Cidadão Kane
    Você assistiu Cidadão Kane ?

Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 1 de agosto de 2016
    Cidadão Kane é um filme com características de épico, e estava pelo menos 30 anos a frente do seu tempo, vamos começar pela espetacular fotografia de Gregg Toland, que para mim é uma das top 5 melhores fotografia do cinema, todos os ângulos de câmera, as metáforas, a edição, os planos fechados, o uso da luz natural e artificial, as montagens de cenários são algo inexplicáveis (Lembre-se do discurso de Kane), o roteiro de J. Mankiewicz é ótimo, usando flashbacks (algo novo na época) e a linha do tempo a seu favor, eu realmente não sei dizer se esse filme foi o primeiro do cinema a usar esses recursos narrativos, acredito que não, mas com certeza foi um dos primeiros a usar de maneira magnifica, a trilha sonora é precisa, e as atuações são muito boas, principalmente a de Orson Welles que faz um trabalho magnifico, como diretor e ator, vale uma referencia as cenas “Pós credito” que explica que todos os atores são novatos, legal falar também que o nome do diretor de fotografia Gregg Toland é creditado ao lado de Orson, Cidadão Kane marcou a historia do cinema como conhecemos hoje, para que for ver o filme hoje notará que a maioria das “coisas” são muito comuns hoje em dia e não entendera porque o filme é tão prestigiado, mas lembre-se que cidadão kane Inventou esse monte de “Coisas”.
    Matheus G.
    Matheus G.

Enviada em 27 de novembro de 2013
    Eu amei esse filme ele é simplesmente perfeito, é muito impressionante o jeito que Orson Welles o dirigiu, com seus flash back que até então não existia, o jeito de ser filmado, e o roteiro que é impressionante, e a belíssimas atuações, um filme sem erros. O cinema é dividido em duas partes "Antes de cidadão kane e depois de cidadão kane". Perfeito.

Enviada em 27 de julho de 2020
    Assisti mais de 10 mil filmes, mas só agora tive a oportunidade de assistir. Considerado o melhor filme de todos os tempos por alguns, reconheço a qualidade do roteiro, da fotografia e da interpretação de Orson Welles. Kane era uma criança pobre e feliz, mas foi separado da família como herdeiro de banqueiro e nunca foi feliz por completo. Toda a trama está em após a sua morte entender o significado de sua última palavra Rosebud que o transporta para o tempo que era realmente feliz.
    Jarbas P.
    Jarbas P.

Enviada em 8 de maio de 2014
    Apesar de gostar do filme, vejo o filme como supervalorizado, não vejo como uma questão de "época"...até porque outros "clássicos" do cinema, na minha opinião, são muito mais envolventes e possuem tramas muito mais criativas do que Cidadão Kane. Também não me encheu os olhos nenhuma atuação em específico. Talvez tenha passado 50 anos sendo considerado o melhor filme da história por representar um marco em técnicas de cinema...mas não vejo como este filme ser considerado o melhor filme da história. Bom...opinião, todo mundo tem a sua!
    OBS: Em algumas críticas, afirmam que Welles usou um artifício "notável" no começo do filme, teoricamente a única pessoa que teria escutado Kane falando "Rosebud" no momento de sua morte, seria o espectador. E as pessoas saberiam que ele teria o feito, porque o telespectador teria contado (já que não aparece ninguém no quarto no momento fatídico)...colocando o espectador dentro da trama, porém, se realmente essa foi a sua intenção. Há uma falha próxima ao fim do filme. O mordomo, afirma que o ouviu falando "Rosebud", depois a bola caiu e se espatifou, para ter visto isso, ele teria que ter estado no quarto. O que desfaz a teoria de que Welles tenha criado e inserido essa técnica "notável" no filme.

Enviada em 29 de maio de 2018
    Considerado pela critica especializada como um dos melhores filmes de todos os tempos e até por alguns como o melhor! com certeza tem uma abertura impressionante, sendo um filme feito em 1941 e com tanta perfeição, realmente é de cair o queixo a parte da janela, onde fica o tempo todo no angulo e de repente estar dentro do quarto, cena perfeita, as atuações são incríveis, Orson Welles está impressionante, tanto na atuação, como na direção, parte técnica é deslumbrante e entre outros fatores, filme indicado a 9 óscar, mas impressionantemente só ganhou um, de roteiro original, hoje ganharia fácil, apesar de eu gostar mais de Como era verde meu vale, mas sei da importância que Cidadão Kane é para o cinema e sua revolução, ele ganharia Filme, direção, ator, montagem, fotografia, Som e direção de arte, totalizando 8 óscar. Cidadão Kane é um marco da sétima arte e continua a fazer fãs até hoje.
    Alessandro F.
    Alessandro F.

Enviada em 2 de maio de 2013
    Sempre li e escutei que esse era considerado o melhor filme de todos os tempos. Resolvi comprar o filme e assisti-lo. Eu, particularmente me decepcionei. Tudo bem que nem sempre os melhores filmes são os mais premiados, mas vejo que este sinceramente não os mereceu. Acho que houve uma supervalorização desse filme. Não gostei. Será que tenho que repensar meus conceitos por filmes?
    Enviada em 20 de novembro de 2015
    Sempre ouvi falar super bem de "Cidadão Kane".Considerado por muitos o melhor filme já produzido na história do cinema.Pois bem,não consegui ver por qual motivo...
    Indicado as principais categorias do Oscar de 1942,e perdendo em todas.Levando pra casa apenas por Melhor Roteiro Original.
    É claro que o filme tem suas atrações.Fotografia e a trilha sonora conseguiram me impressionar também,nada mais!

-Filme assistido em 19 de Novembro de 2015
    -Nota 6/10
    Lucas V.
    Lucas V.

Enviada em 19 de julho de 2014
    Não acho que seja a maior obra do Cinema, porém é inegável que é um excelente filme e o Orson Welles foi genial nesse filme, depois desse filme, o cinema não foi o mesmo, trouxe várias inovações, sem falar no misterioso "rosebud".

Está entre os meus favoritos, pela importância, e claro pela genialidade do Orson Welles.
    Leonardo C.
    Leonardo C.

Enviada em 29 de abril de 2014
    Um bom filme. Confesso que esperava muito mais pelo que já tinha escutado falar. É claro que tem que se levar em consideração que na época o filme trouxe grandes inovações para o cinema, mas hoje diria que é apenas um bom filme.
    Alvino
    Alvino

Enviada em 18 de janeiro de 2016
    Lento para o meu tempo, entretanto, sempre que assistimos filmes antigos temos que estar no corpo de alguém da década de 41. Nesse corpo eu ficaria entusiasmada com a cena do menino brincando na neve, a liberdade de poder olhar por dentro e por fora da janela, é demais a fotografia desse filme!

Quando meus netos (daqui a uns 30 anos) assistirem os filmes que assistimos hoje, vão estranhar também... E eu vou dizer: "Isso era tecnologia de ponta na minha época!".