebrados da televisão brasileira e, em 1996, foi o grande protagonista da novela O Rei do Gado. Na trama, Fagundes esteve presente em duas fases da novela, vivendo dois personagens diferentes: Antônio Mezenga e Bruno Berdinazi Mezenga.

    A primeira parte da trama se passa durante a 2ª guerra mundial, enquanto a segunda é ambientada nos anos 1990. Bruno é o herdeiro latifundiário conhecido como "Rei do Gado” que se apaixona pela boia-fria Luana (Patrícia Pillar), apesar de ser casado com Léia (Silvia Pfeifer).

    Em 2019 participou da minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora e da novela Bom Sucesso, este ano esteve na série Independências da TV Cultura.

    Patrícia Pillar (Luana Berdinazzi/Marieta Berdinazzi)

    Twitter @docepillar/Estevam Avellar/TV Globo

    Com o fim da reprise de A Favorita no horário da tarde, a TV Globo escolheu O Rei do Gado para substituí-la e, algo que as duas produções têm em comum, é a presença de Patrícia Pillar entre os papéis de destaque. Em O Rei do Gado, Pillar interpreta a boia-fria Luana, uma sobrevivente de passado misterioso por quem Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) se apaixona.

    Sua última participação na TV foi na novela Salve-se Quem Puder.

    Glória Pires (Rafaela Berdinazzi/Marieta Berdinazzi)

    CEDOC Globo/Instagram

    Outro nome de grande destaque a fazer parte do elenco de O Rei do Gado foi Glória Pires. Na trama, ela interpretou a personagem Rafaela, uma jovem que se passou por Marieta Berdinazzi, a sobrinha desaparecida de Geremias Berdinazzi (Raul Cortez). Glória Pires esteve em Além da Ilusão, novela finalizada em agosto deste ano.

    Fábio Assunção (Marcos Mezenga)

    TV Globo/Divulgação

    Só em 2022, Fábio Assunção esteve presente nas séries Desalma e Sob Pressão, além de integrar o elenco da novela Todas as Flores do Globoplay. Em 1996, no entanto, ele deu vida ao personagem Marcos, playboy filho do Rei do Gado e apaixonado por Rafaela, a impostora que se passava por Marieta.

    Oscar Magrini (Ralf Tortelli)

    TV Globo/Reprodução Instagram

    Originalmente, o ator Oscar Magrini estava escalado para participar de poucos capítulos da novela. No entanto, a recepção do público ao personagem interpretado por ele, Ralf, foi tão positiva que permaneceu por quase toda a trama. Ralf era um interesseiro violento e se tornou um dos trabalhos mais icônicos de Magrini. Recentemente, o ator esteve em A Dona do Pedaço e na novela Gênesis, da Record.

    Sílvia Pfeifer (Léia Mezenga)

    TV Globo/Divulgação

    Em O Rei do Gado, Silvia Pfeifer interpretou Léia, esposa de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes). Léia trai o marido com o motorista interesseiro Ralf (Oscar Magrini) que, frequentemente, a extorquia e violentava. Após a novela, a atriz continuou participando de outras produções populares da TV Globo, como O Clone (2001) e, mais recentemente, participou de Topíssima e Reis, novelas da Record TV.

    Carlos Vereza (Senador Roberto Caxias)

    TV Globo/Reprodução Instagram

    Carlos Vereza interpretou o senador Roberto Caxias, amigo mais próximo de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) na trama. O personagem ficou marcado por ser um político justo e anticorrupção, o que fez com que fosse perseguido ao longo da novela. Hoje, Carlos Vereza está com 83 anos e sua última participação na novela foi Velho Chico, em 2016.

    Lavínia Vlasak (Lia Mezenga)

    TV Globo/Reprodução Facebook

    Em O Rei do Gado, Lavínia Vlasak vivia Lia, filha de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) e interesse amoroso do cantor Almir Sater, que interpretou o músico Pirilampo. A novela foi um dos primeiros papéis de destaque para a atriz e sua última participação em uma novela foi em Bom Sucesso, de 2019.

    Stênio Garcia (Zé do Araguaia)

    TV Globo/Divulgação

    Stênio Garcia deu vida a Zé do Araguaia em O Rei do Gado. Zé era um capataz fiel da fazenda de Bruno (Antônio Fagundes), dois atores já haviam feito uma dupla icônica anteriormente na série Carga Pesada.

    O personagem cria uma bela relação com a personagem de Patrícia Pillar (Luana) quando ela chega à fazenda. Agora, o ator faz pequenas participações em novelas e outros programas, sendo as últimas Deus Salve o Rei (2018) e Filhas de Eva (2021).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top