O Homem que Copiava
    Você assistiu O Homem que Copiava ?

Leo Thomas D.
    Leo Thomas D.

Enviada em 5 de novembro de 2015
    Filme muito bom, contado através do ponto de vista do protagonista, Lázaro vai muito bem no filme, quem não viu ainda, pode assistir que é muito bom!
    Wellingta M
    Wellingta M

Um dos melhores filmes do nosso cinema. Roteiro fantático de Jorge Furtado, com atuações marcantes de Lázaro Ramos, Leandra leal, Pedro cardoso e até Luana Piovani. Adoro e recomendo.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Alguns anos atrás ouvi os mais diversos elogios a um curta-metragem nacional, "Ilha das Flores", considerado o melhor de todos os tempos. Após alguma procura enfim consegui achá-lo numa mostra no Rio de Janeiro, constatando que realmente tratava-se de um genial curta-metragem, não só pelo formato com o qual é trabalhado mas também pela mensagem que passa. Todo este prólogo serve para dizer que "O Homem Que Copiava" tem muito de "Ilha das Flores". O diretor é o mesmo, Jorge Furtado, e o tratamento da narrativa de ambos os filmes é bastante parecido. Aqui Furtado usa os mais diversos estilos - animação, colagem, quadrinhos, etc - para contar a história de um jovem voyeur que se apaixona pela sua vizinha. Esta diversidade é um dos pontos altos do filme, pois ao mesmo tempo em que surpreende consegue entreter o espectador, e acaba se transformando em um grande aliado ao criativo roteiro, outro ponto alto do filme. Em sua 1ª metade, aproximadamente, o filme é basicamente focado nos pensamentos do personagem de Lázaro Ramos, que servem para que o espectador possa compreender melhor o mundo do protagonista. É neste período em que as semelhanças com "Ilha das Flores" são mais visíveis e é também neste período que, curiosamente, pouquíssimo se anda na história central do filme. Fala-se da vida de André, de seus sonhos, de seu trabalho, de seu passado, de sua paixão por Sílvia, mas muito pouco da história se desenvolve neste período. Por outro lado, esta é também a melhor e mais divertida parte do filme. Na 2ª metade é que a história da paixão entre André e Sílvia realmente se desenrola. Neste momento o filme deixa um pouco de lado o tom cômico para ir se transformando, aos poucos, em um leve suspense. No final ainda há uma curiosa surpresa, daquelas que faz com que você reveja o filme em sua mente para poder reencaixar as peças do quebra-cabeça. ´"O Homem Que Copiava" é um bom filme, divertido e imprevisível, que se baseia principalmente no roteiro e na direção de Jorge Furtado. As atuações do elenco são boas, em especial a de Leandra Leal, mas elas acabam sendo ofuscadas pelos rumos que a narrativa e a própria história tomam no filme. Não chega a ser tão bom quanto "Houve Uma Vez Dois Verões", filme anterior de Furtado, mas vale a ida ao cinema."
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 13 de agosto de 2021
    "O homem que copiava" consegue mesclar um inteligente roteiro, boas atuações e uma direção simples e cativante, utilizando diversos recursos visuais e com um grande poder de convencimento, o brilhante diretor gaúcho Jorge Furtado consegue causar um pertencimento do telespectador junto a sua obra através dos seus personagens.

O roteiro incialmente começa trabalhando com uma narrativa simples, contando a historia de um apaixonado e jovem rapaz que busca dinheiro para fugir com a sua amada, de certa forma é até uma trama simples que vai se construído em algo sujo e criminoso, com um elenco de apoio magnifico e ótimos textos, temos personagens marcantes, uma ótima linha do tempo, diversas quebras de expectativas e um final inteligente que conversa com uma das cenas mais clássicas do filme, a cena do "André seguindo no ônibus" é uma brincadeira narrativa perfeita.

Como já tido, os personagens de apoio são excelentes e seus atores dão vidas aos mesmo com toques especiais e trejeitos próprios, destaque para Luana Piovani e Pedro Cardoso, outro ponto legal de comentar é a triste fotografia combinada a uma triste e velha locação escolhida para filmar o filme, tudo combina a um clima triste e depressivo.

"O homem que copiava" está muito longe de ser um filme perfeito, alguns erros de continuidade existem, mas mesmo com uma clara simplicidade o longa funciona. Nota 8/10
    Wallace F
    Wallace F

Enviada em 23 de maio de 2020
    Uma obra prima do cinema nacional. O roteiro é tão sensacional que te prende do início ao fim. Lázaro Ramos e Pedro Cardoso com diálogos engraçadíssimos, é um filme que eu adoro e vejo trocentas vezes.
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 20 de outubro de 2020
    Uma delicia de roteiro, e um elenco de peso! o filme é uma trama que te prende , tem muita licença poética , em grande parte narrado em primeira pessoa , fala sobre a esperança e a amargura  de dias melhores , sobre  dificuldades financeiras ., sobre amor ., tudo isso em meio a uma trama policial envolvente ! posso afirmar que é um clássico e um dos melhores filmes  do cinema nacional!
    Eduardo Buss
    Eduardo Buss

Enviada em 24 de junho de 2018
    O filme é excelente, com certeza o melhor filme nacional que já vi.
    A atuação de Lázaro Ramos também é ótima, o filme tem um tom meio triste, como se o protagonista estivesse conversando e "desabafando" com nós, espectadores.
    A revelação no final(o ponto de vista da menina) deixou o filme bem mais legal, desde o começo ela sabia de tudo e já estava á fim dele!
    Recomendo!
    Renan Rossi
    Renan Rossi

Enviada em 2 de março de 2012
    Um dos melhores filmes nacionais, muito bem bolado e divertido.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Um dos melhores filmes Brasileiros que vi, muito boa a história!!
    Jairo D.
    Jairo D.

Enviada em 9 de agosto de 2017
    Um grande exemplar do cinema nacional, concebido com inteligência, seriedade e magia; à nível de Hollywood.Parabéns!