O Jardineiro Fiel
    Você assistiu O Jardineiro Fiel ?

Nany M.
    Nany M.

Enviada em 15 de maio de 2012
    Esse filme é lindo, sensivel. Esse é o tipo de filme que nos faz entender o porque o cinema é um arte.
    Direcão impecavel. Atores classe A.
    marc gogh
    marc gogh

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    "O Jardineiro fiel", filme americano, o diretor é brasileiro, Fernando Meireles. A história gira em torno do marido, que parte em busca de respostas ao assassinato da esposa, médica atuante no tratamento da tuberculose ao povo da África. Ao chegar, começa a não encontrar respaldo aos seus questionamentos e tudo está envolto a mistérios que teima em descobrir.

Passa a ver que não deu importância ao trabalho da esposa e por não ter-se envolvido antes, tenta agora, resgatar o propósito dela. Descobre que a esposa exigia uma ética,que os diversos organismos de atendimento ao povo deixavam pendentes, por interesses diversos ligados à indústria farmacêutica e milhões de dólares.

Como passa a incomodar o sistema, descobrindo mais do que deveria, sofre restrições de todos os lados para evitar que o conhecimento vá a público. Teimoso, consegue as provas necessárias e as encaminha. Finalmente entendeu a postura da esposa e seu amor por ele. No final vai ao encontro dela, por sua escolha, numa praia deserta que frequentaram antes e suicida-se.

O filme é muito triste, demasiadamente triste por vermos que o povo africano passa por humilhações em sua sobrevivência, sujeitados a cobaias, atendendo a um sistema mercadológico preocupado apenas com lucros e a riqueza de um pequeno grupo. Até quando esse povo será escravizado, Meu Deus!
    Dienifer S
    Dienifer S

Perfeito
    Lorena R
    Lorena R

...Ótima história, inteligente e interessante, além de emocinante.
    Condessa de Monte Cristo
    Condessa de Monte Cristo

...Excelente. O desenrolar da história me surpreendeu. Achei q fosse uma coisa e na verdade era outra. Muito sacado. A.D.O.R.E.I
    William
    William

Emocionante, envolvente e surpreendente, um dos melhores trabalhos de Finnes.
    Manu Félix
    Manu Félix

Filme muito bem feito mostrando problemas sociais, de relacionamento humano e conhecimento de si proprio, ou seja, dos seus ideais. Vale a pena assistir!
    Rafael V
    Rafael V

O Jardineiro Fiel:
    Excelente filme, o melhor do ano de 2005. Direção do brasileiro Fernando Meirelles, com Ralph Fiennes e Rachel Weisz (ótimas atuações). Meirelles dirige uma história/roteiro com perfeição. Ele concorreu ao Globo de Ouro (prévia do Oscar) nas categorias de melhor filme dramático e melhor diretor, sendo que Meirelles já havia concorrido ao próprio Oscar, de melhor diretor, por "Cidade de Deus" (também excelente filme). "O Jardineiro Fiel" é a primeira incursão de Meirelles em projetos internacionais e logo consagrada pela crítica internacional. A história é uma forte crítica contra os laboratórios multinacionais de remédios, que tentam monopolizar o mercado de medicamentos, conseguindo lucros exorbitantes, através da cura de pessoas doentes no mundo todo, mas sem se preocupar em curá-los, sempre pensando, primeiramente e unicamente, até, nos lucros, a cura é secundária, ou seja, o filme critica também a globalização enorme que toma conta do mundo nos dias de hoje. Mostra também, de forma sutil e indireta, o papel de desmoralização de instituições internacionais, como a ONU, por exemplo; mostra também a utilização de cobaias humanas, para acertar na dosagem e nas drogas dos remédios, mesmo que levem à morte daquelas, elas podem morrer, mas é para o bem de um número maior de pessoas, ou seja: morrem alguns seres humanos, mas é para o bem do resto da humanidade. Filme forte e contundente, que mostra também uma bonita história de amor. Excelente! Dez! Parabéns a Fernando Meirelles, que dirigiu um filme do mesmo nível e qualidade de "Cidade de Deus" (coisa rara no cinema mundial atual) e consolidou-se como um dos maiores diretores brasileiros, não só na atualidade, mas em todos os tempos e, também um dos maiores nomes do cinema mundial. Bom para o Brasil, bom para o mundo, bom para o cinema!
    ricardo
    ricardo

O filme é ótimo! Aliás, conjugar o talento de um diretor latino com os recursos de Hollywood são capaz de produzir filmes bons em todos os sentido. Vale a pena ver!
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

"O JARDINEIRO FIEL", de Fernando Meirelles, está em cartaz no cine Roxy 3 e nos complexos Cinemark da região. A estréia do diretor de "CIDADE DE DEUS" em Hollywood não poderia ser mais promissora. Ao adaptar o romance de John Le Carré para as telonas e, principalmente, por conseguir alinhavar uma narrativa que fica entre o documentário e o suspense, Fernando Meirelles conseguiu denunciar as grandes corporações européias e norte-americanas - no caso a indústria farmacêutica - sem ser panfletário e chato. Justin Quayle (Ralph Fiennes) é um diplomata inglês que se apaixona pela "revolucionária" Tessa (Rachel Weisz). O primeiro encontro de ambos é inusitado, pois Tessa faz um discurso que em outras épocas seria chamado de "esquerdista", denunciando os esquemas de exploração das grandes corporações junto ao terceiro mundo. A narrativa desde o seu início é em flash-backs do ponto de vista de Justin. No início ele era um diplomata inglês que foi transferido para o Quênia, fazia seu trabalho e se dedicava ao seu passa-tempo predileto: cultivar jardins. Este era o jeito dele se afastar da realidade que o cercava. Já Tessa se entregou de corpo e alma aos portadores do vírus HIV do Quênia. Juntamente com o médico Arnold, levanta a suspeita de que a indústria farmacêutica estaria testando medicações nos africanos miseráveis, e, dessa forma, economizar milhões e milhões de dólares. É claro que a turma do poder não gosta de bisbilhoteiros e gente que pretenda fazer denúncias. Tessa sabia do risco de suas atitudes. O espectador é levado a embarcar em duas grandes jornadas nas duas horas de filmes: da beleza natura do continente africano à miséria e desgraça em que vive boa parte de sua população; a segunda e mais importante é a jornada de Justin, que de um alienado jardineiro vai em busca da realidade sórdida que culminou com a morte de sua esposa. Ralph Fiennes e Rachel Weisz entregaram-se de corpo e alma ao projeto de Fernando Meirelles. A trilha sonora de Alberto Iglesias, costumeiro colaborador de Pedro Almodóvar, é peça fundamental para o sucesso do filme. Quem sabe teremos um diretor brasileiro vencedor do Oscar de 2006. E com total merecimento.