Z
    Você assistiu Z ?

Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 14 de fevereiro de 2014
    Ainda que tudo ali na iminência dos anos 70 pareça ficar em uma posição bastante distante da nossa realidade do mundo moderno - até a maneira de se fazer filmes - é espantoso o quanto esse aqui consegue estar bem fresco e condizente com a atualidade em que vivemos. Guardadas as devidas proporções, principalmente temáticas, claro. Não é lá muito fácil de acompanhar, há um certa verborragia aqui e ali, mas até isso é bastante imprescindível para que o filme alcançasse até onde ele consegue chegar, aproximar da realidade, onde explicita-se em seu letreiro inicial bastante irônico. Tudo selado por um trabalho de direção sarcasticamente documental, enquanto constrói concomitantemente, um verdadeiro suspense político. Costa-Gravas soube muito como provocar e a cena final lacra completamente essa mensagem: apesar de uma desesperança absurda, existe um cinismo pontual na forma com que ele conta como aqueles personagens terminaram depois de tudo o que vimos no filme. E é por tudo isso que resistiu tão bem ao tempo.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 8 de setembro de 2021
    No meio de um governo militar autoritário, um líder de esquerda pacifista e contrário ao armamento nuclear (Montand), é atingido em um atentado em praça pública, quando saía de um comício por homens (Salvatori, Bozzuffi) contratados por pessoas do alto escalão do governo.

mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2021/09/filme-do-dia-z-1969-constantin-costa.html
    Alan
    Alan

Enviada em 27 de novembro de 2022
    Um bom drama político. Com diálogos inteligentes, como parece ser comum no cinema francês, o filme ainda tem espaço para momentos divertidos. Gostei.
    Homero Guidi
    Homero Guidi

Enviada em 22 de julho de 2020
    Assisti ao filme em 1978, com 18 anos. As coisas eram chocantes. Hoje elas são, para mim, cotidianas, É impressionante acompanhar a vida, a história, sua vida com os exemplos cinematográficos. Hoje, julho de 2020, muita gente jovem não se conformou com as notícias da noite. Os vaí e vens da Lava Jato... Nome, Prenome, Profession?