Vestígios do Dia
    Você assistiu Vestígios do Dia ?

Enviada em 6 de outubro de 2019
    Mais um clássico instantâneo da Merchant-Ivory, Vestígios do Dia é praticamente um milagre em forma de filme, considerando os padrões e tendências da indústria cinematográfica nas últimas décadas. Direção, roteiro, e elenco em perfeita sintonia, em um quebra-cabeças de narrativa audiovisual e também de exercícios de linguagem. A transição que se faz aqui do livro homônimo para o argumento em fita é nada menos que estupenda, chegando a até aprimorar as mensagens sutis, mas contundentes do material de origem no tocante ao ambíguo senso de patriotismo no ocidente, sistema de classes sociais, alienação, e instinto libertário do ser humano. Anthony Hopkins pode ter ficado marcado no cinema como Hannibal, mas é aqui que o talento totalmente fora do comum do ator galês realmente alcança seu ápice, apenas observe o que ele faz com os olhos...Emma Thompson está magnífica como sempre, mesmo interpretando uma personagem indelevelmente maçante, a atriz tira o melhor possível de sua M. Kenton, embora ainda ofuscada(para não dizer engolida em cena) pela maestria da composição de Hopkins. A icônica produtora anglo-americana tem filmes um pouco melhores, mas este aqui vale mais do que apena só pelo elenco de primeira categoria, sem falar da trama inteligente com sub textos provocativos. Um belíssimo filme, prato cheio para quem gosta de um drama de época com comentários sociais. 9/10
    Maiko D
    Maiko D

Enviada em 26 de novembro de 2014
    Talvez seja suspeito para falar desse tipo de filme. Gosto de filmes com histórias reais como pano de fundo, mormente filmes de época em períodos históricos. No caso, o desenrolar político que desencadeia a segunda guerra mundial, enquanto conta a história de subalternos. O filme tem uma ótima fotografia e, como sempre, uma atuação marcante de Anthony Hopkins.
    Maisa C.
    Maisa C.

Enviada em 20 de novembro de 2016
    Filme interessante, baseado no livro de Ishiguro, que traça não apenas os desentendimentos e inseguranças de dois personagens que se amam, como também, e mais importante, narra parte da trágica história da segunda guerra mundial.
    A maior reflexão que me trouxe foi perceber como somos levados a agir de tal e qual modo a partir da influência e carisma que outros teem sobre nossas vidas.
    Fotografia linda, excelentes atores e trilha sonora bela. Adorei!
    L. Henrique & Paula
    L. Henrique & Paula

Vestígios do dia é um filme forte, intenso. Um drama que permanecerá por muitos anos dentre os mais importantes, isso ocorrerá não apenas pela história ou pela atuação, mas pelo conjunto da obra. Aqui foram reunidos competência, talento, essência dramática e romance. Recomendo.
    Marcelo R
    Marcelo R

Enviada em 14 de março de 2019
    Sem dúvida um dos melhores dramas dos anos 90. O filme se passa em uma mansão na Inglaterra onde acontecem diversas reuniões diplomáticas pós guerra. Anthony Hopkings sem dúvida tem uma de suas melhores interpretações no cinema, onde juntamente com Emma Thompson, exercem os papéis principais. Ótima fotografia e um filme perfeitamente bem dirigido.
    Geraldo Henrique A
    Geraldo Henrique A

Enviada em 25 de outubro de 2019
    Excelente filme, daqueles que são produzidos de quando em quando. Os atores nos agraciam com ótimas atuações. O roteiro é corretíssimo. A direção, muito competente. Recomendo.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 28 de maio de 2020
    O dizer de um filme estrelado por Anthony Hopkins e Emma Thompson contando uma história de amor que não consegue superar os limites de ser um bom profissional nas tarefas que são designadas para administrar uma mansão na época da segunda guerra mundial. A direção é impecável e o duelo entre os titãs Hopkins e Emma torna o filme num clássico de época impecável. Bonito, sensível, forte e intenso que leva a um final surpreendente. Que assistir verá, vale a pena conferir.
    Jacqueline Souza Soares
    Jacqueline Souza Soares

Enviada em 4 de maio de 2023
    Achei o filme cansativo e com pouco conteúdo. Realmente esperava mais de um filme com um excelente elenco e ótima atuação de Anthony Hopkins.
    CAMILA M.
    CAMILA M.

Enviada em 11 de maio de 2020
    Acredito que a sinopse não relata fielmente o filme. É um filme muito gostoso de assistir, não é para todos.
    A essência do filme, na minha opinião, envolve dois personagens que nitidamente nutrem um sentimento um pelo outro, porém por algum motivo, talvez orgulho, não se deram a oportunidade de investir nesse relacionamento. E fica claro que uma atitude em nossas vidas pode mudar todo o nosso futuro, muitas vezes levando ao arrependimento, e nem sempre tentar consertar algo dará certo. spoiler:
    BRANCA MELLO FRANCO
    BRANCA MELLO FRANCO

Enviada em 16 de fevereiro de 2023
    Assisti ao filme quando foi lançado e fiquei fascinada. Não há filme que dê errado com atores do nível de Emma Thompson e Anthony Hopkins. spoiler: Há uma tensão durante todo o filme, porque, de alguma forma, a mensagem da trama é bastante clara quanto ao fato de que, em nossas vidas, muitas vezes reprimimos sentimentos fortes de amor e carinho por pessoas especiais, porque damos prioridade às nossas carreiras profissionais (sem conseguir conciliar a vida afetiva com a trajetória nos nossos trabalhos), ou mesmo porque podemos ser, muitas vezes, absolutamente incompetentes em lidar com situações mais emocionais e, por isso, desestabilizadoras
    . O roteiro é brilhante e a recriação cenográfica de época é perfeita. O final, para mim, foi surpreendente, e poucas vezes, no Cinema, torci tanto para que o desfecho da história fosse outro. Filme sensível, bem produzido, bem roteirizado e com elenco de primeira linha. Não dá para não assistir.