O Grande Gatsby
    Você assistiu O Grande Gatsby ?

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 9 de janeiro de 2013
    Belo e cruel filme baseado no célebre romance de F. Scott Fitzgerald , em que a trama gira em torno de uma tese pronunciada por Daisy ( Mia Farrow) que esconde por detrás de um semblante doce e frágil , uma personalidade manipuladora e inescrupulosa ao extremo. A personagem afirma que moças ricas não casam com rapazes pobres. Ela , de certa forma , encarna o espírito frívolo e luxurioso de uma época marcada por grandes fortunas e pela decadência dos valores morais. Temas semelhantes foram abordados por Hemingway em "O sol também se levanta" . Fitzgerald e Hemingway foram representativos autores pertencentes à "geração perdida" . Merece destaque a atuação de Mia Farrow . Com diálogos contundentes e uma aura lasciva , o filme reitera a questão do poder e a perversa dinâmica entre casais de conveniência. Gatsby é o grande ingênuo do filme , ao lado da personagem vivida por Karen Black. Ele acredita no amor ; pensa ser capaz de desafiar o poder e se integrar a ele , por meio de sua fortuna conquistada ilegalmente. Porém, é apenas um aprendiz na arte de trapacear ; é um transgressor no sentido mais romântico da palavra. Daisy e seu esposo são dois mestres no que diz respeito a romper superficialmente , para logo em seguida recolocar tudo em seus velhos e tradicionais lugares. Eles se excedem nos jogos de sedução; fazem o que bem entendem, mas por fim, permanecem juntos porque são o ícone do poder. Por detrás das imagens esteticamente belas e delicadas , existe todo um horror moral subjacente , misturado de forma harmoniosa aos vestidos vaporosos das mulheres dos anos 1920 , que dançam ao som do jazz. Sensual, amargo, realista , revoltante.
    Antonio R
    Antonio R

Enviada em 30 de janeiro de 2013
    Este é mais um daqueles casos envolvendo filmes que não são bem recebidos pela crítica em seus lançamentos, mas que quando eu revejo me causa uma outra impressão. Na época as críticas até que me influenciaram de forma negativa em relação ao filme. Hoje passados vários anos eu penso que os críticos foram severos demais. Na verdade, há uma evidente má vontade de alguns críticos, ao menos aqui no Brasil, em relação aos filmes que foram produzidos baseados na obra de F. Scott Fitzgerald. Esta versão de "O Grande Gatsby" rodada em 1974 conta com uma reconstituição de época perfeita, trilha sonora fiel aos temas da década de 20 e boas interpretações de Roberto Redford e Mia Farrow. A conferir a nova versão estrelada por Leonardo DiCaprio.
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 25 de setembro de 2013
    O Grande Gatsby" é um filme de encher os olhos especialmente pela beleza da reconstituição de época, nas imagens e na trilha sonora. Robert Redford, Mia Farrow, Bruce Dern e Karen Black formam um quarteto talentoso. Embora o filme fique aquém do livro de mesmo nome, mesmo assim vale a pena ser visto. O famoso casal Scott e Zelda Fitzgerald reapareceu anos depois, em "Meia-noite em Paris", do diretor Woody Allen.
    Carol B.
    Carol B.

Enviada em 12 de abril de 2016
    Uma mistura de romance e crueldade. Figurino perfeito, mas um triste desfecho. De qualquer forma, foi bom assisti-lo.