Sem Novidade no Front
    Você assistiu Sem Novidade no Front ?

Ricardo A.
    Ricardo A.

Enviada em 22 de agosto de 2018
    Com quatro indicações ao Oscar de 1931, (fotografia, roteiro, direção e melhor filme), levando a estatueta dos últimos dois, é um belo filme que retrata a guerra de uma forma mais humanitária e contraria a mesma. O que tem de mais bonito no filme são algumas cenas muito bem construídas com um roteiro bem feito e que ajuda a fotografia a desenhar lindos quadros de momentos tão tristes da humanidade, como a cena das botas caras passadas de pé em pé dos sobreviventes ou a cena final e a borboleta. Claro que o roteiro ainda não é perfeito, pois com tantos protagonistas, não desenha profundidade em nenhum deles, dando apenas nuances de suas personalidades, e seus desfechos acabam sendo rápidos demais. Vale a pena assistir para ter conhecimento de um belo trabalho dos anos 30 onde os recursos eram bem raros para ser feito um filme de guerra tão bem realizado em sua parte técnica.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 21 de abril de 2019
    Baseado no livro de Erich Maria Remarque, este clássico antiguerra que resistiu ao tempo (e foi restaurado em 1998) é um divisor de águas por sua representação vívida da tragédia da Primeira Guerra Mundial do ponto de vista de um soldado alemão, por sua inventividade técnica, cenas de batalha espetaculares e denúncia previdente do fanatismo nacionalista e militar. Sete estudantes patriotas alemães apresentam-se como voluntários para o serviço militar. Acompanhando-os se vê a loucura e futilidade da guerra. As cenas nas trincheiras são retratadas de forma brilhante e dolorosa. Mesmo muitos anos após seu lançamento, continua sendo um tema atual e dominante nos países que sofreram e sofrem com a guerra. Vencedor do Oscar de Melhor filme e Melhor diretor para Lewis Milestone. lew Ayres, de apenas 21 anos, se tornou um astro internacional pela maravilhosa naturalidade com que interpreta o estudante ávido para servir sua pátria, porém, desiludido pela frivolidade e horror da guerra. Majestosa a cena final — um close da sua mão tentando pegar uma borboleta ao som de tiros — é uma imagem muito forte.
    Cronos C
    Cronos C

Enviada em 16 de janeiro de 2023
    Um dos clássicos do cinema, o filme é muito bem feito e com um roteiro bem elaborado (Oscar merecido). O ano de produção é 1930 e apesar de toda a limitação tecnológica da época é possível se envolver com as cenas de guerra e dos conflitos existenciais. Poucos anos após o fim da 1ª grande guerra e poucos anos antes de entrar na 2ª grande guerra, o filme já mostra os horrores e a inutilidade de um conflito causado por presidentes e generais que ficam nos seus gabinetes confortáveis enquanto milhares de jovens morrem por uma loucura de poder. Filme feito para quem gosta de cinema arte e clássicos inesquecíveis.
    Enviada em 16 de abril de 2022
    Mesmo tendo sido lançado a mais de 90 anos, "Sem Novidades no Front" é um filme anti-guerra bastante atual, onde por meio da visão de jovens recrutas do exército alemão nós mostra os verdadeiros horrores da guerra e de como isso os afeta.
    Crystom O. Rodrigues
    Crystom O. Rodrigues

Enviada em 27 de março de 2023
    um filme muito bom e necessário para entendermos as nuances das pessoas que participaram da primeira Guerra Mundial. Um filme concentrado no ambiente da Guerra mas que traz a narrativa de "Valorizar a vida". O diretor do filme é bem detalhista, me deixou bastante conectado com o filme. A fotografia está incrível, com movimentos de câmera revolucionários para época com bastante "Planos Contínuos". O roteiro é uma adaptação do livro de um combatente real do Exército Alemão, que viveu na primeira Guerra e assistindo o filme eu consegui emergir na época e no ambiente caótico que o Autor do livro relatou para o telespectador.
    Bezerra
    Bezerra

Enviada em 25 de setembro de 2023
    Filme bem produzido, considerando a época. Um grandioso trabalho de sonoplastia. Enredo muito bem sequenciado. Filme que mostra os horrores da guerra, bem como as injeções de encorajamento e sentimento de orgulho em "defender seu país" e fazer parte de um triste capítulo das vidas de estudantes que acabaram sendo convencidos por um professor.
    Geison D.
    Geison D.

Enviada em 26 de dezembro de 2012
    Com pretensões claramente pacifistas o filme retrata o lado alemão da guerra mas prende-se a um grupo de jovens que são levados a se alistar pelo frenesi da guerra, mas logo descobrem o quanto ela é cruel, dramática e despropositada. Primorosamente realizado, este é um filme surpreendente e traz cenas de um lirismo profundo. Recomendo veementemente a versão em blu-ray, totalmente restaurada.