Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Eduardo D
27 seguidores
62 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 29 de maio de 2016
Baseado no romance de Harper Lee (vencedor do Pulitzer de 1960), trata-se de uma história real contada pela visão de crianças.
O Advogado Atticus Finch (Gregory Peck) é solicitado pelo juiz da cidade de Macomb, no Alabama, para defender o caso de Tom Robinson (Brock Peters), acusado de espancar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton).
O filme tem diversos arcos como a relação pais e filhos, pobreza e riqueza, racismo e preconceito e medo.
A história contada pelo vies infantil, com um olhar longe da violência, sem maldades e de respeito traz serenidade e realismo à obra.
Assim como Atticus quando em frente à uma situação de risco ou quando confrontado jamais perde seu equilíbrio, ainda mais em frente aos filhos.
Há muitas passagens reflexivas como a empregada negra de Atticus que possui autonomia até para corrigir os modos de sua filha. O vizinho tido como perigoso pela comunidade e como mistério infantil. E claro, o excepcional julgamento em que enaltece o trabalho do Diretor com os posicionamento de câmera e expressões corporais que definem o rumo da história.
Uma aula de cinema em especial pela atuação formidável dos atores mirins.
O filme trata-se de um clássico, pois foi baseado em uma obra literária, ganha mais destaque com a atuação de Peck, fazendo o papel de advogado no qual irá defender um negro acusado de estupro, porém sua reputação fica em cheque pelos preconceitos da comunidade da região. O filme é contado pela visão de sua filha, com seus dramas infantis e de relevância.
O filme trabalha com a crítica social sobre o tema racismo e doenças mentais, sendo que a parte do júri é mais longa e está relacionado ao racismo. Já o enredo relacionado ao transtorno mental é tratado sutilmente, e só no final do filme, mas consegue ser mais emocionante que o restante do filme.
Acredito que este filme atinge adultos e crianças pelo simples fato de ele não ter como cerne o advogado (Atticus - Gregory Peck), ou o réu Tom Robinson... Mas, sim, as crianças (Jem e Scout) que são os filhos de Atticus. Brilhantes suas atuações, bem como a trilha sonora de Elmer Bernstein e, os pontos de viradas (quando você espera algo óbvio, acontece algo inesperado). O título original "To Kill a Mocking bird" (ao pé da letra seria para matar um pássaro zombateiro - sabiá); serve no sentido de nós entendermos como, muitas vezes matamos a vida, a alegria... Algo a ser observado seriamente nesse lindo filme.
Filme clássico em preto e branco que demonstra a inocência e a realidade do preconceito racial nos estados unidos pelo olhar mágico das crianças. História linda enriquecedora. Atuação brilhante das crianças e o final ainda mais lindo!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade