Cidade das Sombras
    3,4
    Você assistiu Cidade das Sombras ?

Birovisky
    Birovisky

Enviada em 10 de janeiro de 2018
    Sem espaços e sem escravidão: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com/2018/01/10/rezenha-critica-cidade-das-sombras-1998/

Descobri por acaso a existência deste filme nos já tradicionais comentários de Internet, já encontrei muita coisa boa desta forma, o conceito da obra inspirou o clássico Matrix e logicamente fui correndo assistir para ver se era tudo isso mesmo. Confiram a “rezenha” crítica de Cidade das Sombras.

Cidade das Sombras tem a mesma pegada fotográfica de Brazil o Filme (confiram “rezenha” crítica aqui), uma cidade totalmente oposta a utopia de uma vida feliz cheia de cores, ou seja, a população que mora na estranha cidade vive sob a eterna noite envolta de grandes edifícios sem vida que transmitem a quem está assistindo uma sensação de mistério e claustrofobia, mesmo os personagens estando na rua. Neste ponto a obra acertou a mão (pelo menos até perto do último ato) criando um clima todo sombrio.

Tem um excelente começo, particularmente gosto de filmes que te jogam na cara tudo de uma vez onde nem você e muito menos o personagem central sabe o que está acontecendo e fica aquela correria ensandecida.

Infelizmente os elogios ficam apenas nesse quesito fotográfico, ainda bem que Matrix “chupinhou” alguns conceitos da obra e fez um clássico, porque seria desperdício uma teoria tão bacana ser tão mal aproveitada. Mesmo Cidade das Sombras tendo uma duração relativamente curta ainda sim fica tudo muito perdido e jogado no ar, apesar de ter um final relativamente bem explicado do meio até o final é tudo muito cansativo apesar das boas atuações, principalmente no final onde a batalha se transforma algo no melhor estilo Dragon Ball, fica bizarro vindo de um filme que até então estava com um clima sério.

O conceito de que pessoas foram abduzidas para serem testadas como ratos de laboratório onde suas memórias são sempre trocadas por de outros humanos é muito interessante, viver uma vida que não é nossa, controlada por seres ou entidades superiores, mas infelizmente o amontoado de ideias e do que se poderia trabalhar se perde em um roteiro mal feito.

Iria assistir de novo? Não.

Minha nota é 2/5.
    rod.10
    rod.10

Otimo! um dos melhores filmes sobre como a humanidade pode acabar continuando alienados consumindo todos os recursos e poluindo o meio ambiente. Excelenta, vale um estudo aprofundado! Espero que mais gente veja esse filme e abra um pouco a sua mente! abraços
    Dani Vieira
    Dani Vieira

tbm num achei um filme ruim, mexe com a nossa cabeça e faz com q tenhamos idéias deferentes sobre certos aspctos da vida, o que atrapalha que muitas pessoas num entenderam a forma que isso foi colocado neste filme.
    Ismael J.
    Ismael J.

Enviada em 22 de julho de 2014
    Filme bem interessante mostrando como podemos mudar nossas personalidades em função do ambiente em que vivemos.