Zathura - Uma Aventura Espacial
    Você assistiu Zathura - Uma Aventura Espacial ?

Neto S.
    Neto S.

Enviada em 3 de janeiro de 2014
    Após encontrarem um jogo no porão, os irmãos Walter (Josh Hutcherson) e Danny (Jonah Bobo) decidem jogá-lo. Só que não esperavam que o jogo fizesse com que sua casa fosse magicamente arrancada da Terra, ficando vagando pelo espaço. Bem Divertido Esse Filme Boa Historia e Boas Atuaçoes Nota 7.5
    Marvete F
    Marvete F

Enviada em 30 de junho de 2017
    Esse filme me lembra Jumanji, um jogo de tabuleiro, só que em zathura é uma jogo de tabuleiro galáctico, tem várias coisas no filme relacionadas com o universo.
    André S.
    André S.

Enviada em 5 de fevereiro de 2013
    É sempre bom quando você fica surpreso ao término de uma exibição. Vou ser bem sincero com você: eu estava esperando uma bobagem enorme. Fiquei surpreso! É lógico que o filme não é aquela obra-de-arte, mas ele é divertido e consegue prender a sua atenção simplesmente pelo carisma indiscutível da dupla principal e pelos seus bem empregados efeitos especiais.
    A cena é comum: o pai da família (Tim Robbins) parte para o trabalho deixando aos cuidados da irmã mais velha (Kristen Stewart), Danny (Jonah Bobo), de seis anos de idade, e Walter (Josh Hutcherson), de dez. Estes, ou acabam implicando um com o outro, ou ficarão totalmente aborrecidos, sem ter o que fazer. Quando a implicância entre os dois aumenta e Walter começa uma perseguição, Danny se esconde numa espécie de elevador para pratos. Mas Walter o surpreende e, como retaliação, leva Danny até um porão escuro e assustador, onde (e é aqui que vem o incomum) descobre um velho jogo de tabuleiro de metal desgastado chamado “Zathura”. Depois de tentar, sem sucesso, fazer o irmão jogar com ele, Danny começa a jogar sozinho.
    Se a história parece um tanto quanto clichê, ela consegue se superar com o desenvolvimento da trama. E quando eu disse anteriormente que os efeitos especiais foram bem empregados, faz sentido aqui. Estamos acostumados a ver filmes de aventura com muito efeito especial sem sentido. Até em excesso. Mas em Zathura não, eles foram bem executados e fazem 100% parte do roteiro do filme. A chuva de meteoros que fale por si. Bem bolada e extremamente bem encaixada. É lógico que vemos furos na trama, como a TV que saiu do ar, mesmo tudo da casa funcionando (vale lembrar que a casa estava no espaço). Tudo muito confuso. Mas é besteira que dá para engolir.
    Para efeito de raciocínio e se você está achando a trama um pouco semelhante a outro filme, vou explicar o porquê. Zathura é considerado uma espécie de seqüência não declarada de Jumanji (1995), que tinha no elenco Robin Williams (Patch Adams – O Amor é Contagioso) e uma garotinha que iria despontar no futuro, Kirsten Dunst (Homem-Aranha). As semelhanças existem em todo o contexto, afinal, ambos os filmes são baseados nas obras do talentoso escritor de livros infantis Chris Van Allsburg (um livro seu gerou uma outra adaptação, O Expresso Polar, com Tom Hanks).
    Talvez o que tenha feito o diretor Jon Favreau (de Um Duende em Nova York) aceitar o projeto, sem dúvida alguma, foi a magia que envolve o filme. Se ele procurava um filme que lhe proporcionasse um desafio tecnológico (afinal, belos efeitos e um mundo mágico paralelo), mas que também o permitisse contar uma história estimulante, espirituosa, que trouxesse uma mensagem central forte, ele foi feliz em aceitar o projeto. É lógico que existiram algumas limitações e falhas (furos) no roteiro, mas são detalhes que acontecem em qualquer filme que preza, a priori, pelo entretenimento do público. É tanto que este (público) mal percebe estes furos.
    O crédito maior do filme tem que ficar com os dois garotos: Josh Hutcherson (Walter Budwing) e Jonah Bobo (Danny Budwing). Segundo consta, a procura foi longa e abrangente, cobrindo cinco cidades estadunidenses e audições ao vivo com mais de 500 garotos para cada um dos dois personagens. E parece que deu certo. O garoto que faz Danny é infinitamente carismático. É difícil não estar envolvido com o seu personagem. Já o seu irmão Walter, é o típico irmão mais velho. Chato, não dá atenção para o mais novo, mas, no fundo, existe um grande coração. Além dos dois garotos, tem Kristen Stewart (Lisa Budwing), a irmã mais velha. Ela dá seqüência à sua elogiada performance como filha de Jodie Foster no thriller de suspense de David Fincher “Quarto do Pânico”. O que podemos questionar quanto a sua personagem, foi o simples fato de ela andar sempre com pequenos trajes (ela tem apenas 15 anos): shortinhos e blusinhas. Talvez o grande erro tenha acontecido aí (vale lembrar que ela ainda é uma criança para ficarem cultuando o seu corpo). Ainda no elenco tem Tim Robbins (aparecendo pouco), que faz o pai das crianças, e Dax Shepard, que interpreta o Astronauta.
    Para finalizar, vale comentar os efeitos especiais do filme. Ficou a cargo de Stan Winston (vencedor de vários Oscar) criar este mundo chamado Zathura. Para quem não sabe, ele que foi um dos responsáveis pelos dinossauros de Jurassic Park. Aqui, ele criou com perfeição os alienígenas saqueadores, os Zorgons. A aparência desses bichos é uma espécie de mistura de crocodilo com iguana e um toque de T-Rex de Steven Spielberg. A casa também sofre muito durante o filme e a equipe de efeitos especiais trabalhou pesado para que tudo ficasse perfeito.
    Enfim, é um prato cheio para a molecada e bom entretenimento para os mais velhos. Não deixa de ser uma boa opção, apesar das suas limitações. Não queiram tentar entender o mundo de Zathura, como tudo aconteceu, porque as crianças encontraram o jogo só agora, etc. Não vale a pena. Eu tentei e baixei meu quesito. São coisas que deveriam ser explicadas, mas que não fazem falta para quem está preocupado exclusivamente com a diversão.
    ----------------------------
    Assista em meu blog (também Jumanji):
    Paulo
    Paulo

Uma divertida aventura de ficção com um bom trabalho dos atores mirins e de belos efeitos especiais.O filme é uma viagem na imaginação infantil e que deixa importante mensagem sobre dois irmãos. Bom filme que vale a pena conferir.
    Lorena R
    Lorena R

...Eh Sessão da Tarde! Muito legal esse filme, recomendado para aqueles que tem imaginação fértil e não estão nem aí pro racional e lógico, para esses será uma ótima aventura.
    Fê Sanches
    Fê Sanches

Bom filme.Muito parecido e deve ter sido baseado mesmo em Jumanji,a única diferança é que é passado no espaço,e conta no elenco com a bela Kristen Stewart,que alguns anos depois se tornou a estela de Crspúsculo.Filme com muitos efeitos e sem ser cansativo.Vale a pena ver.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 6 de novembro de 2023
    Um filme especial e que espanta por ser dos anos 2000s e não dos anos 80/90 (muito especializado nessas produções). Zathura tenta resgatar o lado da imaginação infantil sem deixar isso muito claro para o público, meio ficando nas estrelinhas, sem muito falatório e com a maestria de fazer um filme de um ambiente só (a casa) o que gera sempre enredos complicados, mas riquíssimos quando o filme dá certo. Desde o início já dava para perceber a linha que a obra iria tomar no encerramento do filme mas o segredo desse filme é ter paciência e ir acompanhando a apresentação pouco a pouco dos fatos, digo isso pela personagem irmã o papel dela foi reinventado de forma muito inteligente surpreendendo até pelo desfecho que eu esperava dela na obra. Josh Hutcherson fez grandes papeis infanto-juvenis, não surpreende que fez outros filmes na mesma década foi um grande ator mirim dos anos 2000s. Participação também brindada pelo Tim Robbins, muito carismático, ator de Um Sonho de Liberdade tal como Dax Shepard e Jonah Bobo (o simpático menininho Danny). E aos incautos Zathura é um belo colega de trabalho de Jumanji. Soube fazer a tarefa muito bem, aliás diga-se, se cruzam em aspectos bem pontuais (lembrando que nesse outro filme citado quem leva nas costas a história é Robin Williams, um belo senhor-criança). Efeitos especiais, atores, tudo muito bem casado. Um grande filme do ano de 2005. Vendo hoje, mais velho e não criança (realmente não assisti esse filme na época), talvez não seja para todo o publico infantil mas com certeza faz uma tarefa bacana para o público em geral. Talvez faça o publico infantil querer voltar a jogar uns jogos de tabuleiro, largar aparelhos eletrônicos, e quem sabe ser criança a moda antiga. De novo parabéns aos atores mirins.
    Francisco F.
    Francisco F.

Enviada em 1 de janeiro de 2019
    Um “Jumanji” no espaço, mas decepciona quem gostou do primeiro. Uma adaptação para o espaço, sem novidades em relação ao filme citado. Não envolve nem surpreende. O ator principal seria famoso depois em “Jogos Vorazes” e também aparece um pouco da protagonista da saga “Crepúsculo”, mas ambos também desapontam.
    apenasumr
    apenasumr

Enviada em 11 de maio de 2014
    Zathura foi um filme muito bom porém não considero uma continuação de jumanji os dois jogos são muitos diferentes.
    Fernando M.
    Fernando M.

Enviada em 20 de abril de 2014
    Parecido com o clássico JUMANJI, Zathura traz efeitos visuais mais elaborados e uma história, vamos dizer, menos rica que JUMANJI, mais é um filme bem legal, resgatando aventuras que o cinema tem deixado de lado.