O Xangô de Baker Street
Média
3,6
49 notas

8 Críticas do usuário

5
1 crítica
4
1 crítica
3
2 críticas
2
2 críticas
1
0 crítica
0
2 críticas
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Diogo Codiceira
Diogo Codiceira

19 seguidores 674 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 8 de abril de 2025
O xangô de Baker Street é um filme brasileiro que teve a direção de Miguel Faria Jr que também participou do roteiro ao lado de Patrícia Melo. O filme é inspirado no livro com o mesmo nome do saudoso Jô Soares (que faz uma breve participação no filme). No filme acompanhamos Sherlock Holmes (Joaquim de Almeida) e seu companheiro Watson (Anthony O’Donnell) chegando no Rio de Janeiro para investigar um roubo de um violino na época do final do segundo reinado. Assim como começa a acontecer uma série de assassinato brutais de mulheres. O filme é muito bem ambientado não apenas diante do cenário, mas de todo o contexto histórico vividos, como as teorias evolucionistas em alta, a questão abolicionista e até mesmo teoria da eugenia em uma roda de conversa. Precisamos destacar que tanto no livro quanto no filme, o personagem de Holmes é motivo de piada em diversas cenas, mas a atuação de Almeida parece não ter contribuído para tal, quem rouba a cena é Watson (com uma cena que ele inventa a caipirinha). Além de hoje consagrados atores brasileiros que participaram como o Marco Nanini e Marcello Antony. Alguns erros técnicos, em especial da equipe de som não favoreceu a perfeição que o filme merecia, pois em algumas cenas dentro dos casarões era possível ouvir os ecos dos personagens. No demais, talvez alguns não vão gostar do final do filme, mas o que vale é que temos uma grande obra do saudoso Jô nas telas.
Francisco Russo
Francisco Russo

19.509 seguidores 687 críticas Seguir usuário

3,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
O filme "O xangô de Baker Street" é bastante fiel ao livro "O xangô de Baker Street". E talvez até seja por isso que não tenha considerado o filme nada de excepcional, pois não sou fã do livro. Existem algumas passagens que ficaram melhor no filme, mas o final, por exemplo, perdeu no cinema todo o impacto que tinha no livro. No mais, vale ressaltar a excelente caracterização de época e produção, que estão impecáveis, e ainda as atuações de Anthony O'Donnell como Dr. Watson - de longe o melhor do filme - e de Joaquim de Almeida como Sherlock Holmes, que protagoniza algumas cenas divertidas e interessantes. Um bom filme e nada mais.
Rodrigo
Rodrigo

101 seguidores 138 críticas Seguir usuário

0,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Tecnicamente perfeito e excelente trabalho dos atores. E é só. O enredo, ao contrário, é péssimo, não tem graça nem sentido. Jô Soares tentou dar uma originalidade extremamente forçada à sua história, que não teria um centésimo da repercussão que teve se tivesse sido escrita por um escritor desconhecido e igualmente inepto. Que nos poupem do assassino de Getúlio.
Daniel
Daniel

19 seguidores 95 críticas Seguir usuário

0,5
Enviada em 28 de fevereiro de 2012
Uma porcaria. Digo isso porque os diretores brasileiros continuam péssimos em filmes épicos. O enquadramento é péssimo. Quase de novela da globo. A fotografia não consegue transportar o espectador para a época. E principalmente o som que ganhou os prêmios: pessima edição. Não combinam com a realidade. Apenas uma coisa que salvou foi o roteiro adaptado que diverte bastante. E por aí vai. Ainda iremos conseguir. Salve a nova geração, abaixo a antiga setentista e oitentista!
Alexandre
Alexandre

17 seguidores 76 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Para quem já leu os livros de Sherlock Holmes realmente ficará um pouco desconcertado ao ver que o personagem do livro foi satirizado; modificado no filme e dado como um impostor! Mas a idéia de Jô Soares era dar um ar brasileiro ao personagem, meio desconfiado sobre o brilhantismo do detetive. A confusão do sotaque britãnico tendendo para um português de Holmes é muito engraçado. A cena que Watson recebe a pomba-gira, ou a invenção da caipirinha são cenas hilárias. A cena do último assassinato é incrível! A iluminação e o silêncio completam a cena como a uma simbiose cinematográfica, mostrando que uma cena bem feita não precisa de efeitos especiais. Acho que este é o melhor filme brasileiro, muito bem caracterizado, ótimos atores, e cenas engraçadíssimas! Vale a pena! Eu recomendo!
cristinafm
cristinafm

7 seguidores 3 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 29 de agosto de 2017
Gostaria de ter lido o livro do Jô para fazer uma comparação. Li vários livros com o personagem Sherlock Holmes e adorei o personagem aqui. Achei engraçado o que ele faz e principalmente, o que deixa de fazer (sem detalhes para não dar spoiler). A história, no entanto, ficou fraca. É como se tivesse faltado alguma, ou várias coisas. O personagem do Dr. Watson é divertidíssimo.

PS: Não sei se o livro deixa transparecer como o filme, mas achei o assassino extremamente óbvio :(
Diego
Diego

7 seguidores 50 críticas Seguir usuário

2,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Bem produzido e bem atuado, mas sofre com um problema que assola 9 entre 10 filmes baseados em livros: seus roteiros ficam muito aquém dos livros nos quais se basearam. Mas ainda assim é diversão garantida, principalmente se comparado com algumas "bombas" americanas lançadas ultimamente...
denner G.
denner G.

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 8 de agosto de 2013
..................dfdksisujgpsfo\ausdfkjdidsopfojuefvpsaoiHF8haskfhuyrtgfeuiguiruioj89jwropjgtiosjfdmvbkfningmniosaiog
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa