Navio Fantasma
    Muito ruim
    Navio Fantasma

ENJÔO GARANTIDO

por Roberto Cunha

O que estaria por trás do sucesso deste filme de terror? A necessidade de sentir medo? A falta de programa melhor? Ou um gosto realmente pouco seletivo dos espectadores?Navio Fantasma segue em cartaz e faturando. Se você ainda não viu, não corra para ver. O filme assusta mais pela capacidade que os produtores americanos têm de "torrar" uma montanha de dólares em produções como esta.

Para provar que não se trata de má vontade, você consegue identificar isso logo de cara, na abertura do filme. A música é triste, os créditos de uma breguice ímpar (tem telefilme que faz melhor) e a sequência em que os passageiros e tripulantes são fatiados durante o baile é horrível. A impressão nítida é de uma competição com os Jasons, Michael Myers e Freddy Kruegers da vida. Optaram por "chocar" os espectadores com uma cena forte, mas forte mesmo é a paciência necessária para aguentar até o fim. Depois do momento "sessão de frios do supermercado", você vai conhecer os heróis do filme, que são uma espécie de caçadores de recompensa marítimas e são apresentados da forma usual com as características de cada um deles sendo conhecidas.

A história se passa num navio que estava desaparecido há muito tempo e que - tudo indica - foi encontrado por um piloto de avião durante um vôo sobre o oceano. Aí os heróis foram lá conferir de perto e ver o que poderia ter de interessante na misteriosa embarcação. E previsivelmente, nos mesmos - e ridículos - moldes dos filmes de matança "sanguinolenta", cada um vai encontrando seu fim. Ou seja, você não precisa ser "pós-graduado em Sexta-feira 13" para adivinhar o que vai acontecer.

Por essas e por outras é que o filme não tem a menor condição de assustar alguém. Se o fez, foi por distração de quem estava vendo e não porque o roteiro foi bem amarrado. Cenas previsíveis, sustos mais ainda e o saldo final é a sensação de que abandonado mesmo está você e não o tal navio. Se tinha algo desaparecido para ser encontrado, foi o bom senso que sumiu. O mais surpreendente, porém, não é só a história para lá de tosca. É a presença de Gabriel Byrne no elenco que mais impressiona. Como é que pode ele ter topado participar de um naufrágio cinematográfico como esse? Se você acha que não se assustou de verdade, saiba que Navio Fantasma é produzido por Robert Zemeckis! Um nome que fez muito pelo cinema, mas estranhamente entrou numa canoa furada como essa. E se mesmo assim você ainda quer embarcar, bom passeio. O enjôo é garantido.

• Gustavo G.
      O filme é ruim? A crítica consegue ser ainda pior.