Del Toro é um cineasta completamente diferente ao trabalhar o horror,sempre seus filmes tratam os monstros ou fantasmas de uma maneira nada convencional.É um cinema que consiste em aprofundar-se nessas criaturas sem jamais olhar apenas para o seu lado assustador.
Em El Espinazo Del Diablo Guillermo Del Toro cria uma história com um certo mistério,um garoto que chega um orfanato onde viver por lá é de certa forma hostil,em meio a guerra civil aquele ambiente é apenas um local de refúgio para aquelas crianças.Lá o diretor busca apresentar de maneira organizada cada personagem.O protagonista é o Carlos,um rapaz certinho e que conhece aos poucos as instalações,as pessoas e os mistérios que lá estão.Também conhecemos o jovem Jaime que é atormentado pela morte do amigo Santi,há também o cruel zelador Jacinto e o simpático Dr. Casares.Todos eles apresentados progressivamente pelo roteiro que tem uma estrutura bem executada.
Talvez o maior horror visto aqui fique por parte dos seres humanos.Del Toro tem como virtude mostrar os fantasmas de uma maneira que eles não sejam malvados,mas sem tirar seu lado sombrio,aqui o Santi é mais do que um ser feito para assustar,ele é apenas um espírito querendo alertá-lo sobre algo para finalmente viver em paz.Dentre os filmes do diretor que eu vi,provavelmente este é o que mais se aproxima de um horror atmosférico.Existe um trabalho atmosférico impressionante do diretor e com total controle das partes técnicas.O design da ambientação com um iluminação baixa e uma fotografia sombria,alimentam essa atmosfera que de certa forma tem tensão.
Mas ao meu ver talvez uma maior profundidade em certas questões que ficam superficiais no filme fossem bem vindas.O Dr. Casares e a Carmem poderia ser mais aprofundada,mas talvez seja algo entendível,já que com ele talvez uma certa tensão seria perdida.O Jacinto é um personagem violento,eu gostei da interpretação do Eduardo Noriega que passa essa falta de humanidade do personagem.
El Espinazo Del Diablo sem dúvidas é um dos filmes mais sombrios de Guillermo Del Toro.É um filme com seus elementos clássicos como uma bela construção de cinematografia e um enredo que jamais trata com superficialidade os fantasmas que aqui mesmo que assustadores não são o verdadeiro mal e sim os seres humanos.