Nikita - Criada Para Matar
    3,7
    Você assistiu Nikita - Criada Para Matar ?

Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 5 de dezembro de 2020
    Esse filme tem a cara de um filme Vintage. , apesar de ser feito em 90 , ele é muito datado no estilo anos 80,  a trilha sonora , que é mais marcante no filme , é uma viagem no tempo..,muito new wave!.., o roteiro é bonzinho , elenco bom  destaque para Anne Parrilaud , ume filme pra voltar no tempo.
    LeloMigueis .
    LeloMigueis .

Enviada em 23 de dezembro de 2019
    Engraçado que quase tudo dos anos 80 e 90 ficaram muito datados. Mais datado que anos 60 ou 70. Mas tirando isso, o visual exagerado, umas caras e bocas pop e alguns clichês bem oitentistas, é um filme bem legal. A personagem é muito bacana, bem construída e vai se desenvolvendo de forma muito interessante no decorrer do filme. Uma espécie de Laranja Mecânica com Natural Born Killer as avessas. Gostei bastante.
    Leonardo d.
    Leonardo d.

Enviada em 24 de janeiro de 2015
    Praticamente um "Laranja mecânica" às avessas (em que o Estado tira proveito da violência do indivíduo), mas sem o brilhantismo e a originalidade de Kubrick, prejudicado ainda pela atuação fora do tom da protagonista no primeiro ato (depois melhora) e pela previsibilidade com que algumas cenas são conduzidas (vide o treino de tiro ao alvo, a aula de karate e a missão especial em Veneza), o filme traz como centro de interesse a descoberta de que a exploração da feminilidade é sempre a mais eficiente das armas.
    Daniel
    Daniel

Não entendo porque no Brasil se encontra apenas o DVD da versão americana, que é um lixo. O filme original francês é o melhor. 100 vezes mais que a seria ou aquela coisa esquisita da Bridget Fonda. Simplesmente demais. Qualidade, dos atores, roteiro, direção e fotografia. Tudo é nota 10.
    Julien
    Julien

Espectacular. Anna Parillaud é excepcional no papel de Nikita, Tcheky Kario no papel do seu instrutor e "redentor", Jean Reno como o "nettoyeur". Até hoje o meu favorito do Luc Besson. Não precisou de efeitos especiais. Scenario excelente, ritmo constante, nada tão inverosímel. Suspense, ação, um pouco... de romance... Filme nota 10!!!
    Luciano
    Luciano

Meu Deus, esse filme é simplesmente maravilhoso! Foi por meio dele que conheci o brilhante trabalho de Besson pouco depois de seu lançamento no Brasil. Não dá para ficar comparando com a "versão" norte-americana ou ainda com o seriado mais enlatado ainda. O filme de Besson é o original. A questão crítica é que como ele foi filmado em lingua original (frances), a indústria se recusou a divulga-lo. Até porque nos EUA nao se assiste filme com legenda. Dublado, pior ainda! Assim tiveram a grande ideia de refilma-lo em ingles. Por isso, não ousem a compara-lo com cópias, ainda que mais bem elaboradas por conta do maior poder economico.
    Jorge
    Jorge

Excelente filme, o destaque maior vai para Anne Parillaud, que deu aula, ela é um amor. Os efeitos especiais não são os melhores do mundo do cinema, mas Luc conseguiu o que muitos diretores não conseguem, criar o roteiro, produzir e dirigir um filme tão original como esse!
    Brendo Barbosa Silva
    Brendo Barbosa Silva

Enviada em 17 de agosto de 2021
    Um filme decente dos anos 90, mas nem um pouco memorável. Luc Besson dirigindo o filme, opta por um caminho padrão e sem muito destaque, alguns usos de "slow motion" razoavelmente gratuitos, certos "close-ups" em determinadas situações e sequências de ação medianas quando necessário. Não chega a ser um trabalho de direção ruim, até porque ao seguir um direcionamento pouquíssimo inovador, Besson consegue escapar de problemas sérios, seja narrativos ou estéticos, que poderiam diminuir ainda mais o longa, mas apesar de tudo, Luc opta por um desenvolvimento de trama razoavelmente subversivo, ao focar bem mais na ''psique" e construção da protagonista, que na ação em sim, tornando o filme, um tanto inovador, de fato, um mérito que deve ser ressaltado.

O roteiro é interessante, apresenta uma história realista, com um "background" funcional para a organização por trás da trama. A partir do 2º ato, o enredo segue por um caminho até inesperado, mas o roteiro ainda funciona, sem perder o público, além de apresentar uma relativamente boa construção para os personagens principais, mas aqui com ressalvas.

Anne Parillaud entrega uma boa atuação como protagonista, sua Nikita, passa por uma evolução e amadurecimento durante a trama, a personagem, que desperta a antipatia do público logo nos primeiros minutos ao executar um crime hediondo, também consegue uma simpatia em algum momento do 2º ato, ao expor seu desejo por uma vida tranquila e longe da viôlencia que a tanto marcou, Parillaud também brilha nos momentos em que insere um lado vulnerável em sua personagem. Porém, é aqui que as ressalvas do roteiros surgem, a protagonista assume uma postura extremamente incoerente na reta final do 3º ato, tendo em vista sua "psique" desenvolvida até aquele momento, (sem spoilers) ela passa por um choque e passa a agir de forma desesperada, mas tal mudança é feita de forma bem sem sentido, tendo em vista tudo que ela já foi capaz de fazer.

Tchéky Karyo também funciona como Bob, o ator tem carisma, possui uma relação bem construída com a protagonista e tem motivações claras, mas o personagem (spoilers leves) a partir de determinado momento do filme, é tratado de forma caricaturamente "vilanesca" pelo roteiro e direção, em um arco bem mal-desenvolvido. Jean-Hugues Anglade, funciona como interesse amoroso de Nikita e também tem carisma, e Jean Reno tem relevância somente a partir do 3º ato, em uma atuação apenas funcional. A trilha sonora é funciona, e a fotografia é boa, com belas composições entre o branco, azul e vermelho.

Nikita é um bom filme esquecível, não é extremamente problemático, mas também não possui méritos suficientes para ser considerado memorável ou marcante, felizmente anos depois o cineasta, dirigiu o muito superior: Léon.
    VIctorbf
    VIctorbf

Um filme arrasador! ação do começo ao fim.
    além de mostrar o poder da sedução, da conquista, do sexo feminino.. sempre em busca dos seus objetivos..