Waking Life
    Você assistiu Waking Life ?

Lucas Rodmo
    Lucas Rodmo

...Epifania. Esse é o adjetivo que dei a esse filme. Uma viagem, quase alucinógena por assuntos que perambulam a mente humana a séculos, passando por filósofos, cineastas, conversas loucas sobre amor, medo, desejo, comunicação, sonhos lúcidos, realidade ilusória, física quântica, sociabilidade, alienação, vida, escolhas, liberdade e livre-arbítrio. Quando se termina de ver, a sensação de ter sonhado aquilo tudo é eminente. Alguma coisa muda drasticamente no interior do que vê, e parece que o mundo já faz mais sentido. É didático, com certeza. Tem pontos de vista riquíssimos em força e veracidade. É claro, não deixa o expectador boiar, apesar de ser rápido, rápido como uma jornada noturna. É tão rápido que quando termina parece ter durado dias inteiros, e esse poder é fantásticos. Faço as palavras de um dos avaliadores a minha: deveria ser obrigatório nas escolas.
    Eduardo Muniz
    Eduardo Muniz

Enviada em 12 de março de 2013
    A narrativa do filme é consistente e exibe as ideias com uma base sólida e realista. São incríveis os momentos spoiler: como o encontro do personagem principal com o catalisador, ou o seu “monólogo” no encontro com a mulher de cabelos vermelhos, ou ainda a cena seguinte, em que ele descobre que saber o que é ser um personagem de um sonho é o ápice do encontro consigo mesmo,
    pois a narrativa evolui drasticamente, como se fosse para um patamar seguinte. E são interessantíssimas as descobertas do personagem.
    Fotografia, arte e som fantásticos! Na cena da conversa sobre roteiro o cara fala que tudo num filme é escolhido e enquadrado... e enquadrado... e enquadrado. Achei que Waking Life tem muito êxito nisso. Cada ideia nos é apresentada pela fala de um personagem, com determinada voz e aparência e personalidade junto a um lugar, com detalhes e detalhes e mais e mais detalhes visuais. Isso tudo para que as ideias nos sejam transmitidas sem que haja espaço para interpretações distorcidas. É claro que todos os filmes se preocupam com isso, mas como disse, Waking Life é excepcional.
    Merece ser visto muitas vezes!
    Flá F.
    Flá F.

Enviada em 12 de abril de 2014
    Maravilhoso, profundo, inteligente... nos traz muitas reflexões sobre nossa vida cotidiana, nossas relações inter pessoais, as relações que temos com nossa própria mente, com nosso inconsciente e consciente... simplesmente fantástico!
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Bom filme, com várias questões levantadas muito boas para serem debatidas. O problema de "Waking Life" é justamente não dar tempo para que isto ocorra. Na sua 1ª metade são inúmeras as questões apresentadas através de seus personagens, uma atrás da outra incessantemente, sem dar tempo ao expectador de refletir sobre o que foi dito pois senão perderia um pedaço da questão seguinte. Acaba sendo um amontoado de idéias gerais, algumas realmente merecendo uma maior reflexão, o que o próprio ritmo do filme impede que ocorra. Na 2ª metade "Waking Life" se torna mais pausado, até porque a idéia base do filme, "estar consciente dentro de um sonho", é mais explorada. Há um maior intervalo entre as questões lançadas, o que permite que se aproveite melhor o filme, apesar das melhores questões estarem na 1ª metade - a dos personagens de Ethan Hawke e Julie Delpy é uma delas. No geral trata-se de um bom filme, que peca principalmente pelo seu ritmo rápido demais, que faz com que algumas questões sejam mal aproveitadas dentro do filme."
    Gustavo
    Gustavo

Profundo, didático e surreal. É um filme muito interessante e viajante, mas a quantidade de informações que exigem reflexão é muito grande, dentro de um ritmo muito acelerado. Para se ver no vídeo ou DVD, onde se tem a possibilidade de voltar o filme a cada momento.