Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Ghost - Do Outro Lado da Vida" e da sua filmagem!

Característica da atriz

Uma das razões que fez com que Demi Moore ganhasse o papel de Molly Jensen, foi sua capacidade de chorar com olhar fixo.

Disputa pelo papel

Meg Ryan recusou a oferta do personagem Molly. As atrizes Molly Ringwald e Nicole Kidman chegaram a fazer testes para o papel, mas ele acabou nas mãos de Demi Moore.

O roteirista indicou ...

Na hora de selecionar o elenco, o roteirista Bruce Joel Rubin indicou Patrick Swayze para o papel de Sam Wheat. A sugestão do nome veio depois dele ter assistido uma entrevista do ator, onde ele chorava quando falava sobre o pai. Rubin disse que se um cara estilo machão pode chorar por um ente querido, ele é perfeito para Ghost - Do Outro Lado da Vida.

... mas o diretor não gostou. Até se render.

O diretor considerou a sugestão completamente equivocada e fez testes com vários atores como Tom Hanks, Tom Cruise, Nicolas Cage, Johnny Depp, entre outros igualmente famosos. Com o resultado ruim, o cineasta decidiu dar uma chance para Swayze, ainda apostando que daria errado. O teste foi o melhor de todos e o ator foi contratado na hora.

Descrença

O astro Bruce Willis, na época ainda marido de Demi Moore, também chegou a fazer teste, mas disse que o filme não daria certo.

Comparação

Na hora de descrever o que queria com o efeito de Sam passando pelas paredes, o diretor usou o exemplo de um guardanapo sendo imerso em um copo de café.

Convidou a mamãe

A mãe do diretor, Charlotte Zucker, faz uma ponta no filme como funcionária do banco.

Chamou a responsabilidade

É o primeiro filme em que Zucker assina a direção sozinho.

Xodó próprio

Tornou-se o filme favorito do diretor.

Fantasmas abstratos

O roteirista Bruce Joel Rubin não gostou da ideia dos espíritos da escuridão terem rostos e mãos. Para ele, o ideal seria algo como sombras sem forma humanas.

Em família

Sondra Rubin, filha do roteirista Bruce Joel Rubin, fez o papel da freira que desmaia sobre o cheque.

Desconfiança inicial

Rubin afirmou que tinha dúvidas se Jerry Zucker conseguiria tocar o projeto devido aos seus trabalhos em comédias malucas como Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu, entre outras.

Pontapé inicial

A cena do personagem Molly (Moore) na delegacia foi a primeira a ser filmada.

Truque de sonoplastia

O som emitido pelos espíritos das trevas, na verdade, eram gravações de ruídos de bebês em alta rotação.

Locações

Rodado em diversas locações de Nova York e também nos estúdios da Paramount, em Los Angeles, na Califórnia.

Estação de metrô

As cenas do metrô foram filmadas num nível abandonado pela companhia na estação da Rua 42. Os trens, por sinal, trafegam em sentido contrário ao que acontecia quando estavam em operação.

Interpretação brilhante

O papel de Oda Mae Brown não tinha sido escrito para Whoopi Goldberg, mas Patrick Swayze a admirava muito e convenceu os produtores de que ela seria a escolha certa para o personagem. A comprovação do palpite veio com a conquista do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Organizando a agenda

Um pouco antes de as filmagens começarem, Whoopi Goldberg não tinha certeza se conseguiria ter tempo para as gravações. Por conta disso, o papel chegou a ser oferecido para Jackee Harry, que o aceitou, mas em cima da hora Goldberg voltou aos sets e Harry perdeu a chance.

Tentou, mas não deu

A atriz Patti LaBelle chegou a fazer testes para viver Oda Mae Brown.

Apelo musical

A música que o personagem Sam (Swayze) canta para Oda Mae (Goldberg) ajudá-lo é "Henry the 8th, I Am". Em determinada parte da letra é dito "She wouldn't have a Willie or a Sam", que são dois nomes presentes no filme: Sam e seu assassino Willie.

Desafio na atuação

Patrick Swayze disse que Sam Wheat foi o personagem mais difícil de sua carreira porque ele observava mais do que agia.

Cena antológica

Patrick Swayze afirmou também que a antológica cena da cerâmica com Demi Moore foi a coisa mais sexy que já tinha feito num filme.

Mal entendido com a polícia

Quando Sam segue Willie até seu apartamento descobre que seu sobrenome é Lopez por causa da etiqueta no interfone e passa a informação para Oda Mae. Só que o nome, na verdade, está escrito numa fita por cima do verdadeiro nome do ocupante. Isso explica porque quando Molly informa para a polícia, não existe registro identificando Willie Lopez.

Referências

Em um diálogo entre Molly e Sam, ela diz que ele tem uma "vida encantada". Essa expressão está contida em Macbeth de William Shakespeare, quando o personagem é morto logo após falar sobre isso. No filme, Sam é morto depois de assistir uma produção de Macbeth.

Para não borrar a maquiagem

Nas exibições de Ghost - Do Outro Lado da Vida ocorridas em um cinema de Monterrey, no México, as mulheres recebiam um envelope ao entrar onde se lia "Solo para mujeres" e, dentro dele, tinha um pequeno lenço.

Coisas do destino

O ator Vincent Schiavelli, do clássico Um Estranho no Ninho, é quem faz o fantasma do metrô e ensina coisas para Sam (Patrick Swayze). Em uma cena, o personagem de Schiavelli quebra uma máquina e deseja fumar um cigarro. Numa mórbida coincidência, tanto ele quanto Patrick Swayze, morreram de câncer aos 57 anos.

Freiras

Por coincidência, o personagem de Whoopi Goldberg encontra com duas freiras. Ela interpretou freiras nos filmes Mudança de Hábito (1992), Mudança de Hábito 2 (1993).

Prêmios

OSCAR

Ganhou

1991

Melhor Atriz Coadjuvante - Whoopi Goldberg

Melhor Roteiro

Indicações

Melhor Filme

Melhor Edição

Melhor Música

BAFTA

Ganhou

1991

Melhor Atriz Coadjuvante - Whoopi Goldberg

Indicações

Melhor Maquiagem

Melhor Roteiro Original

Melhor Efeitos Especiais

GLOBO DE OURO

Ganhou

1991

Melhor Atriz Coadjuvante - Whoopi Goldberg

Indicações

Melhor Filme - Comédia/Musical

Melhor Ator - Comédia/Musical - Patrick Swayze

Melhor Atriz - Comédia/Musical - Demi Moore

PEOPLE'S CHOICE AWARDS

Ganhou

1991

Melhor Filme - Drama

SATELLITE AWARDS

Indicações

2007

Melhor DVD Clássico

Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias