Primeiramente, é bom deixar claro que "Karatê Kid" é uma daquelas produções que NÃO precisavam de sequências, e mesmo tendo-as, a grande maioria é bem decepcionante. Isso passa lascando por "Karatê Kid II", sendo que é um filme muito inferior ao seu antecessor, mas não chega a ser um total fracasso.
Primeiramente, o que mais decepciona no filme, é o rumo que a história levou. Não, não estou me referindo ao filme ter dado MUITO mais destaque para o Sr. Miyagi (o que, na verdade, foi uma coisa interessantíssima de se ver), mas sim em esquecer diversos fatores da vida do protagonista, Daniel-San. Primeiramente, por não trazer um motivo claro de como o garoto consegue convencer a sua mãe (que como todos sabem, é super-protetora em relação ao se filho) à viajar para Okinawa. Outro fator estranho é Daniel-San ter literalmente traído sua namorada (no qual o filme anterior fazia questão em abordar o relacionamento) com uma japonesa da região. Não só é estranho, mas fica a pergunta no telespectador se o protagonista havia terminado com sua namorada ao longo de 6 meses. São fatores que o filme devia fazer questão de se auto-explicar melhor.
Em relação as atuações, o filme mantém o nível do anterior, ainda que no primeiro "Karatê Kid" elas tenham sido muito mais impactantes. Os atores já conhecidos continuam bem, porém alguns dos novatos que entraram na trama são decepcionantes. Este é o caso do personagem Sato (antigo amigo e rival de Sr. Miyagi), que além de ser extramente estereotipado, o ator não faz um bom papel, exagerando nas cenas de diálogos. Além dele como vilão, ainda existe o seu aprendiz, que também é bem desinteressante, e por nada (a não ser a honra) quer matar Daniel-San.
Por fim, "Karate Kid II" não passa de um filme regular, por trazer uma história totalmente nova, sem boas explicações sobre o passado dos personagens, além de um final exagerado e muito superficial, algo que o filme anterior tinha qualidade de sobra. Dentre algumas características boas, fica por conta das presenças dos nossos queridos protagonistas, Daniel-San e Sr. Miyagi, que continuam ao nível do filme anterior.