O Zelador Animal
    Regular
    O Zelador Animal

COMÉDIA QUE NÃO É O BICHO

por Roberto Cunha

Filmes com bichos falando já deixaram de ser novidade há muito tempo, mas a fórmula volta e meia aparece, e tenta a sorte nos cinemas. O Zelador Animal, como o título já entrega, está nessa manada e tem elementos de sobra para agradar os humanos de uma maneira geral.

Griffin (Kevin James) tinha um trabalho que era o bicho: zelador de um jardim zoológico. Para ele, nada era mais normal do que conviver com leões, elefantes, girafas, ursos, gorilas, entre outros. Estranho foi quando eles começaram a falar com ele para resolver um problema com uma gata que tinha dado um pé na bunda dele anos atrás, motivo de sua depressão. Só que os "novos" amigos não sabiam que ao ajudá-lo a reconquistá-la, a perua iria afastá-lo do trabalho para sempre. O conflito está armado e o bicho vai pegar.

Este é segundo longa que James produz junto com Adam Sandler. O primeiro foi o bem sucedido (localmente) Segurança de Shopping (2009) e eles já tinham atuado no sucesso Eu os Declaro Marido e... Larry (2007). A verdade é que o rechonchudo simpáticão já tem lugar cativo nas comédias adultas, devido ao desempenho a frente do seriado The King of Queens, de 1998.

No Brasil, sua pegada pode não ter o mesmo punch que no território gringo, mas ainda assim pode dar certo. Acostumados a fazer filmes para a sua "gangue", parece que eles esqueceram o real público final desse longa e o ponto negativo são algumas piadas grosseiras (e sexualizadas) que deveriam ser evitadas. Fora isso, estão lá todos os tombos, gritos e bobeirinhas que funcionam como ração para o gênero faminto por esse tipo de coisa.

Por aqui, a estreia será somente com cópias dubladas e o destaque vai para o humorista Marcelo Adnet, que faz a voz da bicharada, alguns com uma vocalização divertida. No elenco, o outro rosto conhecido é o de Rosario Dawson. A curiosidade vai para a participação de Joe Rogan, comentarista das lutas de M.M.A., no papel do vilão Gale e para a cena dos créditos finais com os bichos cantando o clássico do hard rock "More Than a Feeling", do Boston.

Para os saudosistas ligados em trilha sonora, "ouve só" quem pinta nas pradarias: "Boogie Wonderland" (Earth, Wind & Fire), Barry White, Commodores, K.C & Sunshine Band, EMF ("inacreditavelmente" deslocado no set list) e, de volta ao rock, Quiet Riot e Mötley Crüe., entre outros. Acertaram nas escolhas, dignas de um torrão de açúcar como recompensa.

Assim, não entre na jaula escura, quer dizer, sala, achando que vai ser mordido pela comédia do ano. O longa é  apenas uma diversão leve com temas universais (amor e amizade) e funciona bem como uma sessão da tarde.

Veja o trailer, curiosidades e imagens em O Zelador Animal.