Rei Lear

Nino G.
    Nino G.

Enviada em 12 de junho de 2017
    Intrinsecamente contraditório.
    Para Godard nada parece ser tão complicado quanto as coisas mais simples. Por isso, esperar que seu filme "King Lear", fosse uma passível adaptação cinematográfica típica da tragédia de Shakespeare, é no mínimo, por parte do público, um total desconhecimento sobre o diretor ou incoerência, por parte da crítica.
    Embora algumas linhas da peça de Shakespeare, sejam usadas no filme, apenas três personagens (Lear, Cordelia e Edgar), são, digamos assim, "apresentados". King Lear é, sem confessionalismos algum, um filme difícil, e assim é, pois se considerarmos Godard um diretor insano (no sentido positivo disso), temos nesse seu experimento visual, o ápice da insanidade humana ao questionar a arte em mundo recém-saído de um grande desastre nuclear (em referência ao episódio de Chernobyl).
    Encaro os filmes de Godard como uma louvável experimentação, o que lhe torna indiscutivelmente original a cada filme. Godard é um dos raros, quase único diretor que consegue afirma o cinema através da negação, assim mais do que apresentar ou afirmar o que é cinema, Godard discute sobre as várias possibilidade de ser e fazer cinema. E faz isso rindo e debochando do público, mas não em uma zombaria gratuita e desnecessária ao contrário disso, os risos são diante a nossa caretice em assimilar as narrativas de um filme, buscando compreensão e lógica para tudo, inclusive na arte, que historicamente buscou sempre romper com o convencional, levando em conta o própria incoerência que é a humanidade e sua desastrosa forma de viver.