Na Captura dos Friedmans
    3,6
    Você assistiu Na Captura dos Friedmans ?

Marcio A.
    Marcio A.

Enviada em 21 de abril de 2014
    Considero este um dos melhores documentários de todos os tempos. Um documentário feito como se fosse uma obra de ficção, com formato original e contado com uma maturidade impressionante por Jarecki. Concorreu a melhor documentário e é realmente uma obra para que se reflita sobre como somos manipulados pela parcialidade da mídia e do que ela dita como tendência. O interessante é que tudo começou no acaso de um outro documentário sobre um palhaço - o Silly Billy - muito famoso em Nova Your; e nesta travessia e na tristeza do homem que vestia de palhaço fora descoberto uma enxurrada de vídeos que evidenciavam a deterioração da sua própria família diante de uma investigação sobre pedofilia que destroçou a harmonia da família Friedman. Diante deste achado do Diretor ele lança e edita cronologicamente esta investigação juntando com uma investigação pessoal do próprio Diretor, que mostra apenas os fatos, as acusações de pedofilia, a apreensão do material pornográfico na casa dos Friedmans e as inúmeras queixas de alunos após tudo isso. E quando pensamos e formamos uma opinião, Jarecki começa uma sessão depoimentos de pessoas que foram coagidas a incriminarem a família. Uma aula de como gerar alienação e se aproveitar de momentos delicados. É um filme de interação, onde cada um tira sua própria conclusão, é exatamente aí que reside a alma deste impressionante documentário.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Surpreendente. Não há definição melhor para "A Captura dos Friedmans". A cada instante o público é surpreendido com uma informação nova e inesperada, que deixa a trama ainda mais impressionante. Quando acreditamos que já sabemos todo o possível sempre vem algo novo, que nos deixa mais uma vez de queixo caído. Um ponto bastante interessante é que, apesar dele dissecar o processo ao qual Arnold Friedman e seu filho Jesse sofreram, o foco principal do filme é na unidade dos Friedmans como família. Inclusive é assim que o filme começa, mostrando todos seus integrantes como sendo parte de uma família feliz, como tantas outras. Aos poucos somos apresentados aos detalhes das acusações de sodomia e estupro ao qual Arnold e Jesse Friedman sofreram. O modo como esta situação é apresentada é bastante didática, mostrando o processo desde a 1ª busca policial na casa dos Friedmans. O público fica conhecendo todos os lados possíveis sobre o caso: da família, da polícia, de repórteres, dos jovens envolvidos, dos pais destes jovens e dos advogados, numa minuciosa investigação sobre o que aconteceu. A gravidade das acusações em vários momentos choca, deixando logo de início o público estarrecido com o que vê na tela, até porque sabe que tudo aquilo é real. Porém o que há de mais precioso entre tantas imagens e declarações é o acervo de imagens caseiras da época, feita por David Friedman. Estes vídeos demonstram a situação exata de como era o relacionamento entre Arnold Friedman, sua esposa Elaine e seus filhos, mostrando também como as acusações foram aos poucos deteriorando por completo aquela família que, até aquele momento, vivia feliz. Esta deterioração sendo mostrada em paralelo com o desenrolar do processo judicial em torno das acusações mantém o filme num nível altíssimo, onde não se consegue desgrudar os olhos da tela por um único segundo, sempre se esperando pelo que ainda virá a seguir. Por seu caráter investigativo, mostrando até mesmo contradições no processo ao qual Arnold e Jesse Friedman sofreram, e principalmente graças aos reveladores vídeos da família Friedman, "A Captura dos Friedmans" é um grande e impressionante filme. Posso até me enganar, mas o considero uma aposta certa ao menos entre os indicados ao Oscar 2004 de melhor documentário.