Correspondente Estrangeiro
    3,2
    Você assistiu Correspondente Estrangeiro ?

Enviada em 16 de fevereiro de 2021
    O Gênio Alfred Hitchcock no início de sua linda trajetória fora do seu país de origem e ele dar um show de direção, apesar aqui de não ser dos seus melhores filmes, mas sua direção é formidável. Muito bom.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 27 de janeiro de 2020
    No cenário desolador de início de segunda guerra mundial,o cinema pega como pano de fundo a grande guerra para fazer um suspense dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock.Se tinha um grande tema a ser abordado na época era a grande guerra que acabara de começar,e assim se abria inúmeras possibilidades para fazer um filme,assim nas mãos de 6 roteiristas surgiu a boa ideia diga-se de passagem de um correspondente que vai a europa para buscar informações sobre uma possível 2° guerra,lá ele vai entrevistar um importante diplomata holandês que é assassinado na frente de todos,o problema é que para o correspondente tudo foi armação já que ele acredita que um sósia foi morto e o verdadeiro está sendo mantido para roubar importantes informações.Apesar da indicação de melhor roteiro,melhor filme,melhor ator coadjuvante,cinematografia,direção de arte e efeitos especiais,o filme não é perfeito,a ideia em si é muito boa mas a execução tem falhas,o ritmo é as vezes lento e vemos bastante diálogos que as vezes inflam a trama.Os personagens possuem características definidas apesar de certas atitudes de pelo menos um não ser muito lógica.Mas há muitos momentos que o diretor incrementa sua marca e nos entrega grandes cenas,como a perseguição no primeiro ato e a grande cena do avião que esbanja qualidade.Os efeitos especiais da época mesmo que limitados,funcionam incrivelmente e nos entregam excelentes momentos.Com um ritmo que é um pouco inconstante em momentos deslocados,o filme acha sua linha narrativa e com a qualidade intrínseca da direção entrega um bom filme que tem em sua cena final um retrato triste do mundo naquela época.
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 22 de agosto de 2013
    Filme de 1940 que teve 6 indicações ao Oscar (incluindo melhor filme e melhor roteiro), o que Hitchcock chamava de filme de fantasia, é um thriller em que um jornalista acaba envolvido em uma trama na Europa pré-2ª Guerra Mundial.
    O roteiro é de Charles Bennet e Joan Harrison e conta a história de Johnny Jones (Joel McCrea) funcionário de um jornal americano acaba sendo recrutado por seu chefe para conseguir informações a respeito do início da guerra. Durante sua cobertura presencia a morte do diplomata holandês Van Meer (Albert Bassermann). Porém ele acaba descobrindo que quem morreu na verdade era um sósia do diplomata e que na verdade o verdadeiro fora seqüestrado por agentes que querem descobrir um segredo que ele possui.
    Eu não canso de falar: Hitchcock é um diretor com D maiúsculo. Ele tem um cuidado excessivo em relação a suas filmagens e nesse filme consegue criar efeitos que enaltecem a obra em si. A famosa cena do avião é uma. Ele criou, digamos truques, que fizeram com que muita gente pensasse como ele conseguiu filmar a cena. E a cena da multidão de guarda chuvas. O assassino que se esgueira pela multidão é também um dos pontos fortes.
    A direção realizada na cena dentro do moinho é feita para mim com maestria. Em um espaço pequeno ele consegue nos mostrar como nosso protagonista entre e sai de maneira excepcional. Ele mantém o nível de tensão nas alturas. Sem contar o que ele consegue por todo o filme. É impossível não ficarmos grudados na cadeira o tempo todo. Isso tudo a partir do que ele chamava de MacGuffin. A cláusula secreta que o diplomata holandês sabe é o recurso para a história se desenvolver. Para os personagens isso é fundamental, mas para ele, Hitchcock (que é o narrador do filme), isso não tem a menor importância.
    Mais uma vez Hitchcock nos introduz em uma história em que o protagonista, um homem comum, se envolve em uma aventura. Um filme de espionagem, cheio de tensão conduzido de maneira espetacular.
    Arthur
    Arthur

O mestre sabe como conduzir um filme, é uma peça fantástica, de roteiro simples e que tem cenas de muita aventura e muitas voltas. Engenhoso como sempre Hitchcock faz aqui uma espécie de James Bond com uma trama bem bolada (é claro que james Bond, seria uma cópia, pois este veio primeiro) o filme funciona muito bem e tem um final muito interessante e aqui tbm vemos a entrada dos nazistas em guerra com o mundo todo. Isso na verdade faz parte da história contada, confira e veja mais essa obra do mestre.