Quilombo
    Você assistiu Quilombo ?

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 1 de abril de 2019
    Filme de 1984 dirigido por Cacá Diegues, baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas. Nos primórdios de nossa civilização, os negros africanos trazidos pelos portugueses para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar, que não suportavam os maus tratos dos senhores, fugiam para o interior do país e se organizavam em comunidades. A mais famosa foi a do Quilombo dos Palmares, cuja história é contada nesse filme. Nesse Quilombo não havia só negros fugitivos, mas, índios e brancos que eram perseguidos ou estavam insatisfeitos com a vida que levavam na Colônia. Ganga Zumba (Toni Tornado) é o líder; o rei da comunidade. Dandara (Zezé mota) é sua mulher; Zumbi (Antônio Pompeo) e Ana Ferro (Vera Fischer). Quatro importantes personagens desse filme de dramaticidade. Uma aula dada por Cacá Diegues sobre um dos mais sombrios e lindos episódios de nossa história. Um elenco brilhante, conta com Jofre Soares, Camila Pitanga, Antônio Pitanga, Jonas Bloch, Milton Gonçalves, Dona Zica (ela mesma, esposa de Cartola), Daniel Filho, Maurício do Valle, entre outros. Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes e premiado no Festival de Miami 1984 (EUA).
    Rafi Nha70
    Rafi Nha70

Enviada em 20 de abril de 2020
    Ótima produção.
    O Brasil precisa de mais produções assim,o país necessita de mais cultura e disseminação da história!