Nove Dias
    3,4
    Você assistiu Nove Dias ?

Anderson
    Anderson

Enviada em 25 de fevereiro de 2023
    Há vida após a morte? Ou há vida antes da vida? Como se trata de um assunto em aberto, cada um tem direito às suas próprias reflexões a respeito. Os conceitos mais comuns ambientam esse estágio da existência em locais muito claros, com pessoas vestidas de branco trazendo no rosto expressões angelicais plenas de uma paz divina. Tudo muito clean. Tudo muito chato, tedioso. Em "Nove Dias" Edson Oda exerceu o seu direito a um visual retrô, onde personagens humanos, demasiadamente humanos, expõem suas individualidades, com sentimentos específicos e diferentes entre si. Afinal, cada ser é único. Nove dias para quê? Para mostrar ser merecedor do prêmio final: a vida. O problema é que trata-se de um big brother sem regras definidas e, para piorar, o julgador tem as mesmas dúvidas e imperfeições dos que serão julgados. Consequentemente, o escolhido não coincide necessariamente com aquele esperado pelo espectador. Só depois de ver o filme é que vim a saber que Edson Oda é brasileiro. Isso me forçou a vê-lo novamente, ocasião em que pude reconhecer trechos filmados em São Paulo e identificar por que a cena com um humorista de stand-up me pareceu tão familiar. Como sou avesso ao cinema nacional, geralmente tão intelectualoide e com atuações pedantes, fiquei muito grato por esses momentos de prazer que Edson Oda, repito: brasileiro, me proporcionou.
    Enviada em 29 de dezembro de 2021
    Tipo de drama com muitos personagens e cada um tenta desesperadamente ser melhor que o outro.Existe muitos momentos exagerados demais pra pouca coisa.Não há como escolher um como destaque,todos se apresentam de uma forma razoavelmente bem.Filme de atuações e com poucos momentos interessantes envolvendo a rotina de todos.

Enviada em 12 de janeiro de 2024
    Um filme com um roteiro não tão peculiar, com uma história cult e um elenco bom e boas performances, peca no seu ritmo, onde exagera na lentidão, mas mesmo assim vale a pena conferir.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 15 de fevereiro de 2024
    Dirigido e escrito pelo brasileiro Edson Oda, “Nove Dias” é um filme que tem uma premissa muito interessante: a trama se passa num mundo que não se parece com o que habitamos, em que um homem recluso chamado Will (Winston Duke) passa seus dias observando outras pessoas vivenciando as suas experiências terrenas. A missão dele no decorrer do filme é a de entrevistar candidatos para nascer e viver no nosso planeta.

Alguns detalhes importantes saltam aos nossos olhos durante a experiência de assistir a “Nove Dias”.

O primeiro deles é que os tipos de relacionamentos que Will estabelece com os candidatos a renascer, os diálogos que eles têm e, principalmente, as escolhas que Will fará possuem como base a experiência do próprio entrevistador como um homem encarnado.

O segundo deles é, por meio da personagem Emma (Zazie Beetz), percebermos o quão importante é estarmos abertos para vivenciar novas experiências, aproveitando e celebrando cada momento que temos a oportunidade de viver - sejam eles os mais triviais e simplórios, sejam eles os mais definidores e importantes.

O terceiro deles é o quão fundamental é fazer valer a pena a nossa vida. Independente de onde estivermos, encarnados ou não (considerando a realidade na qual “Nove Dias” se passa).

Perceber esses pequenos detalhes e ver as transformações acontecendo diante dos nossos olhos são elementos que fazem de “Nove Dias” um filme a ser conferido!
    Benedicto Ismael C. Dutra
    Benedicto Ismael C. Dutra

Enviada em 10 de agosto de 2023
    Muito esforço, muito movimento, para que? Tem meias verdades, mas está muito longe da realidade. Will entrevista espíritos que querem ir ao mundo material. Assim é a lei da vida. A semente espiritual precisa das vivências no mundo material para se desenvolver e retornar a casa de forma consciente. Naturalmente até chegar ao dia do exame, o julgamento, quem não aproveitou o tempo para evoluir perderá sua forma, deixará de existir. É isso que o Will quer mostrar, mas eles estão longe da realidade espiritual da vida e do propósito das reencarnações.
    Carlos Roberto Gomes
    Carlos Roberto Gomes

Enviada em 21 de janeiro de 2023
    1. O Will é um entrevistador e seria um construtor de vida na religião espírita? O que não acontece de forma nenhuma!
    2. Deus nunca faria uma pessoa como ele – para escolher quem puxa ou não a cadeira e definir com as escritas e determinar quem deve voltar a viver (reencarnando) ou não? Se por acaso ele fosse um anjo ou um Arcanjo ou Missionário escolhido por Deus, talvez com forma de amor e dedicação seria mais aceito, pois no filme o Kyo menciona que ele tinha muito amor, mas no filme não o demonstra em nenhum momento (apenas raiva, introversão, sem discrição, com resguardo e prudência(até depressivo), sem jeito de bom de falar e de se expor, com muita austeridade, sem naturalidade, e autocontrole,...), fora a atuação pífia do Will, a não ser a última cena, que foi razoável!
    3. Um entrevistador (construtor de vida, como mencionado abaixo) não necessita ter um fichário e escrever, como mostram no filme está tudo guardado e na memória dentro do Will (o construtor de vida).
    4. O filme fala em nove dias, por que algumas pessoas não passam os nove dias?
    5. Não explicam o porquê de suas negativas, em relação a cada pessoa dispensada? Se Deus lhe deu este poder, mas sem a devida sensibilidade e amor com as pessoas, volto a mencionar a atuação pífia do Will.
    6. O que aconteceu com a Anne? Sem explicação lógica?
    7. Qual o motivo do caixão de madeira para o Mike? E por que foi dispensado? Ele apenas desenhou a praia.
    8. Por que a Maria foi dispensada? Qual foi o motivo e o que estava escrito na carta? Em algum momento ela mencionou que gostava de andar de bicicleta, não?
    9. O motivo do lixo? Precisa ir somente a noite para ir pegar?
    10. A casa com moradores, no começo do filme? Qual o motivo? Se esta casa do Will é única?
    11. A pessoa que passa ao lado do Kyo na praia? Qual seria o motivo?
    12. Qual o motivo de ter televisões antigas e poucas?
    13. Por que existem poucas pessoas para o Will para avaliar para o mundo?
    14. Por minha avaliação, o filme não tem uma consistência lógica e espírita, é parado e sem uma determinada coerência do enredo?
    15. O ator Alex, mencionou a verdade, o Will não tem sentimento de pesar é um patético e não tem de condições de julgar as pessoas.
    16. Por que o Will se comparou a Amanda?
    17. O que aconteceu com a Collen?
    18. Por que escolheu o Kane?
    19. O que a Emma escreveu?
    20. Filme sem lógica e sem sentido nenhum!
    Alex Guilherme
    Alex Guilherme

Enviada em 2 de dezembro de 2023
    Puro suco da sétima arte. Direção e trilha sonora brasileiras muito nos honram. Ambos espetaculares. Vale cada minuto.
    Daniel Faustinoni Minhão
    Daniel Faustinoni Minhão

Enviada em 22 de janeiro de 2023
    É um filme fantástico em todos os sentidos. É uma obra de arte e quem perde o seu tempo tentando explica-la , perde também o prazer de admirar uma bela obra de arte. Recheada de questões existencialistas e excelentes atores. spoiler: Me emocionei demais com a cena da bicicleta.

O filme inteiro foge de todos os clichês. Com isso já ganhou a minha simpatia. Eu vi uma pessoa analisando do ponto de vista do espiritismo, e na minha opinião, viajou demais. O filme não tem nada, absolutamente nada, a ver com religião, doutrina, ou qualquer coisa que o valha. spoiler: Apesar que ele não se ligou até agora no que foi escrito pela Emma, que pra mim ficou bem claro que ela pediu pra ele atuar novamente. E minha mente suja, até então, achou que ela queria uma rapidinha rsrs
    Eu fiquei meio assim de dar 5 estrelas, por ser um filme, "singelo". Mas quando comecei a me lembrar dos personagens, e principalmente do final, onde eu chorei gostoso. Vale, 5 estrelas, sim. Uma baita reflexão encenada por excelentes atores. Não assista esperando questões teológicas, ou coisas mastigadas. São questões humanas. Não, esse filme é uma autêntica obra de arte.
    Alex Oliveira
    Alex Oliveira

Enviada em 14 de março de 2024
    Belo filme que instiga sobre como vemos e o que valorizamos na vida. Em minha cabeça formei uma analogia com a paternidade, Will definindo como deveria ser a nova pessoa sobre forte influência de suas próprias experiências.
    Eduardo Garcia
    Eduardo Garcia

Enviada em 12 de fevereiro de 2024
    Obra prima ! Para quem gosta de filmes inteligentes, fábulas , este é uma pérola ! O melhor é saber que é dirigido por um brasileiro! Esperança de novidade em nosso fraquinho cinema nacional !