Syriana - A Indústria do Petróleo
    Você assistiu Syriana - A Indústria do Petróleo ?

Rafael V
    Rafael V

Syriana – A Indústria do Petróleo:
    "Syriana - A Indústria do Petróleo", dirigido e roteirizado por Stephen Gaghan ("Traffic"), concorreu por "Syriana" ao Oscar 2006 de melhor roteiro original. "Syriana" é o filme que deu a George Clooney o Oscar 2006 de melhor ator coadjuvante, merecidamente, num trabalho rico e pessoal, de grande intensidade, como um agente da CIA, no Oriente Médio. O filme tem um roteiro inteligente, intrigante e instigante, que mostra a obscura indústria do petróleo, os complôs políticos do governo norte-americano (CIA, Casa Branca, FBI, etc.), que fazem de tudo para conseguir e ter preferência no mercado de petróleo; mostra também a política, as guerras, conflitos, miséria, etc., do e no Oriente Médio, por isso tudo, é um filme atualíssimo, basta ver os últimos acontecimentos envolvendo Israel e Líbano. O filme conta também com as excelentes atuações de: Chris Cooper, Matt Damon, Amanda Peet, Christopher Plummer e Jeffrey Wright. Clooney que nunca participara de um Oscar, em 2006, foi a grande estrela dele, concorrendo logo a três prêmios, o que ele faturou, e também tiiveram as indicações a melhor diretor e melhor roteirista por "Boa Noite e Boa Sorte"; Clooney é a grande revelação do cinema americano na virada dos anos 90 do século XX para o século XXI! E grande contestador da política imperialista e opressora de George W. Bush, vide "Syriana". Ótimo filme! Nota: 8.
    Rodrigo
    Rodrigo

Pô, precisava o cara engordar 13 quilos para fazer esse filme? Primeiro que o filme só começa na segunda metade e termina sem novidades, apenas com uma história que já conhecemos há anos! Bem sem graça.
    Fabio
    Fabio

É um roteiro inteligente, mas um pouco direto demais. O filme é sem ritmo, maçante. Clooney está maravilhoso. A fotografia é muito boa. Fiquei contente em descobrir Cris Cooper num papel menor. Apesar de direto, o filme não é sensacionalista. Trata de forma imparcial o terrorismo e a corrupção. Aconselho a assistirem.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

A indústria do petróleo é investigada nas vertentes mais distintas: os países árabes produtores, a força política dos EUA para conseguir os melhores acordos financeiros, a disputa pelo poder nas famílias reais árabes e os interesses das grandes corporações mundiais. Até mesmo o fundamentalismo islâmico é investigado por Stephen Gaghan, que também foi o roteirista de "TRAFFIC". As semelhanças entre este último, que fez um raio X do tráfico de drogas, e "SYRIANA" são inúmeras. Não se trata de um filme fácil de ser digerido. Está longe de ser uma diversão hollywoodiana. As chagas do capitalismo globalizado são expostas sem anestesia para o espectador. Como diz o príncipe de um país fictício do golfo pérsico: "Um país que possui apenas 5% da população mundial e gasta 50% do maior PIB do mundo em armamentos só pode estar em plena decadência", referindo-se aos EUA. Esse mesmo príncipe pretende colocar o seu país num nível social compatível com as suas riquezas naturais. Para conseguir tal objetivo teria de se desgarrar da influência nefasta dos EUA. As idéias humanitárias e patrióticas do príncipe são rechaçadas pelos interesses das grandes corporações do petróleo, que querem ganhar dinheiro e deixar os árabes no mesmo estado de atraso social que vem ocorrendo nos últimos séculos. Os grandes nomes que fazem parte do elenco não atuam para adular os seus egos. Eles fazem um trabalho de equipe. George Clooney como um agente da CIA, Matt Damon como um conselheiro econômico de uma firma alemã, Chris Cooper como um empreendedor da indústria de petróleo texana, cujas semelhanças com o atual presidente dos EUA não são mera coincidência. Vários outros atores famosos fazem ponta em "SYRIANA". William Hurt, Gretta Scacchi, Amanda Peet fizeram parte deste projeto. Se você fizer uma leitura política do filme, irá argumentar que toda esta trupe está ligada ao partido democrático americano. É verdade e ainda bem. A preocupação com os menos favorecidos neste mundo dominado pelas corporações e suas teias ardilosas, ainda bem que existem pessoas dispostas a trazer à baila as distorções que a globalização trouxe no seu âmago.
    Daniel
    Daniel

O OSCAR É SÓ POLITICAGEM!! NÃO SABE DE NADA!!Indiscutivelmente o melhor filme do ano!! Roteiro alucinógeno e conteúdo totalmente anti-americano!! George Clooney finalmente vira um ator de verdade!
    Rodrodrigo
    Rodrodrigo

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    ...Um dos melhores filmes políticos, tema muito bem explorado pelo ator e produtor Clooney. Do começo ao fim o filme mostra a realidade, sem julgar, ele ataca na tela um montante de informações, e cabe ao espectador assimilá-las. Um filme sem clichês e que aborda um tema muito sério e que mais uma vez nos mostra o que fazem as grandes corporações e os grandes governos. NOTA MIL aos realizadores.
    Leandro
    Leandro

Syriana é um filme quente e explosivo que exige nervos a flor da pela.George Clooney provou que é um dos melhores atores na atualidade com a melhor performace do ano, num filme que na verdade o ator principal e o roeiro.um filme que obriga o espctador nao piscar os olhos.
    Katia Claro
    Katia Claro

Enviada em 28 de abril de 2017
    Adorei! George Clooney cada vez melhor! E saiindo um pouco do lugar comum de seus papéis! 👏 👏 👏
    Leonardo Janczak
    Leonardo Janczak

Que filme é esse? Trama confusa... no início as histórias parecem paralelas e depois, no final, a coisa toda se junta. Não sei se fiquei sem entender ou se o filme é realmente ruim. O fato é que não recomendo.