Faça a Coisa Certa
    Você assistiu Faça a Coisa Certa ?

Enviada em 4 de outubro de 2013
    Existe uma linha tênue entre o Amor e o Ódio. As vezes, um simples dia quente e ensolarado pode se tornar um verdadeiro inferno na Terra. Embora tenha sido lançado em uma época onde a convivência inter-racial fosse um grande desafio (o que definitivamente ainda existe, mas em uma escala menor), o filme mostra que a violência é um barril de pólvora pronto para ser aceso, e eclodir em meio a tanta raiva, insatisfação e opressão. Para podermos conviver em paz, é necessário ceder mais. E quando digo ceder, não é dizer: "respeito sua opinião, mas não penso assim...". Você não respeita nada! Na verdade está se lixando para a opinião do outro. Quando digo ceder, me refiro a fazer algo pelo próximo mesmo que não queira, mesmo se isso for contra os seus princípios. Difícil não é? Parece loucura... Mas é exatamente o que nunca foi tentado. O que seria "fazer a coisa certa?". Assumir que está errado. Você está errado, eu também estou. Esta terra não nos pertence, estamos aqui apenas de passagem. Então porque defender um ponto de vista ou uma opinião até a morte? Quem garante que você está certo? O difícil é saber que este é um pensamento totalmente utópico, pois o ser humano é muito fraco, não precisa de muito para envenenar sua alma e seu coração. Coisas como riqueza e poder jamais permitirão que o mundo todo viva de forma homogênea. Por mais que se sensibilize com a fome ou a dor do outro, não faz o necessário para que haja comida ou saúde para todos. Não cede para que o outro se iguale. E viveremos assim, até o fim dos dias...

Enviada em 29 de maio de 2020
    Uma verdadeira obra prima do cinema mundial e um dos melhores filmes dos anos 80! Spike Lee tem uma direção espetacular e sua atuação também super convincente, alem dele temos Danny Aiello, indicado ao óscar de melhor ator coadjuvante, Giancarlo Esposito, John Turturro, Martin Lawrence e Samuel L. Jackson todos estão excelentes. Roteiro é primoroso, sendo inclusive indicado ao óscar. Tudo em faça a coisa certa funciona! Filmão
    Fabricio Menezes
    Fabricio Menezes

Enviada em 25 de julho de 2021
    Filme chato demais! Falam tanto do tal protesto, inclusive a sinopse fala que o filme seria sobre isso, mas ele na verdade nunca acontece. Talvez depois da 1:30, que foi até onde aguentei ver esse troço maçante, finalmente ocorra o tal boicote. O que acontece nessa 1:30 é um monte de personagem e assunto aleatório, personagens aliás super sem graça. O spike lee, que como ator é mt fraco, faz um protagonista apático, e num resumo o filme se propõe a trazer temas de extrema importância e joga isso fora pra focar em coisas bobas e sem sentido algum. O pior filme que assisti do Spike Lee, que curiosamente é o longa mais elogiado da carreira dele. Não sei como! Faça a coisa certa e não perca seu tempo com isso.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 11 de setembro de 2021
    O famoso "Quer militar? Milita direito porra" cinematografado por um negro no final dos anos 80, com muito estilo, cuidado e não poderia soar mais atual. Mesmo retratando o período crítico do apartheid, ainda é possível observar ecos do preconceito velado e escancarado que está enraizado na sociedade. Sentimos a tensão que há entre os personagens

Impressionante como o roteiro passa a sua mensagem com precisão. Seria muito fácil expor essa ideia de fazer a coisa certa didaticamente e ainda correria o risco de se tornar "palestrinha" e nao causar nenhum impacto. Lee foi esperto e decidiu mostrar as coisas na prática, com muita cautela, entretanto, sempre contundente. Ele começa explorando o carisma de seus personagens e vai adicionando as pitadas de controversa aos poucos, para que, quando as coisas finalmente tomam o rumo do caos, o espectador se recorde de que é de seus brothers and sisters que ele está falando. Há muito ódio pela opressão e racismo na comunidade negra, um impulso que, basta uma injustiça acontecer, toda a carga de raiva seja liberada. Preocupado com os rumos que essa energia pode tomar, ele dá esse aviso: Always do the right thing, pois ao contrário, as consequências podem ser fatais e o impacto quase nulo, gerando apenas ódio.

Não é a toa que esse roteiro foi indicado ao melhor prêmio da academia, mas há muito o que se louvar em sua direção. Começando pelo tom, as gags de comédia são muito bem vindas e fazem todo sentido para explorar o cotidiano. A graduação para um tom mais tenso e atico é bem suave, e quando somos exposto à catarse, estamos preparados para digerir aquilo, mesmo sendo um pouco desconfortável.

Sua câmera está impregnada de estilo. A montagem, os cortes, os takes, mise-en-scene, angulos, movimento: tudo trabalha com originalidade e beleza, fortalecendo o estilo do então jovem diretor que iniciava sua carreira.

Além de ser um patrimônio cultural por sua estética e relevância social, Do the right thing deve ser preservado e estudado como estratégia de guerrilha.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 9 de agosto de 2023
    Em um bairro negro do Brooklyn, a pizzaria de Sal (Aiello) se torna um dos vértices dos ressentimentos acumulados por uma vida de exclusão e preconceitos, loja virtual canalizados a partir da percepção de um jovem, conhecido pela comunidade como Chatonildo (Esposito), a implicar com a galeria da fama de ítalo-americanos da parede do estabelecimento.

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2023/08/filme-do-dia-faca-coisa-certa-1989.html
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 21 de abril de 2017
    Um retrato perfeito de uma realidade bastante comum nos Estados Unidos. Estereótipos, confusões, preconceito, companheirismo, revolta. Tudo isso junto causa o caos da ótima cena final do filme.
    Tartufo
    Tartufo

Enviada em 17 de agosto de 2014
    Um dos melhores filmes que já assisti.

Danny Aiello e John Turturro dão show de interpretação.

E mostram os problemas que sempre teremos na nossa sociedade, discriminação, ódio racial e tudo que causa esta violência em que vivemos atualmente.

Como sempre digo os melhores filmes já foram feitos e este é mais um em que o Spike lee estava inspirado quando o fez.

Imperdível.
    Crystom O. Rodrigues
    Crystom O. Rodrigues

Enviada em 8 de março de 2023
    Esse é o primeiro filme que relata uma perspectiva de uma comunidade negra escrita e dirigida por uma pessoa Negra. Spike Lee fez uma revolução com esse longa metragem tendo uma linguagem mais urbana e real do que realmente acontece em uma comunidade.
    Tem o momento que os personagens centrais fazem ataques com xingamentos em um plano de frente pra câmera, para que o telespectador sinta as ofensas como se fosse com ele. Foi uma idéia genial vindo do contexto da época em que não havia diretores negros fazendo filmes bons ou ruins.
    RICARDO C.
    RICARDO C.

Enviada em 20 de março de 2017
    Filme histórico, obrigatório para quem curte filmes realistas e fora-da-caixinha, e para a geração 13th (13a emenda) e Black Lives Matters.
    A polêmica história de 1989, sobre como surge um "riot", é até hoje criticada por muitos e por boa parte de Hollywood, justamente pela ação do título. O que seria "a coisa certa" nessa história?
    Danny Aiello dá uma aula de interpretação.
    Spike Lee inaugurou em definitivo o cinema sobre negros (e latinos) norte-americanos para todos, mas hoje em dia, Hollywood conta tudo de maneira mais suave.
    Juan Cassio
    Juan Cassio

Enviada em 14 de agosto de 2021
    Sem duvida uma escola cinematográfica incrível. Infelizmente assuntos como esse são vistos frequentemente hoje em dia.

O filme conseguiu de forma simples, dramática e objetiva repassar mais um dia de calor no gueto
    Assim como foi o comentário acima do um visitante anônimo. eu também concordo que muitas pessoas assim como eu esquecem que saber ceder é saudável. esse filme me fez refletir.
    Você quer uma dica ? Se sim então aqui vai: Fumem uma boa erva antes de assistir