O Castelo Animado
    Você assistiu O Castelo Animado ?

Enviada em 3 de setembro de 2020
    Em O Castelo Animado, Miyazaki recorre em temas já fartamente explorados anteriormente, mas nunca soa como reciclagem, mas sim uma reafirmação de sua filosofia artística. Embora o filme seja basicamente uma resposta indireta do animador japonês à guerra do Iraque, bem como mais uma oportunidade para abordar temas humanistas e ambientalistas(como sempre fez, na maioria das vezes graciosa e elegantemente), Hawl's Moving Castle é um filme carismático o suficiente que se sustenta como entretenimento sem soar o tempo todo como uma obra densa demais para seu gênero. É um filme lindamente animado cheio de personalidade e personagens marcantes, com Sophie sendo sem dúvidas a figura mais fascinante de todo o catálogo do Studio Ghibli, juntamente com Kiki. Acho que quanto menos você souber da trama do filme, melhor, então só pra ficar na sinopse básica : Adaptando(livremente) a obra da escritora inglesa Diana Jones, o filme conta a história da simples Sophie, uma jovem conformada e cabisbaixa que trabalha na pequena chapelaria que herdou de seu pai, em uma cidade monótona. As coisas começam a mudar quando ela vai ao centro da cidade e conhece Hawl, um mágico de muita lábia e caráter duvidoso, que, tendo o seu coração (literalmente) cobiçado por uma feiticeira de terras distantes e pressionado a se alistar para lutar em uma guerra iminente, some após o breve(mas marcante) encontro com nossa heroína. Dias depois, a feiticeira, após saber do encontro de Hawl com uma jovem simples, vai à pequena cidade em busca de vingança, e, ao encontrar Sophie, lança um feitiço que transforma a pobre moça em uma senhora de 90 anos. Em desespero, ela foge da cidade e acaba indo parar no Castelo Animado de Hawl, querendo achar uma forma de reverter a maldição, ela se passa por faxineira do lugar, onde faz amizade com os discípulos de Hawl, e também se aproxima do misterioso bruxo. Como disse anteriormente, esse talvez seja o filme mais político da toda obra de Miyazaki, ele também é o seu favorito pessoal, justamente por ter uma carga tão forte de sua ideologia, sendo assim, é um filme que alguns podem achar demasiadamente didático e panfletário para uma animação direcionada ao público infanto-juvenil, e por vezes os temas extrapolam a substância, mas o saldo geral continua sendo positivo. Se for para um filme ser carregado de mensagens, bom, que ao menos sejam mensagens construtivas, e isso Castelo Animado tem de sobra. Assim como alguns outros do estúdio, o filme peca pela duração um pouco excessiva e uma trama que vai ficando tateante ao longo da projeção, mas nada muito grave. Apesar de uns inevitáveis erros aqui e ali, este é um filme lindo e carismático, um entretenimento singular, mais uma prova da capacidade humana de produzir coisas poéticas, criativas, e inspiradoras. No final, o que ficou na minha cabeça foi a frase de Sophie para Hawl no final : "O coração é um fardo pesado para se carregar"...E acho que isso era tudo o que Miyazaki queria dizer no final das contas com esse filme, que nós somos todos agraciados, mas também enfeitiçados pela nossa própria humanidade, é um feitiço que pode nos tornar belos e fortes, mas também pode ser uma maldição que nos torna velhos, vulneráveis, ou até monstruosos(figurativa e literalmente), e apesar de tudo isso, esse é um fardo que vale a pena carregar. Como o próprio mestre disse, ao ser perguntado porque esse era seu trabalho preferido : "Foi onde eu acho que consegui expressar com mais clareza a mensagem que sempre quis passar, de que a vida vale a pena ser vivida, não importa o quão difícil ela seja às vezes".
    Alvino
    Alvino

Enviada em 18 de janeiro de 2016
    Assistir aos filmes de Miyazaki nem sempre é algo simples, principalmente para quem gosta de filmes mastigados. É interessante assistir a evolução dos personagens de O Castelo Animado, tanto por dentro como por fora. E esse "dentro e fora" está sempre presente no filme: o mago poderoso que por dentro tem medo, a velha Sophie que é uma garotinha, o castelo seguro e acolhedor enquanto há uma guerra lá fora. Nos faz pensar em como nos escondemos em nossas aparências, em nossas casas quentinhas, enquanto o mundo desaba em grandes guerras. Filmes como esse levam A mensagem e muitas mensagens mais (que talvez nem Miyazaki tenha percebido que mandou). Vamos descobrí-las?
    Gravidade
    Gravidade

Eu assisti 'O castelo Animado' quando ainda era meio pequena. Admito que não entendi nada, achei confuso e demorado. Hoje, numa retrospectiva, resolvi assistir todos os filmes de Hayao Miyazaki denovo. Ao assitir o filme em inglês com legendas, confesso que entendi muito melhor a história. Talvez o filme não faça sentido para alguns, mas é preciso mudar um pouco sua perspectiva, caso contrário, você não entenderá nada mesmo. Hoje vi, que esse filme é realmente maravilhoso. A história é complexa sim, mas não deixa de ser emocionante. A animação é muito detalhada e bonita. O final, na minha opinião, foi a melhor parte do filme. Lágrimas rolaram pelo meu rosto. Nota 10.
    Valentina Q.
    Valentina Q.

Enviada em 28 de novembro de 2014
    Lindoooooooo!!!!!! Apaixonada por esse filme! Muito bom!
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 26 de novembro de 2020
    Na época em que lançou eu tinha odiado (sim eu era um pouquinho idiota) já que eu esperava algo criativo (como A Viagem de Chihiro) ou mais maduro (Princesa monokee).
    Agora depois de adulto vim apreciar este belíssimo filme.

Realmente um grande carrossel de emoções
    Erikinha K.
    Erikinha K.

Enviada em 16 de junho de 2015
    Maravilhoso em todos os segundos. Animação tocante, dá pena quando termina. Nota 10. E o diretor nem tem o que dizer, tudo dele é perfeito.
    Camila L.
    Camila L.

Enviada em 12 de março de 2015
    O Hayao Miyazaki é fabuloso em suas produções, sou muito fã!!!!!
    Seus filmes além de ter um excelente e envolvente contesto são super produzidos.
    Seus traços são únicos e enriquece cada cena, já assisti A viagem de Chihiro, Ponyo, Meu vizinho totoro e posso afirmar com toda segurança que são ótimos desenhos........Super-recomendo ♥
    Asia Mundi
    Asia Mundi

Enviada em 15 de dezembro de 2014
    O mais impressionante a cada filme de Miyazaki que eu assisto é a complexidade dos personagens. Ninguém é totalmente bom ou ruim, seja o demônio Calcifer, seja a Bruxa, todos tem seus defeitos e suas qualidades. Sophie não é a típica mocinha indefesa, e o interessante é que presa ao corpo de uma velha, ela demonstra força, determinação, determinação e coragem que el não possui quando era jovem.Howl, está a anos-luz do príncipe encantado das nossas fantasias.Extremamente fútil e vaidoso ele vai demonstrando a sua verdadeira personalidade a medida que Sophie vai se tornando mais importante pra ele.
    O Castelo Animado mostra um mundo fantástico, com personagens excepcionais, para contar uma emocionante história, que no fundo é uma história de amor.Impossível não se apaixonar.
    Nanda M.
    Nanda M.

Enviada em 10 de setembro de 2015
    O filme é maravilhoso, sem mas. Os recursos gráficos, o enredo, os personagens.. no geral, é um filme perfeito.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 30 de janeiro de 2019
    É um filme com um universo muito criativo e bem feito, mas é muito sem nexo, e complicado de se entender, e os rumos que a história toma não são lá muito empolgantes, começa com um mundo cheio de fantasia e termina com um romance de conto de fadas e até de certa forma súbita, bem regular.