Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Ricardo L.
59.287 seguidores
2.750 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 16 de fevereiro de 2021
O Gênio Alfred Hitchcock no início de sua linda trajetória fora do seu país de origem e ele dar um show de direção, apesar aqui de não ser dos seus melhores filmes, mas sua direção é formidável. Muito bom.
No cenário desolador de início de segunda guerra mundial,o cinema pega como pano de fundo a grande guerra para fazer um suspense dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock.Se tinha um grande tema a ser abordado na época era a grande guerra que acabara de começar,e assim se abria inúmeras possibilidades para fazer um filme,assim nas mãos de 6 roteiristas surgiu a boa ideia diga-se de passagem de um correspondente que vai a europa para buscar informações sobre uma possível 2° guerra,lá ele vai entrevistar um importante diplomata holandês que é assassinado na frente de todos,o problema é que para o correspondente tudo foi armação já que ele acredita que um sósia foi morto e o verdadeiro está sendo mantido para roubar importantes informações.Apesar da indicação de melhor roteiro,melhor filme,melhor ator coadjuvante,cinematografia,direção de arte e efeitos especiais,o filme não é perfeito,a ideia em si é muito boa mas a execução tem falhas,o ritmo é as vezes lento e vemos bastante diálogos que as vezes inflam a trama.Os personagens possuem características definidas apesar de certas atitudes de pelo menos um não ser muito lógica.Mas há muitos momentos que o diretor incrementa sua marca e nos entrega grandes cenas,como a perseguição no primeiro ato e a grande cena do avião que esbanja qualidade.Os efeitos especiais da época mesmo que limitados,funcionam incrivelmente e nos entregam excelentes momentos.Com um ritmo que é um pouco inconstante em momentos deslocados,o filme acha sua linha narrativa e com a qualidade intrínseca da direção entrega um bom filme que tem em sua cena final um retrato triste do mundo naquela época.
Filme de 1940 que teve 6 indicações ao Oscar (incluindo melhor filme e melhor roteiro), o que Hitchcock chamava de filme de fantasia, é um thriller em que um jornalista acaba envolvido em uma trama na Europa pré-2ª Guerra Mundial. O roteiro é de Charles Bennet e Joan Harrison e conta a história de Johnny Jones (Joel McCrea) funcionário de um jornal americano acaba sendo recrutado por seu chefe para conseguir informações a respeito do início da guerra. Durante sua cobertura presencia a morte do diplomata holandês Van Meer (Albert Bassermann). Porém ele acaba descobrindo que quem morreu na verdade era um sósia do diplomata e que na verdade o verdadeiro fora seqüestrado por agentes que querem descobrir um segredo que ele possui. Eu não canso de falar: Hitchcock é um diretor com D maiúsculo. Ele tem um cuidado excessivo em relação a suas filmagens e nesse filme consegue criar efeitos que enaltecem a obra em si. A famosa cena do avião é uma. Ele criou, digamos truques, que fizeram com que muita gente pensasse como ele conseguiu filmar a cena. E a cena da multidão de guarda chuvas. O assassino que se esgueira pela multidão é também um dos pontos fortes. A direção realizada na cena dentro do moinho é feita para mim com maestria. Em um espaço pequeno ele consegue nos mostrar como nosso protagonista entre e sai de maneira excepcional. Ele mantém o nível de tensão nas alturas. Sem contar o que ele consegue por todo o filme. É impossível não ficarmos grudados na cadeira o tempo todo. Isso tudo a partir do que ele chamava de MacGuffin. A cláusula secreta que o diplomata holandês sabe é o recurso para a história se desenvolver. Para os personagens isso é fundamental, mas para ele, Hitchcock (que é o narrador do filme), isso não tem a menor importância. Mais uma vez Hitchcock nos introduz em uma história em que o protagonista, um homem comum, se envolve em uma aventura. Um filme de espionagem, cheio de tensão conduzido de maneira espetacular.
O mestre sabe como conduzir um filme, é uma peça fantástica, de roteiro simples e que tem cenas de muita aventura e muitas voltas. Engenhoso como sempre Hitchcock faz aqui uma espécie de James Bond com uma trama bem bolada (é claro que james Bond, seria uma cópia, pois este veio primeiro) o filme funciona muito bem e tem um final muito interessante e aqui tbm vemos a entrada dos nazistas em guerra com o mundo todo. Isso na verdade faz parte da história contada, confira e veja mais essa obra do mestre.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade