Terra Sem Pão
    3,3
    Você assistiu Terra Sem Pão ?

1 Crítica do usuário

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 13 de maio de 2019
    Um relato de extraordinária pungência, porém, nada sentimentalista, de como pobreza, doença, desnutrição e ignorância podem existir em uma nação cristã civilizada, o documentário Terra sem Pão, de Luis Nuñuel, foi filmado na remota região montanhosa de Las Hurdes - uma pequena área ao norte da Estremadura, a menos de 100 quilômetros ao sul das glórias da cidade universitária de Salamanca - em 1932. Doenças físicas, psíquicas e sociais são calmamente observadas por uma câmera impassível. Buñuel tendo percebido que as imagens falariam em alto e bom som por si mesmas. Não obstante, ele sobrepõe planos das riquezas encontradas nas igrejas católicas. Buñuel ainda parece ciente de que, para aquele povo, a única libertação verdadeira do seu cruel sofrimento (a não ser que o Estado e a Igreja intervissem) está na própria morte e, certamente, muitas das atitudes tomadas para aliviar a fome e a dor deles parecem impulsionadas por um desejo perverso de extermínio. Cruel, frio, estranhamente belo e tão cáustico quanto enxofre.